Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 11 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMI by Jeferson Quimelli
23 de agosto de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

JUÍZES 11 – Jefté era filho de uma prostituta, seus meio-irmãos o rejeitaram e na divisão de herança o expulsaram de casa. A discriminação e a rejeição o atingiram, como muitos são vítimas desses pecados em nossa sociedade (Tiago 2:9). Isso não o tornou num homem mau, insensível, rígido e vingativo.

A grande questão de sua vida foi o voto feito a Deus. Ao chegar em casa para celebrar a vitória, sua filha única foi encontrá-lo; ele rasgou as vestes e gritou: “Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por sua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar” (Juízes 11:34-45).

A filha respondeu: “Meu pai… sua palavra foi dada ao Senhor. Faça comigo o que prometeu, agora que o Senhor o vingou dos seus inimigos… Mas conceda-me dois meses para vagar pelas colinas e chorar com minhas amigas, porque jamais me casarei” (Juízes 11:36-37).

Jefté está na galeria dos heróis da fé (Hebreus 11:32). Ele foi resposta de Deus à oração do povo arrependido que sofria humilhação e opressão (Juízes 10:15). Ele perdoou àqueles que o odiavam e aceitou o pedido deles de libertá-los dos amonitas (Juízes 11:7-10). Ele assumiu compromisso com Israel diante do Senhor Deus e tentou um acordo amigável com o inimigo (Juízes 11:11-13). Após receber resposta negativa, ele não se irritou; apenas reforçou seus argumentos com base na teologia histórica de Seu povo (Juízes 11:14-27). Além de estar cheio da Palavra de Deus, Jafté estava possuído pelo Espírito Santo quando fez o voto a Deus (Juízes 11:28-31). Assim, o Senhor entregou os inimigos arrogantes em suas mãos e ainda conquistou 20 cidades (Juízes 11:32-33).

Warren Wiersbe obverva que “vários comentaristas mostraram que a pequena conjunção ‘e’ (jz 11:31) pode ser traduzida como ‘ou’… então, o voto tem duas partes: aquilo que fosse ao encontro dele seria consagrado ao Senhor (se fosse uma pessoa) ou sacrificado ao Senhor (se fosse um animal). Uma vez que foi recebido pela filha, Jefté a consagrou ao Senhor para servi-lO no tabernáculo (Êx 38:8; 1 Sm 2:22). Ela permaneceu virgem”.

Mesmo sem descendente, Jefté cumpriu seu voto! Que grande exemplo para nós hoje! Quando se faz voto a Deus, nenhuma dificuldade deveria impedir-nos de cumpri-lo; ainda que traga angústia (Eclesiastes 5:1-7). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Gostei muito da forma como foi colocado o contexto desse capítulo. Li vários outros mas fecho com sua posição e do Warren Wiersbe. Achei bem pertinente essa colocação. Bom dia. Deus continue te abençoando.

Comentário por Clelia Schulz




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: