Filed under: Sem categoria
1195 palavras
1-3 O conselho de Aitofel a Absalão previa uma vitória barata e fácil que não deixaria a nação enfraquecida. Bíblia de Estudo NVI Vida.
1. Aitofel. Conselheiro de Davi (16.23; 1 Cr 27.33), passou para o lado de Absalão. Bate-Seba era a sua neta (11.3; 23.34) e ele não podia perdoar a Davi o crime de ter seduzido à mesma e de ter morto o seu marido, Urias. Bíblia Shedd.
Doze mil homens. Seria número suficiente para acabar com a última resistência de Davi; e, daí por diante, Absalão ficaria rei inconteste de Israel tanto por conquista como por direito civil, sendo herdeiro legal do trono. Bíblia Shedd.
2 Enquanto está cansado. A essa altura Davi mal tinha tido tempo de chegar ao Jordão, e, uma vez que seus seguidores ainda não estavam completamente organizados, ele teria sido presa fácil para as forças de Absalão. Se a proposta de Aitofel tivesse sido seguida, os homens que estavam com Davi teriam sido, sem dúvida, completamente derrotados, e Davi teria sido morto. Assim, Absalão teria se garantido no trono. CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 738.
Fugirá. Aitofel estava correto em sua estimativa da situação. Um ataque repentino à noite os deixaria em confusão e os espalharia em todas as direções. Dessa forma, poderiam ser evitadas as baixas de uma batalha em que as tropas estivessem organizadas, e Davi poderia ser capturado e morto sem praticamente nenhuma perda de homens em qualquer dos dois lados. CBASD, vol. 2, p. 738.
3 Farei voltar a ti todo o povo. Aitofel desejava evitar uma prolongada guerra civil. CBASD, vol. 2, p. 738.
7-13 O plano sugerido por Husai ganhava tempo para Davi escapar para o outro lado do Jordão (vs. 16, 22). Bíblia de Genebra.
Os conselhos de Husai aproveitam, de modo sutil, a incerteza de Absalão, seu medo e seu egoísmo. Bíblia de Estudo Vida.
8 Bem conheces teu pai. Husai não se achava numa posição fácil. […] era necessário desviar a atenção dos fatos e fazer com que a situação parecesse totalmente diferente do que era. […] Portanto, ele chamou a atenção para Davi como o famoso guerreiro do passado, o tipo de homem que Israel amava e que outras nações temiam. […] O quadro que Husai pintou diante de Absalão criou na mente dele a imagem de um inimigo formidável: astuto e alerta, ousado e desafiador, sempre preparado para qualquer eventualidade. […] Seu discurso foi astuciosamente adaptado para engendrar medo no jactancioso, mas fraco filho de Davi. CBASD, vol. 2, p. 739.
10 cujo coração é como o de leões. Um símbolo de grande coragem. A fala de Husai é de excelente qualidade literária. Andrews Study Bible.
11 Eu, porém, aconselho. A sugestão era que eles tirassem o tempo necessário para reunir todo o Israel num grande e invencível exército e que Absalão assumisse seu comando pessoalmente. Esse era o tipo de argumento que agradava Absalão. Orgulhoso e vaidoso, o novo rei ficaria feliz em sair para a guerra à frente de suas tropas, marchando em pomposa majestade, sendo visto e admirado por todos e recebendo os aplausos de toda a nação. Nenhuma outra proposta conseguiria mexer tanto com a imaginação do rei. Além disso, talvez Husai tenha procurado criar uma brecha entre Absalão e Aitofel ao sugerir que Aitofel buscava os próprios interesses e glória particular ao desejar comandar as tropas (v. 1). Quão mais apropriado e eficiente seria que o próprio Absalão liderasse o exército vencedor! CBASD, vol. 2, p. 739, 740.
“O orgulho precede a destruição” (Pv 16:18) é um comentário apropriado das ambições de Absalão. Life Application Bible Study Kingsway..
Desde Dã até Berseba. Significa “toda a nação de Israel”. Andrews Study Bible. [Dã era a tribo mais ao norte e Berseba, a cidade mais ao sul].
12 Atacaremos … cairemos. Com a primeira pessoa do plural, Husai toma o cuidado de se vincular com a revolta. Bíblia de Estudo Vida.
14 O argumento de Husai é mais de efeito psicológico que prático. Mas Deus ouviu a oração de Davi (15.31) e confundiu o bom conselho (o conselho eficiente) de Aitofel. Bíblia Shedd.
16 Husai aconselha Davi a atravessar o rio Jordão, pois sabe que Absalão pode mudar de ideia e começar imediatamente a perseguição. Bíblia de Estudo NVI Vida.
17 En-Rogel [Fonte de Rogel]. Fonte no vale do Cedrom, imediatamente do lado de fora dos muros de Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Uma serva. Nenhuma suspeita seria despertada por uma serva indo até a fonte buscar água. Bíblia de Estudo Vida.
22 Quando amanheceu. Davi e seus homens estavam cansados da fuga repentina e tinham tido pouca oportunidade de repouso. Naquela mesma noite estavam novamente a caminho, atravessando o Jordão e colocando uma barreira de água entre si e o exército de Absalão. […] Quando as circunstâncias pareciam mais sombrias, Davi colocou sua confiança em Deus, sabendo que o Senhor, que até então o havia sustentado, não o abandonaria. O Salmo 3 descreve suas reações ante essa penosa situação. CBASD, vol. 2, p. 741.
23 Foi para casa. Gilo (2Sm 15:12), … ficava perto de Hebrom. Ele considerou a rejeição de seu conselho como uma afronta pessoal, pois pediu para comandar as tropas que perseguiriam Davi (v. 1), enquanto que Husai aconselhou que as tropas fossem comandadas pessoalmente por Absalão (v. 11). Com o orgulho profundamente ferido, Aitofel abandonou a causa que havia apoiado. CBASD, vol. 2, p. 741.
Aitofel estava convicto de que a rebelião fracassaria e de que ele mesmo seria condenado por traição como um dos conspiradores. Bíblia de Estudo NVI Vida.
se enforcou. É provável que o suicídio de Aitofel tenha sido impulsionado não só por seu recente conselho ter sido desconsiderado, mas também porque ele compreendeu que as chances de êxito de Absalão tinham se tornado bastante remotas. Além disso, não havia possibilidade de reconciliação entre Davi e Aitofel. Bíblia de Genebra.
24 Maanaim. Cidade a leste do Jordão. Bíblia de Estudo Andrews.
Ironicamente, o mesmo lugar onde Isbosete tinha buscado refúgio depois da morte de Saul (2.8). Bíblia de Estudo Vida.
Passado o Jordão. Logo que Absalão reuniu as forças de Israel, cruzou o Jordão com um grande exército em perseguição a Davi. O conselho de Husai, contudo, havia conseguido seu objetivo, pois deu tempo para Davi escapar e se estabelecer nesse novo quartel-general. Nessas regiões desérticas e acidentadas da Transjordânia, o tamanho do exército de Absalão era mais um problema do que uma ajuda, pois os soldados eram indisciplinados e mal treinados. Em sua pressa e inexperiência, contudo, Absalão continuou avançando, ansioso por travar com Davi a a batalha que, segundo ele, lhe daria o reino. CBASD, vol. 2, p. 742.
25 Amasa. Sobrinho de Davi e primo, tanto de Absalão quanto de Joabe. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Provavelmente neto do rei Naás (1 Sm 11:1-2). Bíblia Shedd.
Absalão nomeou Amasa para substituir Joabe como comandante do exército, e Davi, posteriormente, faria a mesma coisa (19.13). Entretanto, a duração do cargo de Amasa seria breve, pois Joabe nunca era tardio em lidar com um concorrente (20.9-10), Bíblia de Genebra).
27 Os membros da família real de Saul e de Amom levaram presentes para expressar seu apoio ao reinado de Davi. Bíblia de Estudo Andrews.
Barzilai. Rico benfeitor de Davi durante a fuga deste para Manaaim (v. 19.32; 1Rs 2.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Rabá. Capital de Amom, localizada a leste de Jerusalém. Bíblia de Estudo Andrews.
29 Os salmos 4, 61 e 62 são atribuídos a essa época da vida de Davi. Bíblia Shedd.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário