Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 14 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMI by Jeferson Quimelli
26 de agosto de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

JUÍZES 14 – Desobedecer aos pais que obedecem a Deus é a receita para o fracasso. Desejando vida longa aos filhos, Deus incluiu nos Dez Mandamentos a ordem: “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12). Este é o único mandamento com promessa (Efésios 6:1-3). O sábio, em Provérbios 30:17 declarou:

Os olhos dos que zombam do pai,
e, zombando, nega obediência à mãe,
serão arrancados pelos corvos do vale,
e serão devorados
pelos filhotes do abutre.

Esse provérbio parece sintetizar e profetizar a trajetória de Sansão, que não deu “ouvidos” a seus pais e, morreu cedo com os olhos furados (Juízes 14:1-3; Juízes 16:21).

Da fraqueza de Sansão, Deus tirou força (Juízes 14:4). A força de Sansão vinha diretamente de Deus, e ele deveria cuidar para que nada obstruísse esse contato de Deus com ele. Porém, sua fraqueza por mulheres pagãs o levou a afastar-se do ideal de Deus.
• Ter um estilo de vida desregrado – sem horários, fazendo tudo o que der vontade, quando e onde quiser – pode ser a ambição de muitos jovens, que o levarão ao mar da decepção e da aflição, por mais fortes ou espertos que sejam.

Sansão foi atacado por um leão quando viajava para a casa de sua pretendente; o Espírito Santo o capacitou a matá-lo (Juízes 14:1-6). Quando voltava para a cerimônia nupcial, viu que abelhas se abrigaram na carcaça do animal; então pegou mel e o dividiu com seus pais. Assim, tocou num animal morto violando seu voto de nazireu (Números 6:6-12). Daí surgiu um enigma que Sansão levou para as bodas. Quem o decifrasse, receberia trinta mudas de roupa. Através da noiva, os participantes descobriram. Para pagar o prometido, Sansão foi a Asquelom, matou 30 homens e pegou suas roupas (Juízes 14:10-20).

“Sansão poderia matar leões e romper cordas, mas não era capaz de resistir ao poder das lágrimas de uma mulher”, observa Warren Wiersbe.
• A paixão leva a pessoa a perder a cabeça, a tal ponto de desrespeitar aos pais (Juízes 14:1-4); quebrar votos, princípios divinos (Juízes 14:5-9), e agir por impulso dos sentimentos negativos (Juízes 14:19-20).
• Problemas no casamento começam na escolha do(a) namorado(a); e, o divórcio pode ser previsto no namoro. É importante atender aos pais piedosos. Suas experiências contam muito!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: