Reavivados por Sua Palavra


II SAMUEL 13 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
20 de outubro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

II SAMUEL 13 – Um capítulo triste em nossa história criará novos capítulos piores. O pecado nunca compensa, ainda que ofereça um mundo de prazeres.

Os erros de Davi em II Samuel 11 acarretaram os erros de seus filhos em II Samuel 13. O pecado é tão catastrófico que, mesmo com o perdão de Deus, as consequências são terribilíssimas.

Quanto mais elevada a posição de influência de uma pessoa, mais distante se alastram as consequências de seus pecados. “As consequências do pecado de Davi eram muito maiores do que teriam sido para um homem comum. Davi era o líder espiritual e político de Israel. Todos os olhos se voltavam para ele. Durante a maior parte de sua vida, ele fora conhecido como ‘um homem segundo o coração de Deus’. Por isso, as consequências de seu pecado foram grandes. Embora os resultados do pecado de Davi se estendessem a todo o Israel, os mais afetados foram os membros da sua própria família. Davi perdeu o respeito de seu povo e até dos pagãos que habitavam naquela terra”, destacou Gene Getz.

Muitas vezes os pecados dos pais se proliferam, multiplicando-se na vida dos filhos. O pecado sexual de Davi levou à desgraça sexual os seus filhos. Sem autoridade para repreendê-los, Davi viu o desenvolvimento avassalador do pecado na vida deles. Estupro entre irmãos, irmão matando irmão, atitudes psicopatas, ódio, raiva, desprezo, ira, ameaças, evidenciam a desgraça que o pecado acarreta na vida familiar – o bem mais precioso que temos neste mundo!

“Desde o princípio Satanás pintou aos homens as vantagens a serem ganhas pela transgressão. Assim ele seduziu os anjos. Assim tentou Adão e Eva a pecar. E assim está ainda a afastar multidões da obediência a Deus. A senda da transgressão faz-se com que pareça desejável; ‘mas o fim deles são os caminhos da morte’. Provérbios 14:12. Felizes aqueles que, tendo-se arriscado a ir por este caminho, aprendem quão amargos são os frutos do pecado, e voltam em tempo”, ponderou Ellen White.

A revelação do caos familiar na casa de Davi nos serve de alerta demonstrando quão terrível é o pecado. Se Davi soubesse até onde o pecado afetaria, provavelmente o teria evitado. Foi para levar-nos a evitá-lo que Deus esboçou o relato de Davi.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: