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JUÍZES 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de agosto de 2022, 0:50
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1296 palavras

Os caps. 17-21 distinguem-se dos demais do livro de Juízes. Não obedecem qualquer sequência cronológica. Os acontecimentos não tem indícios de data. A seção é um apêndice do livro. Bíblia Shedd.

A última parte do livro narra os problemas entre duas tribos. Dã falhou em tomar seu território, conseguiu migrar, mas erigiu um santuário. A tribo de Benjamim quase foi destruída quando travou uma guerra civil para proteger alguns de seus membros que violentaram uma mulher até à morte. Bíblia de Estudo Andrews.

Dois episódios… formam um epílogo para a história dos juízes. … Escrevendo num período em que a monarquia sob a dinastia de Davi tinha trazido ordem e coesão à terra e restabelecera um centro para a adoração ao Senhor, o autor retrata esse período anterior dos juízes como um tempo funesto de decadência nacional, do qual seria liberto pela casa de Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Eles [os episódios] são relatados para mostrar o desordenado estado de coisas durante aquela época. Juízes 17 e 18 apresentam incidentes na vida de Mica e mostram a migração de uma parte da tribo de Dã de seu território entre o mar e a fronteira de Efraim para a parte norte da Palestina, adjacente ao território de Naftali. … Os eventos aqui descritos ocorreram, possivelmente, durante o tempo dos anciãos que seguiram a Josué (Jz 2:6-10; ver com. de Jz 18:29). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 419.

17.1-18.31 O primeiro episódio ilustra a corrupção no culto prestado por Israel ao contar como Mica estabeleceu um lugar de culto local em Efraim, ajudado por um levita que alegava ser descendente de Moisés. Essa adoração paganizada ao Senhor é adotada pela tribo de Dã quando esta abandona a herança que lhe fora destinada e migra para a fronteira norte de Israel. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Mica. No heb. mikayehu. Esta forma ocorre apenas neste e no verso 4. Nos outros pontos da narrativa, é utilizada a forma abreviada mikah. O nome completo significa “quem é como Deus [Yahweh]”, enquanto que a forma abreviada significa “quem é como”. CBASD, vol. 2, p. 419.

2 A história começa de modo abrupto, com a devolução de dinheiro furtado. A mãe não parece ter ficado surpresa. Bíblia de Genebra.

mil e cem siclos de prata (ARA; NVI: “treze quilos de prata”). Cerca de 13 kg, a mesma quantia que Dalila recebeu de cada governante para trais Sansão (16:5). Bíblia de Estudo Andrews.

maldições. A mãe de Mica amaldiçoou o ladrão, quem quer que ele fosse. A maldição foi séria, porque invocava poder sobrenatural para punir o ofensor (Lv 5:1). Mica confessou porque teve medo de não conseguir escapar da punição. Bíblia de Estudo Andrews.

O ladrão não poderia utilizá-lo [o dinheiro], segundo a superstição, sem sofrer retaliação por parte da divindade invocada. CBASD, vol. 1, p. 419.

Longe de significar somente algumas simples palavras, a maldição era encarada como um agente do mal. Bíblia Shedd.

O medo da maldição parece ter motivado a devolução da prata furtada.Bíblia de Estudo NVI Vida.

Bendito do SENHOR seja. A mãe de Mica não poderia desfazer a maldição, mas não queria prejudicar o filho. Por isso, tentou cancelar o dano, proferindo o desejo de que o Senhor o abençoasse. Bíblia de Estudo Andrews.

Mica e sua mãe pareciam ser pessoas boas e morais, com um sincero desejo de adorar a Deus, mas desobedeceram a Ele ao seguirem seus próprios desejos em vez de fazerem a vontade de Deus. A atitude que prevalecia nos dias de Mica era: “cada qual fazia o que achava mais reto” (17.6). Isto é notavelmente similar às atitudes que prevalecem hoje. Mas Deus nos deu padrões. Ele não deixou a escolha de nossa conduta conosco ou aos nossos padrões. Podemos evitar nos conformar aos baixos padrões da sociedade ao observar seriamente os mandamentos de Deus e os aplicarmos à vida. Independência e autonomia são características positivas, mas somente dentro do quadro dos padrões divinos. Life Application Study Bible Kingsway.

uma imagem esculpida e uma de metal (NVI). A imagem era provavelmente feita de madeira, revestida de prata; o ídolo era feito de madeira maciça ou de um metal mais barato revestido de prata. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não é claro se a pesel (“imagem de escultura”) e a massekah (“imagem de fundição”) representam duas imagens distintas ou uma imagem de prata adornada com ornamento esculpido. CBASD, vol. 1, p. 420.

dedico… ao SENHOR… para fazer uma imagem de escultura e uma de fundição. Essa declaração é altamente irônica. Por mais bem intencionada, a consagração da prata dessa maneira violava o segundo mandamento (Dt 5.8), o que indica a ignorância espiritual daquele período.Bíblia de Genebra.

dedico este dinheiro ao SENHOR. Parece que ela dedicou a prata a Deus em benefício de seu filho, Mica, para reforçar seu desejo de uma bênção, a fim de que Deus se agradasse de seu filho e não fizesse a maldição cair sobre ele. Andrews Study Bible.

uma imagem de escultura e uma de fundição. Parece que eram objetos separados (comparar com 18:7) feitos com parte da prata “consagrada”. A religião dos israelitas havia decaído a ponto de acharem que poderiam honrar a Deus por meio da idolatria (comparar com Êx 32:4, 5; 1Rs 12:28-30), contrariando uma ordem divina claramente explicitada (Êx 20:4-6). Andrews Study Bible.

prata. A sinceridade da mulher é colocada em dúvida, uma vez que oferecera o total de 1.100 siclos ao Senhor (3), mas depois aplicando só 200 (cf At 5.1-2). Bíblia Shedd.

a imagem. Aparentemente, a imagem era de um touro que (pensavam) Yahweh (o Senhor) utilizaria como Seu trono. Nota-se a apostasia completa de Israel, nas áreas civil, moral e religiosa, nesta última seção do livro. Bíblia Shedd.

Mica… veio a ter uma casa de deuses. Ele parece ter construído um santuário (literalmente, “casa de Deus”) para abrigar os ídolos de prata. O santuário ilegítimo, não autorizado pelo Senhor, era completo, com uma estola sacerdotal (ver nota sobre 8:27) e um sacerdote. Bíblia de Estudo Andrews.

ídolos do lar (ARA; NVI: “ídolos da família”). Cf Gn 31.19. Como a estola sacerdotal, (cf Êx 28.15n), o terafin era empregado na adivinhação. Este trecho todo marca até onde o povo de Deus decaíra dos princípios revelados na palavra do Senhor (cf Êx 20.4; Nm 3.10, etc.). Bíblia Shedd.

não havia rei em Israel. Essa expressão faz supor que Juízes foi escrito depois de ter sido estabelecida a monarquia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Onde o homem anda segundo seus próprios conceitos, não se pode esperar mais do que este trecho registra: roubo, mentira, religião carnal, imoralidade, etc. Bíblia Shedd.

7, 8 era levita. Note-se a grande falta de um culto central, para unir as tribos sob diretrizes divinas. Bíblia Shedd.

A herança dos levitas era a de servirem ao Senhor na Sua morada, o tabernáculo (Dt 18.1-8; Js 13.14, 33; 14.3-4). Bíblia de Genebra.

partiu da cidade de Belém para ficar onde melhor lhe parecesse. Devido à apostasia dominante, os israelitas não estavam apoiando os levitas com os dízimos, como deveriam fazer. Uma vez que aos levitas não foi concedido território como às outras tribos, eles não podiam tirar seu sustento da própria terra como os demais. Esse levita estava vagando, procurando um emprego e algum lugar para morar. CBASD, vol. 1, p. 421.

10 pai. Isto é, num sentido religioso. Bíblia de Genebra.

Termo de respeito aplicado também a Elias (2Rs 2.12) e a Eliseu (2Rs 6.21; 13.14).  Bíblia de Estudo NVI Vida.

dez siclos de prata (ARA; NVI: “cento e vinte gramas”). A oferta de um salário, com moradia, roupas e comida ia além do limite de resistência desse levita (v. 11). Fica claro que as considerações materiais fundamentaram sua decisão, pois posteriormente aceita uma oferta ainda mais atraente (18.19, 20). Bíblia de Estudo NVI Vida.

12, 13 consagrou… sacerdote. Contrário ao mandamento explícito do Senhor, que limitou o sacerdócio aos filhos de Arão, Mica ignorava lamentavelmente as Escrituras. Hoje enfrenta-se a mesma situação, a indiferença, ao passo que o povo carece das Escrituras. Bíblia Shedd.


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