Filed under: Sem categoria
715 palavras
1 o anjo do SENHOR. Uma teofania, ou seja, uma revelação visível de Deus. Bíblia de Genebra.
Do Egito vos fiz subir. Os Dez Mandamentos começam com a mesma declaração (Êx 20.2; Dt 5.6), o que nos relembra que a história do que Deus tem feito está ligada com Seus mandamentos. Bíblia de Genebra.
1-5 A constância de Deus e a inconstância dos homens: 1) Enquanto Deus vê o passado, o presente e o futuro com absoluta precisão, o homem esquece o passado, racionaliza o presente e desconhece o futuro; 2) Enquanto Deus firma Sua aliança garantida pela sua pessoa imutável (Hb 6.18), o homem promete sem saber se poderá cumprir (cf Js 24.31 com Jz 2.2); 3) Sendo Deus perfeito em santidade, não terá motivos para mudar Seu plano; o homem é movido pelas emoções, pelos enganos e pelo interesse próprio (cf Gl 3.1; Lc 22.25, 26; Ef 4.14; 1 Tm 4.1-4). Bíblia Shedd.
2 não obedecestes. Israel celebrou casamentos mistos com os cananeus, bem como todos os demais relacionamentos com eles tinham sido proibidos com eles tinham sido proibidos porque semelhantes contatos levariam à idolatria. … Por ter desobedecido às condições da aliança, Israel sofreria o que Canaã sofrera: a remoção da terra. Bíblia de Genebra.
3 não os expulsarei de diante de vocês. A desobediência requer a disciplina e a provação. A geração extinta durante a travessia do deserto por falta de confiança no Senhor é seguida por outra que deixara de cumprir a Sua palavra. Bíblia Shedd.
2.6-3.6 Esta seção forma uma introdução religiosa à história dos juízes. Explica essa história em termos de ciclos, decorrentes de apostasias, opressão, arrependimento e súplica, seguidos pela libertação oferecida por Deus (16-20). A grande lição que devemos sempre perceber é que Israel prosperava e permanecia livre somente enquanto se mostrava fiel a Deus. Bíblia Shedd.
6 Havendo Josué despedido o povo. O início do capítulo 2 se localiza antes, no tempo, do que o cap. 1, provendo um pano de fundo ao modo de como as coisas se desenrolaram. Andrews Study Bible.
8 cento e dez anos. Quanto à significância desse número, v. nota em Gn 50.26. [“Os registros do antigo Egito mostram que 110 anos eram contados como duração ideal de vida; para os egípcios, isso teria sido uma bênção divina sobre José”]. Bíblia de Estudo NVI Vida.
10 geração… que não conhecia o SENHOR. Uma geração devia declarar as maravilhas de Deus à geração seguinte (Dt 4.9; 6.1-6). … Mas os líderes – os chefes das famílias, os sacerdotes e os juízes – não guardaram a aliança nem contaram à geração seguinte a respeito dos atos poderosos de Deus. Bíblia de Genebra.
11-19 Esses versículos oferecem o padrão a ser seguido nos caps. 3-16. Bíblia de Genebra.
11 serviram aos baalins. “Baalins” está no plural [Baalim é o plural de Baal], porque Baal era adorado de forma diferente em cada localidade cananéia. Bíblia de Genebra.
13 Baal e Astarote. Deus e deusa dos cananeus. Baal era o deus do trovão e da chuva, controlador da vegetação. … Astarote é o plural de Astorete (cf 1 Rs 11.5), deusa da fertilidade e esposa de Baal (“senhor”, “marido”). Na Fenícia foi chamada Astarte (cf Dt 16.21) e Istar na Babilônia. O culto oferecido a esses deuses da fertilidade era acompanhado de toda a espécie de imoralidade e atos de depravação. Bíblia Shedd.
Astarote estava associada à estrela vespertina, e era a deusa bela da guerra e da fertilidade. … Para os gregos era Astarte ou Afrodite, e para os romanos, Vênus. A adoração a Astarote implicava práticas extremamente lascivas (1Rs 14.24; 2Rs 23.7). Bíblia de Estudo NVI Vida.
14 e os entregou. Ver Dt 28.48; 1Sm 12.9. Os inimigos e opressores de Israel não tinham poder sobre o povo de Deus, a não ser que ele assim permitisse. A conquista de Israel agora é revertida, à medida em que povos de fora de Canaã (arameus, moabitas, midianitas, amalequitas e filisteus) oprimem os israelitas, os novos habitantes da terra (3.8-12; 6.1; 10.7; 13.1). Bíblia de Genebra.
15 a mão do SENHOR era contra eles. A mão do Senhor estava associada com o poder salvífico de Deus (~Ex 3.20; 6.1; 13.3; Dt 4.34). Bíblia de Genebra.
16 juízes. Houve seis juízes principais (Otoniel [ou Otniel], Eúde, Débora, Gideão, Jefté e Sansão) e seis de menos importância (Sangar, Tola, Jair, Ibsã, Elom e Abdom). Bíblia de Estudo NVI Vida.
17 prostituíram. A aliança entre Deus e Israel é descrita figuradamente como um casamento. … Seguir a outro deus (Baal – marido) seria adultério espiritual. Veja a mensagem central dos livros de Oséias e Jeremias (3.1ss). Bíblia Shedd.0
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário