Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 16 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de agosto de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

1418 palavras

prostituta. O homem fisicamente mais forte na História se classificava entre os moralmente mais fracos. Bíblia Shedd.

Dalila significa”veneradora”, “devotada”. Pode igualmente ser alcunhada de “informante”. Bíblia Shedd.

mil e cem siclos de prata (ARA; NVI: “treze quilos de prata”). Pagamento extraordinariamente generoso à luz de 17.10.  Bíblia de Estudo NVI Vida.

sete tendões frescos (ARA; NVI: “sete tiras de couro ainda úmidas”).

13 tranças da minha cabeça. A brincadeira torna-se mais séria. Aproxima-se a revelação do segredo de sua grande força, concedida por Deus. Bíblia Shedd.

15 Como dizes que me amas? Sansão foi derrotado porque quis acreditar nas mentiras de Dalila. Apesar de poder estrangular um leão, não conseguiu dominar o desejo e ver Dalila como ela realmente era. Como você pode evitar que o sua busca pelo amor e prazer sexual enganem você? (1) Você deve decidir que tipo de pessoa você irá amar antes que a paixão te domine. O caráter de uma pessoa e sua fé em Deus são tão importantes e desejáveis do que sua aparência física. (2) Tendo em vista que a maior parte do tempo que você passará com sua esposa/seu esposo não envolverá sexo, a personalidade, temperamento e capacidade de resolver problemas devem ser tão gratificantes que seus beijos. (3) Seja paciente. Um segundo olhar frequentemente revela o que está por trás da aparência agradável e do toque atenciosoLife Application Study Bible.

16, 17 Não permita que ninguém, não importa quão atrativa(o) ou persuasiva (o) te induza a fazer coisas erradas. Life Application Study Bible.

16 impaciência de matar. Uma emoção extremada facilmente resulta em resoluções eternamente lastimadas (Hb 12.16, 17). Bíblia Shedd.

17 Descobriu-lhe todo o coração. Sansão havia revelado o enigma à sua noiva depois de ela perguntar diversas vezes (14:17). A este ponto, ele já deveria ter percebido o que Dalila estava fazendo. Seria suicídio contar a ela o segredo de sua dedicação sagrada, usada por Deus para lhe dar poder. Assim como Sísera, Sansão foi derrotado pelo que uma mulher fez à sua cabeça enquanto ele dormia (comparar com 4:21). Bíblia de Estudo Andrews.

se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força. Sansão sempre desconsiderara os demais aspectos de seu voto (13.1 – 16.31). Sua verdadeira força era o Espírito do Senhor (v. 20). Bíblia de Genebra.

19 Como pôde Sansão ser tão cego? Quatro vezes Dalila se aproveitou dele. Se ele não percebeu o que estava acontecendo depois da primeira ou segunda vez, certamente deveria ter entendido na quarta vez! Nós pensamos que Sansão foi estúpido, mas quantas vezes nos permitirmos ser enganados por bajulação e cedemos à tentação e crenças errôneas? Evite tornar-se presa do engano pedindo a Deus que o ajude a distinguir entre o engano e a verdadeLife Application Study Bible.

As tentativas de Dalila para enganar Sansão revelam quão tolo ele era por ainda ficar com ela. É ainda mais estranho que o Espírito de Deus tenha se apartado dele somente quando cortados os seus cabelos e não nalgum momento anterior das suas violações da aliança. Deus teve paciência com Sansão até desaparecer o último sinal do seu voto e foi então que Ele o julgou. Bíblia de Genebra.

passou ela a subjugá-lo. “Afligi-lo” (ARC). Ou seja, maltratá-lo e causar-lhe dor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 416.

20 Sairei… como dantes. Depara-se-nos a loucura de Sansão, sem uma explicação. Sua falta de precaução é comparável ao descaso do incrédulo, que passa a vida toda sem jamais pensar sobre seu destino eterno. Bíblia Shedd.

não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele. Uma das declarações mais trágicas do AT. Sansão não tinha consciência de ter traído a sua vocação. Permitira que uma mulher filistéia o despojasse do sinal da sua consagração especial ao Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não simplesmente porque lhe fora cortado o cabelo, mas porque se rompera o voto de nazireado. Bíblia Shedd.

Assim como Saul (cf Is 16.14 com 1Sm 15.23), Sansão perdeu o poder do Espírito porque desobedeceu. Deus era a sua força e não alguma magia associada com seus cabelos compridos. Bíblia de Genebra.

Ao sacrificar seus princípios aos caprichos de uma mulher iníqua, Sansão fez com que Deus retirasse dele o dom da força sobrenatural. Deus foi muito paciente com a insensatez de Sansão, mas quando ele quebrou completamente o voto, o Senhor retirou dele Sua bênção e proteção. CBASD, vol. 2, p. 416.

21 e lhe vazaram os olhos. Uma punição apropriada. O profano desejo de Sansão de contemplar a beleza de mulheres ímpias o havia levado de uma experiência pecaminosa a outra, tornando-se causa imediata de sua captura pelos filisteus. CBASD, vol. 2, p. 416.

Agora Sansão tinha muito tempo para pensar se o charme e encantos de Dalila compensaram o resto de sua vida em humilhação. … Nós podemos estar próximos a Deus ou seguirmos pelo nosso próprio caminho, mas nossas decisões terão consequências. Sansão não escolheu ser capturado, mas ele escolheu estar com Dalila e ele não pôde escapar ás consequências desta decisão. Life Application Study Bible.

o fizeram descer a Gaza. Cego e sem forças, Sansão foi levado a Gaza, onde passaria o restante de sua curta vida. Gaza era uma das cinco cidades principais dos filisteus. Conhecida por seus muitos poços, Gaza era uma parada vital ao longo da grande rota de caravanas que conectava o Egito à Síria (Harã/Aram) ao norte. Os filisteus certamente exibiram seu prisioneiro a muitos dignitários que por lá passaram. Ironicamente, foi em Gaza que Sansão mostrou sua grande força ao arrancar e carregar as portas da cidade (16:1-3). Agora era um exemplo de fraqueza. Life Application Study Bible.

22 crescer de novo. Há, igualmente, indicações de que a relação íntima de Sansão com Deus se desenvolveu paralelamente com o crescimento de seus cabelos (cf v. 28). Bíblia Shedd.

Sansão reconheceu sua insensatez ao revelar o segredo e permitir que seu cabelo fosse cortado. Ele renovou sua consagração a Deus. Por causa dessa decisão, Deus começou a restaurar a força dele. CBASD, vol. 2, p. 416, 417.

23, 24 Dagom era o principal deus dos filisteus, o deus dos grãos e da colheita. Muitos templos foram construídos a Dagom e, neles, a adoração incluía sacrifícios humanos. Os templos eram também os centros de entretenimentos locais. Assim como hoje as pessoas vão a teatros, o povo filisteu se ajuntavam nos templos locais. Eles se assentavam em um telhado plano do templo e olhavam para o pátio, abaixo. O que eles assistiam era a tortura e humilhação de prisioneiros. Desde que os filisteus passaram a controlar os israelitas, eles pensavam que seu deus era mais forte. Mas quando a arca de Deus foi colocada perante Dagom em um templo similar, o ídolo caiu e se partiu em pedaços (1 Sm 5:1-7).  Life Application Study Bible.

25 Alegrando-se-lhes o coração. Sem dúvida, corria muito vinho. Bíblia Shedd.

28 Sansão clamou ao Senhor. Na lista de heróis da fé encontra-se relacionado o nome de Sansão (Hb 11.32). Bíblia Shedd.

Neste verso, Sansão usou três nomes diferentes para Deus: ‘AdonaiYahweh e ‘Elohim (ver vol. 1, p. 11, 12, 148). CBASD, vol. 2, p. 417.

28-30 A despeito do passado de Sansão, Deus ainda respondeu às suas orações e destruiu o templo pagão e seus adoradores. Deus ainda o amava. Ele queria ouvir a oração de confissão de Sansão e arrependimento e usá-lo uma última vez. Um dos efeitos do pecado é nos manter afastados do espírito de oração. Mas um perfeito comportamento moral não é condição para a oração. Não permita que sentimentos de culpa a respeito de pecados lhe afastem do único meio de restauração. Não importa o quão longe você tem estado longe de Deus, Ele está pronto a lhe ouvir e restaurar você a um correto relacionamento. Cada situação pode ser consertada se você está desejoso(a) de retornar a Ele. Não importa sua situação – se Deus pôde ainda atuar na situação de Sansão, Ele pode certamente pode transformar a sua situação em algo muito dignoLife Application Study Bible.

30 Morra eu com os filisteus. Não se tratava de suicídio, mas de sacrifício em batalha. No passado, ele havia orado por um milagre para viver (15:18). Nesta ocasião, orou para morrer. … Sansão foi um herói muito falho. Sua vida, porém, é paralela à de Cristo, de muitas maneiras: nascimento miraculoso, santo desde o nascimento, crises enfrentadas sozinho, alvo do cuidado especial de Deus, traição por dinheiro e sacrifício da própria vida para livrar o povo de Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

31 seus irmãos. Seus compatriotas não haviam se unido a ele nos conflitos com os filisteus; por esta razão foram autorizados a pegar o corpo para enterrá-lo. Diferente foi a atitude dos filisteus com relação ao corpo de Saul (1Sm 31:10-13). CBASD, vol. 2, p. 418.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: