Reavivados por Sua Palavra


2Samuel 04 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de outubro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Indo Recabe e Baaná, filhos de Rimom, beerotita, chegaram à casa de Isbosete, no maior calor do dia, estando este a dormir, ao meio-dia” (v.5).

Ao tomar conhecimento da morte de Abner, Isbosete ficou apavorado. E não só ele, como todo o Israel percebeu que após a morte de Abner era só uma questão de tempo para que Davi estabelecesse o seu trono de uma vez por todas. Mas, a serviço de Isbosete, também havia mais dois “capitães de tropas; um se chamava Baaná, o outro, Recabe” (v.2). Mas então, parece que a história é interrompida no verso quatro. Uma pausa para falar sobre Mefibosete, filho de Jônatas, que ficou manco quando era apenas uma criança.

Continuando o capítulo, aqueles dois capitães, como que apenas entrando na casa do filho de Saul para buscar alimento, mataram Isbosete, “estando este a dormir ao meio-dia” (v.5), cortaram sua cabeça e a levaram até Davi, como se fosse um tipo de troféu. Se ele tanto sofreu com a morte de Abner, imagina com a morte de um dos filhos de Saul e irmão de seu amável amigo Jônatas? E assim como fez com o portador de notícias acerca da morte de Saul, o fez também àqueles malignos capitães. A recompensa que receberam por aquele troféu macabro foi a morte.

Diante do perigo que o cercava, dormir “no maior calor do dia” (v.5) era como um atentado contra a própria vida. Isto não exime, de forma alguma, a culpa dos assassinos, mas nos deixa uma advertência que Jesus insistiu em repetir:

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mt.24:42). Ora, o que faz um vigia? Primeira coisa e mais importante: ele fica acordado. “Ficai também vós apercebidos” (Mt.24:44).

Na parábola das dez virgens, cinco eram néscias e cinco eram prudentes. Percebam que na parábola todas acabam adormecendo. Porém, ao ouvirem que o noivo havia chegado, as prudentes prontamente preparam suas lâmpadas com o azeite adicional e seguem à festa de casamento. Enquanto que as néscias acabam com a lâmpada apagada e ficam de fora das bodas.

A nossa preparação, meus irmãos, é pessoal. Assim como as virgens prudentes não podiam encher de azeite as lâmpadas das néscias, também não podemos ser segurança de salvação para ninguém, e ninguém pode ser a nossa. É por isso que Cristo terminou a parábola com a seguinte advertência: “Vigiai”! (Mt.25:13). Baaná e Recabe foram à presença de Davi crentes de que tinham realizado um grande feito ao tirar a vida de Isbosete, e Davi os condenou à morte. As virgens néscias, mesmo com lâmpadas apagadas vão à presença do Noivo acreditando que Ele as receberá, mas dEle ouvirão: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mt.25:12).

Se você permanecer em Cristo através da Palavra, examinando as Escrituras e orando em todo tempo no Espírito, com certeza, ainda que esteja enfrentando o pior calor da sua vida, ainda que os problemas estejam lhe queimando como o sol de meio-dia, quando vier o Noivo, e toda a Sua comitiva de anjos aos milhares, a sua lâmpada brilhará e iluminará o seu caminho rumo à festa eternal! “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes […] e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios […] mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Ef.5:14, 15 e 17). Vigiemos e oremos!

Bom dia, vigilantes do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#2Samuel4 #RPSP Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: