Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 24 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
31 de outubro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

782 palavras

O episódio do cap 24 é colocado antes do cap 9; alguns, de acordo com 1Cr 20.1-8, o colocam depois da conquista de Rabá (11.1). Bíblia Shedd.

O fato de que Joabe esteve empenhado na obra por quase dez meses (v. 8) mostra que deve ter sido num ocasião em que Israel estava livre da guerra. No relato paralelo (1Cr 21), a narrativa é imediatamente seguida pelo relato dos preparativos de Davi para a construção do templo. CBASD, vol. 2, p. 779.

a ira do SENHOR… incitou a Davi. As duas expressões … correspondem à frase: “Davi foi tentado”. Bíblia Shedd.

No verso em consideração, há outro exemplo em que se atribui a Deus aquilo que Ele não impede (ver PP, 728, 739). Na verdade, foi Satanás quem instigou o orgulho e a ambição que levaram o rei de Israel a promover medidas para aumentar o tamanho de seu exército com o propósito de ampliar as fronteiras de Israel através de novas conquistas militares (ver PP, 747). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 779.

O mero ato de fazer um recenseamento dificilmente seria pecaminoso (v. Nm 1.2, 3; 26.2-4), mas nesse caso representava um indevido gloriar-se no poderio humano… e não no Senhor (não muito diferente do desejo inicial que Israel tinha: um rei para a segurança macional; v. 1Sm 8-12). O ato não era característico de Davi (v. 1Sm 17.26, 37, 45-47; 2Sm 22.2-4, 47-51). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O pecado associado ao levantamento do censo foi a motivação que o inspirou. Davi fez isso levado por um espírito de orgulho e vanglória. Estava desejoso de fazer uma exibição de seu povo entre as nações circunvizinhas, e passar-lhes uma imagem clara da grandeza de Israel para que elas não se arriscassem a atacar nenhum ponto da longa linha da fronteira. Assim agindo, rendia-se à tentação de confiar em carros e cavalos, em vez de estribar-se nas vitórias da fé. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento (F. B. Meyer).

O pecado de Davi era orgulho e ambição em contar o povo de modo que ele pudesse gloriar-se no tamanho de sua nação e exército, seu poder e defesas. Ao fazer isso, ele colocou sua fé no tamanho de seu exército em vez de na capacidade de Deus de protegê-los, independente de seu número. Mesmo Joabe sabia que um censo era errado, mas Davi não atentou para seu conselho. De modo similar, nós pecamos quando depositamos nossa segurança em dinheiro, posses ou o poder de nossa nação. Life Application Study Bible Kingsway.

12 três opções. As três alternativas de punição faziam parte das maldições que, segundo avisara Moisés, viriam sobre o povo de Deus se deixassem de ser leais às suas obrigações segundo a aliança (v. Dt 28.15-25). Bíblia de Estudo NVI Vida.

14 a cair nas mãos dos homens. Davi, que conhecia tanto a Deus quanto a guerra, sabia que Deus, mesmo na sua ira, é mais misericordioso que o homem deixado solto na violência da guerra (v. Sl 30.5). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Quando você pecar, volte-se a Deus. Ser punido por Ele é muito melhor do que arriscar suas chances sem Ele. Life Application Study Bible Kingsway.

…uma vez que o povo acariciava os mesmos pecados que motivaram o ato de Davi, o Senhor, através do erro de Davi, puniu os pecados de Israel (ver PP, 748). CBASD, vol. 2, p. 780.

Tanto Davi quanto os israelitas eram culpados de pecado (24:1). Life Application Study Bible Kingsway.

16 arrependeu-se o SENHOR. É um antropatismo [Atribuição dos sentimentos humanos aos deuses, a animais ou objetos. Fonte: http://www.dicio.com.br/antropopatia/] (ver 1Sm 15.11). O arrependimento do Senhor significava que o Senhor “deixou de fazer o que estava fazendo”, não andava mais ao lado do homem (mas Davi voltou a andar com Deus, e isso fez cessar a causa que provocou a peste). Houve mudança, não em Deus, mas no homem. Bíblia Shedd.

eira. [pedaço de terra. É um terreno lajeado ou cimentado, usado nas fazendas para se limpar, secar e debulhar os cereais. Fonte: http://www.significados.com.br/eira/]. Usualmente localizada fora dos muros da cidade, próximo ao portão, era utilizada para ajuntamentos religiosos e de celebração. A eira de Araúna se localizava no Monte Moriá, a futura localização do templo. Andrews Study Bible.

O local onde o anjo se deteve foi sobre o monte Moriá, onde Abraão havia erigido um altar para o oferecimento de Isaque e onde Deus lhe havia aparecido (Gn 22:1-14; 2Cr 3:1), e foi ali que Salomão mais tarde erigiu o templo. O local onde a morte havia sido detida por misericórdia era um lugar santo, e foi daí por diante reconhecido como tal pelo povo de Deus (ver PP, 748, 749). CBASD, vol. 2, p. 781

Séculos mais tarde, Jesus ensinaria e oraria aqui. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: