Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 29 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
5 de outubro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

I SAMUEL 29 – Cometemos inúmeros erros, falhamos terrivelmente! Várias decisões que tomamos parecem inteligentes e lógicas, mas podem desembocar num beco sem saída, como aconteceu com Davi ao viver entre os filisteus.

Em I Samuel 29 Davi estava pronto para atacar o povo de Deus juntamente com os filisteus! Que absurdo, não? O que pode nos surpreender é:
• Por que Deus rejeitou Saul e não rejeitou Davi?
• Quem errou mais, Saul ou Davi?

Quando surgiu oportunidade de sair desse emaranhado problemático em que se enredou, Davi reagiu: “O que foi que eu fiz?… Por que não posso ir lutar contra os inimigos do rei, meu senhor?” (I Samuel 29:8). Porém Aquis exigiu que Davi retornasse com seus soldados; então, Davi concordou. Assim, “Deus o impediu e o poupou da vergonha de matar seus compatriotas e fortalecer o exército dos filisteus. O Senhor não permitiria que Davi usasse a espada de Golias contra Israel”, analisou William MacDonald.
• Será que a graça estava mais a favor de Davi que de Saul?
• Deus demonstrou mais misericórdia para Davi e foi mais intolerante com Saul?

Enquanto Saul se afundava mais e se moldava ao perfil do diabo mesmo entre o povo de Deus, Davi, mesmo em meio aos pagãos, era tido como um anjo do bem (I Samuel 29:9).

A integridade pura não dá motivos nem para inimigos falarem algo contra nós. Pelo contrário, quando refletimos o caráter de Deus, até os pagãos percebem que somos diferentes. Fidelidade é uma característica que se revela até mesmo aos inimigos. Saul era o oposto de Davi, ainda que Davi não fosse perfeito. Isso fez toda a diferença!

O respeito de Aquis ao falar com Davi, a polidez e educação em sua abordagem, são reações espelhadas ao caráter íntegro e fiel de Davi. Hoje, os cristãos deveriam dar mais testemunhos positivos aos incrédulos. Muitos, porém, são tidos como caloteiros, fofoqueiros, tratantes, irresponsáveis, briguentos, desonestos, etc. parecendo mais um dos anjos caídos que se tornaram demônios do que anjos de Deus.

Precisamos estabelecer alvos elevados de testemunhar do nosso amoroso Deus, almejando que as pessoas nos vejam como anjos de Deus para elas. Fazendo assim, mesmo que estejamos em terreno inimigo, Deus nos poupará de cometer maiores disparates! Confiemos nEle, e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: