Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 20 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de outubro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

957 palavras

Homem de Belial (ARA; KJA: “desordeiro”), “homem indigno” (1 Sm 1.16). Bíblia Shedd.

Seba. Este benjamita ainda nutria o espírito de inimizade contra a casa de Davi e tirou vantagem da disputa entre os homens de Israel e de Judá (2Sm 19:41-43) para proclamar uma revolta. (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, P. 756).

Bicri. O segundo filho de Benjamim (Bequer, Gn 46.21; 1Cr 7:6-9) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

Então, todos os homens se separaram de Davi. Esta foi a resposta de Israel às duras palavras de Judá. Bíblia Shedd.

Pouco tempo antes, os homens de Israel estavam protestando em voz alta que tinham uma ligação maior com Davi do que os homens de Judá (2Sm 19:43). A natureza humana é verdadeiramente instável. (CBASD, vol. 2, P. 756).

Os homens de Judá se apegaram. A revolta de Absalão se originou em Judá, e Judá demorou a se colocar sob o estandarte de Davi (2Sm 19:11), mas desta vez Judá se apegou a ele. Foi bom Davi ter conquistado a afeiçãop de Judá, em vez de recusá-la, pois era a esses homens tão vagarosos em lhe dar as boas-vindas que ele devia seu trono. (CBASD, vol. 2, P. 757).

Amasa. Davi deixa Joabe de lado (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

Amasa … demorou-se. Não se sabe bem o motivo, mas tudo indica que foi por influência de Joabe que, deposto do comando, trabalhou, então, contra Amasa (19:13) (Bíblia Shedd).

Amasa provavelmente fez o melhor que podia , mas talvez tenha sido atrapalhado a cada passo por oficiais e homens ainda leais a Joabe, bem como pelas dificuldade próprias da inquietude geral e da divisão que prevaleciam (CBASD, vol. 2, P. 757).

Abisai. Pela segunda vez, Davi deixa Joabe de lado (cf. v. 7) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

E não nos escape. No heb encontramos: “e nos arranque os olhos”. Bíblia Shedd.

Pedra grande. Rochedo isolado nas montanhas de Efraim. Bíblia Shedd.

Amasa veio perante eles. Tendo recrutado o povo, juntou-se aos outros para assumir o comando geral. Bíblia Shedd.

9,10 Joabe … lhe pegou a barba para o beijar. Fingindo submissão e amizade ao seu comandante e primo, Joabe mata-o, cometendo outra vez uma ação traiçoeira (3.27; 1Rs 2.5) (Bíblia Shedd).

10 no estômago (NVI). Pela segunda vez, Joabe comete homicídio doloso a fim de garantir a sua posição de comandante do exército de Davi (v. 1Rs 2.5,6). Desafiando a ordem de Davi, Joabe retoma por conta própria a posição de comandante (cf. v. 23) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

11 Quem estiver do lado de Joabe e de Davi. Para dissipar qualquer ideia de que Joabe estava aliado à conspiração de Seba, um apelo é feito para as tropas de Amasa apoiarem Joabe se realmente estivessem leais a Davi (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

Joabe colocou um de seus homens de confiança no local, e este ficou proclamando uma frase que dava a entender que o próprio Amasa tinha sido morto por traição à causa de Davi, e que agora era Joabe que liderava a perseguição aos rebeldes a fim de que Davi tivesse o trono assegurado. A lealdade de Joabe a Davi era bem conhecida dos homens empenhados nesse conflito, e eles também se lembravam de Amasa como o homem que estava no comando das forças de Absalão, contra as quais haviam combatido havia pouco. Esses homens tinham pouca confiança em Amasa, e provavelmente ficaram felizes em vê-lo fora do caminho. Joabe, é claro, matou Amasa porque não podia tolerá-lo como rival e porque estava determinado a continuar em seu antigo posto (CBASD, vol. 2, P. 758).

12 Como o povo estava indeciso se ficava ao lado de Amasa ferido ou se seguia Joabe, um partidário deste escondeu o corpo daquele numa moita e, assim, o povo, não vendo mais a Amasa, seguiu a Joabe (Bíblia Shedd).

14 Abel-Bete-Maaca. Uma cidade antiga, do tempo da era do bronze (c. 1500 a.C.), mencionada nos anais de Tiglate-Pileser e de Tutmés III. Conhecida ainda como Abel-Main (2 Cr 16.4). … A cidade de Abel devia ser uma espécie de Atenas, onde vicejava a sabedoria. Daí o provérbio: peça-se um conselho em Abel (18). Bíblia Shedd.

Localizada ao norte de Dã (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

Uma cidade na parte mais ao norte de Israel, famosa por sua sabedoria (2Rs 15.29) (Andrews Study Bible).

Levantaram contra a cidade um montão da altura do muro, ARA. KJA: “levantaram contra a cidade uma rampa que chegou até o alto da muralha externa”.

16 Mulher sábia. Talvez fosse a governadora a cidade, uma segunda Débora (Jz 4.4-14). Bíblia Shedd.

18 “O conselho sábio”, evita a guerra (22; Ec 9.18), poupa o tempo (pois o tempo gasto era o de parlamentar, 16-22); e economiza a despesa (pois a guerra, em si, custou apenas uma cabeça, 22). Bíblia Shedd.

19 E uma mãe em Israel. Refere-se à cidade de Abel, mãe em Israel. No texto grego (LXX) se lê: “E tu procuras destruir uma cidade, metrópole em Israel”. Bíblia Shedd.

23 Joabe reconquista o seu posto de general supremo das tropas, mesmo contra a vontade de Davi (Bíblia Shedd).

Joabe conservou sua posição como comandante do exército depois que a rebelião de Seba foi sufocada. (CBASD, vol. 2, P. 759).

Embora nem sempre gozasse de muito favor, manteve esse cargo até participar da conspiração de Adonias (1Rs 1.7; 2.28-35) (Bíblia de Estudo NVI, Vida).

24 Cronista, recolhia e anotava os eventos históricos do povo. Bíblia Shedd.

Dos que estavam sujeitos a trabalhos forçados. O sistema de trabalhos forçados se transformou num espinho tão grande na carne dos israelitas durante o reinado de Salomão, que Adorão foi morto por apedrejamento durante as primeiras dificuldades do reinado de Roboão, quando as tribos do norte se revoltaram (1Rs 12:18) (CBASD, vol. 2, P. 760).

25 Escrivão. Ministro que cuidava das finanças e dos direitos do Estado (Bíblia Shedd).

Os sacerdotes. Ou seja, “principais sacerdotes”. Esta lista mostra a restauração da ordem política de Davi (Andrews Study Bible).

26 Ministro (cohen, sacerdote).  Conselheiro, uma espécie e coordenador do Estado (8.16-18) (Bíblia Shedd).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: