Filed under: Sem categoria
751 palavras
Os eventos que seguem a história de Davi e Bate-Seba são descritos como punições aos pecados de Davi. Andrews Study Bible.
2 a ponto de adoecer. Esta narrativa está incluída nas Escrituras Sagradas com o propósito de demonstrar as consequências trágicas que podem sobrevir ao lar de um homem de Deus que se desvia do caminho reto e cede ao tentador. Os defeitos dos filhos de Davi eram em parte atribuíveis às próprias falhas do pai. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 716.
3 Jonadabe. Ele aconselhou Amnom como atrair Tamar à sua casa, mas não mencionou nada sobre estupro. Andrews Study Bible.
12 não se faz assim em Israel. Casar-se alguém com sua meio irmã era proibido em Israel (Lv 20:17). Andrews Study Bible.
15 sentiu por ela grande aversão. Tornou-se óbvio que Amnom nunca amou a Tamar, mas somente sentia desejo sexual por ela. Tamar seria solitária pelo resto de sua vida. Andrews Study Bible.
14, 15 Amor e desejo sexual são coisas muito diferentes. Após Amnom ter estuprado sua meio-irmã , seu “amor” se transformou em ódio. Apesar de ter afirmado que estava amando, ele estava, na verdade, tomado pelo desejo. O amor é paciente; o desejo requer imediata satisfação. O amor é terno; o desejo é agressivo. O amor não exige a realização dos caminhos próprios; o desejo, sim. Você pode ler as características do verdadeiro amor em I Coríntios 13. O desejo pode parecer amor no início, mas quando expresso fisicamente, resulta em auto descontentamento e aversão pela outra pessoa. Se você não consegue esperar, o que você sente não é amor verdadeiro. Life Application Study Bible Kingsway.
18 uma túnica talar de mangas compridas. Ela usava uma túnica longa com mangas compridas, como era o costume das virgens da casa real. O detalhe é mencionado para mostrar que Tamar devia ser reconhecida como uma virgem pertencente à realeza. CBASD, vol. 2, p. 717.
19 rasgou a túnica. É provável que isso tenha sido feito imediatamente. Tamar não fez nenhuma tentativa de encobrir a vergonha que lhe havia sobrevido. Ela era uma jovem virtuosa cuja conduta era irrepreensível. Ao deixar a casa de Amnom, deu veemente evidência da profunda dor que ali experimentava (ver Et 4:1; 2Rs 5:8). Dessa forma, impediu que Amnom inventasse a história de que ela tivera uma conduta desonrosa para com ele e, por esta razão, fora expulsa de sua presença. É evidente que Tamar foi totalmente sincera e que seus atos assinalaram sua profunda dor e indignação. Se ela tivesse ficado quieta, poderia ter sido considerada cúmplice no crime. CBASD, vol. 2, p. 717.
21 muito se lhe acendeu a ira. Davi ficou muito contrariado, mas como estava moralmente enfraquecido pelo seu próprio pecado, não fez nada quanto ao problema. Sua reação passiva nos lembra a de Jacó após o estupro de Diná. Andrews Study Bible.
Davi ficou verdadeiramente irado quando soube desse ato vergonhoso por parte do filho; mas aparentemente por causa da lembrança de sua própria conduta errada, não tomou as medidas necessárias para que a justiça fosse feita. Ele achava que suas mãos estavam atadas por seu pecado, e consequentemente estavam atadas por seu pecado, e consequentemente manifestava em relação aos filhos uma permissividade que encorajava maus atos como esse. CBASD, vol. 2, p. 717.
22 nem mal nem bem. Exteriormente, Absalão não revelava nenhum sinal de seus sentimentos íntimos. Embora estivesse ardendo de ódio e do desejo de vingança, conseguia manter uma calma exterior enquanto, o tempo todo, estava planejando a morte do irmão. Teria sido muito melhor para todos os envolvidos se ele tivesse ido imediatamente buscar justiça por meio dos recursos legais. CBASD, vol. 2, p. 718.
33 na cabeça. A morte de Amnom foi um golpe severo para Davi, mas não tão grande em comparação com a suposta morte de todos os filhos. O rei havia falhado ao não punir Amnom por seu crime contra a irmã. Por causa dessa negligência do dever, o Senhor permitiu que as circunstâncias tomassem seu próprio rumo. Foram removidas as restrições das forças do mal, e seguiu-se uma cadeia de eventos que puniu Amnom por seu crime (ver PP, 728). CBASD, vol. 2, p. 719.
37-39 Absalão fugiu para Gesur porque o rei Talmai era seu avô(1Cr 3:2), e ali ele seria bem recebido. Life Application Study Bible Kingsway.
39 o rei Davi. Se Davi estava sofrendo por Absalão, ansiando constantemente por seu retorno, por que não o trouxe de volta? Embora Davi amasse o filho, obviamente achou necessário, como lição tanto para Absalão quanto para o povo, que pelo menos fosse mostrado desagrado para com o ato cometido pelo filho (cf. PP, 729). CBASD, vol. 2, p. 719.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário