Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1sm/27/a>
Embora o Senhor tenha protegido Davi de todos os perigos até agora, a sua fé é testada mais uma vez. Suas perspectivas são sombrias. Seu próprio povo mostra apenas censura e ingratidão. Os homens de Queila tentaram entregá-lo a Saul (cap. 23:1-13) e os Zifeus duas vezes contaram a Saul o local de seus esconderijos. Ele está sendo tratado como se fosse um fora da lei.
Assim, sem pedir orientação do Senhor, Davi decide se refugiar entre os filisteus, inimigos jurados de seu povo. Aquis, rei de Gate, o acolhe. Este parece ser o mesmo rei perante quem Davi fingiu loucura (1Sm 21:12,13).
Aquis aparentemente viu Davi e seu bando como um reforço às suas próprias forças militares. Quando Saul tem conhecimento para onde Davi se foi, ele decide parar de persegui-lo.
O fracasso de Davi neste caso é semelhante à fuga de Elias depois de sua vitória no Monte Carmelo. Ambos sofrem uma deficiência muito humana de fé e coragem. Felizmente Deus não os abandonou.
Davi errou duplamente. Primeiro por fugir para os filisteus sem buscar a orientação de Deus e depois por encobrir a verdade por meio de declarações de sentido duplo.
Deus deve ser consultado antes de cada decisão e a verdade deve ser o fundamento de cada palavra proferida. Somente assim estaremos seguros.
Ralph Neall
Professor e missionário aposentado
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1sa/27
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário