Reavivados por Sua Palavra


2Samuel 20 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de outubro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Eu sou uma das pacíficas e das fiéis em Israel; e tu procuras destruir uma cidade e uma mãe em Israel; por que, pois, devorarias a herança do Senhor?” (v.19).

Assim como sua saída de Jerusalém, o retorno de Davi foi repleto de desafios. Definitivamente, o rei de Israel tinha muitos amigos, mas também muitos inimigos. E a rápida anuência do povo à sedição de Seba revela que Israel também estava confuso e dividido. Já no caminho, Davi teve que resolver muitas questões e, finalmente, ao chegar em casa, deparou-se com a triste situação de suas dez concubinas, vítimas do devaneio de Absalão. Aquelas mulheres não tinham mais liberdade de aparecer em público, quão grande foi o seu vexame. Davi, então, as acolheu e as sustentou, mantendo-as em discrição “até ao dia em que morreram, vivendo como viúvas” (v.3).

Com o coração magoado pela traição de Joabe com relação à morte de Absalão, Davi o ignorou dando ordens a Amasa quanto à convocação do exército de Judá. O que ele não esperava era que seu novo comandante fosse tão vagaroso, de sorte que tivesse que chamar Abisai, irmão de Joabe, para seguir com seus homens e perseguirem Seba. Aproveitando-se da ocasião, com um beijo Joabe enganou Amasa e o matou. E estava prestes a dizimar mais inocentes não fossem as palavras de “uma mulher sábia” (v.16) que, percebendo o perigo, pediu para falar com Joabe. Com a morte de Seba, “Joabe voltou a Jerusalém a ter com o rei” (v.22). E o capítulo de hoje termina com uma lista dos oficiais de Davi, sendo que “Joabe era comandante de todo o exército de Israel” (v.23). Abaixo do rei, além do sacerdócio, certamente era o cargo mais importante dadas as circunstâncias de constantes confrontos e ameaças de guerra.

Apesar de suas quedas e imperfeições, Davi também foi um tipo de Cristo. Em Seu ministério terrestre, Jesus encontrou inúmeros e incomparáveis desafios. Como Filho de Deus, poderia ter resolvido tudo num estalar de dedos. Mas como Filho de Davi, em Sua humanidade era tão dependente do Pai como qualquer outra pessoa. Em cada caso confiava na boa mão de Deus para sustê-Lo e ajudá-Lo. Tinha muitos amigos, mas também muitos inimigos. E as multidões que O rodeavam estavam confusas e divididas. Encontrou Seus irmãos cobertos de vexame e, em Sua terna misericórdia, os ensinava e curava.

Na escolha dos doze discípulos Jesus reuniu o Seu exército de valentes, composto de homens que jamais seriam escolhidos por qualquer líder religioso. Apenas um deles possuía o porte e o talento que inspirava respeito e segurança, e esse era Judas; aquele que com um beijo entregaria Jesus à morte. Assim como a mulher sábia da cidade de Abel, Cristo também tinha em Sua companhia mulheres sábias, cujo amor pelo Salvador foi demonstrado com coragem e ousadia ao acompanhá-Lo até à cruz e serem as primeiras a ver o túmulo vazio na manhã da ressurreição. Vemos que mesmo em um capítulo com tanta traição e morte, fica evidente que a vida do Rei da Glória está em toda a Escritura. Tudo aponta para Aquele que escolheu para Si um exército de homens e mulheres que, pela fé, aceitaram a maravilhosa graça de Jesus, que prometeu: “voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:3).

Logo esta guerra sangrenta terá fim. Logo não teremos mais que lidar com o sofrimento e com a morte. Logo o nosso Salvador lançará sobre a morte o manto do abismo, destruindo-a de uma vez por todas (1Co.15:26), e nos envolverá com o Seu manto de justiça para sempre (Is.61:10). Os desafios da vida que hoje nos consomem e fatigam não mais existirão. “Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor” (Is.60:18). Não mais existirão inimigos, mas somente amigos em comum, os santos do Altíssimo, “pois o Cordeiro que Se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água viva. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap.7:17). Todos nós poderemos dizer: “Eu sou um dos pacíficos e dos fiéis em Israel”, não mais pelo medo da morte, mas pela vitória em Cristo sobre ela.

Que pelo poder do Espírito Santo, nossa vida testifique do Rei Jesus, “vivendo como servos de Deus” (1Pe.2:16). Vigiemos e oremos!

Bom dia, servos do Rei da Glória!

Rosana Garcia Barros

#2Samuel20 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Todos nós temos nossas lutas, nosso coração as vezes parece tão contrito e ansiamos por libertação e vivenciar a alegria. Verdadeiramente cada dia tem o seu mal, ainda bem que Jesus é real. Escolho Ele todos os dias e muitas vezes preciso renovar minha escolha durante o dia. A palavra do Senhor nos dá esperança, há sempre uma saída.
Valei-nos Senhor Jesus, pois os dias estão difíceis!

Comentário por Ana Alice Silva Lopes Proprietário

Amo estudar a PALAVRA de DEUS
Há acontecimentos registrados que me fazem refletir, com lágrimas, por que DEUS permitiu. Eu tenho fé, mas fico sem entender.
No capítulo 21 de 2 Samuel, temos: 3 anos de fome. Davi consultou a DEUS,
Havia culpa de sangue 🩸 sobre Saul, ele praticamente destruíu os gibeonitas. Davi tomou 2 filhos de Rispa e 5 filhos de Merabe, filha de Saul, e os entregou aos gibeonitas, eles mataram 7 pessoas. MEU DEUS, eu chorei muito. Merabe perdeu 5 filhos no mesmo dia, Rispa 2 filhos. Muito triste.

Comentário por Cremilda Chautard

Quanto tempo hein amiga?
Saudades viu!
Um abração,
Ivan e Rosana

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: