Reavivados por Sua Palavra


Josué 23 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de agosto de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o Senhor, vosso Deus” (v.11).

Terminado o período de guerra, Israel desfrutava do repouso que o Senhor lhes deu de seus inimigos. Sendo já de idade avançada, Josué reuniu todo o Israel em uma santa convocação e lhes dirigiu palavras de ânimo e de advertência. Muitas foram as dificuldades encontradas no tempo de guerra, mas problemas diferentes, e até maiores, poderiam surgir no tempo de paz. Sabendo disso, o idoso líder deixou para Israel conselhos de inestimável valor, relembrando os grandes feitos do Senhor e Sua inegável fidelidade.

O fato de não mais precisarem estar em constante estado de alerta era recompensador. Por outro lado, a tranquilidade e o conforto reservam males que, se não reconhecidos e evitados, podem gerar consequências tão devastadoras quanto as de uma zona de conflito. As expressões usadas por Josué: “Esforçai-vos” e “empenhai-vos” (v.6 e 11), nos dizem que temos uma parte a desempenhar como povo eleito de Deus. Há uma resposta que precisa ser vista em nossa vida como testemunho de nosso amor e lealdade a Deus. Não se trata, porém, de salvação pelas obras, e sim de uma declaração de amor ao Deus que nos salvou.

Ao dar a João a mensagem à igreja de Laodiceia, Jesus atribuiu a esta última igreja o status de igreja morna. Cheia de si e orgulhosamente “santa”, Laodiceia ostenta uma imagem que não corresponde à realidade: “e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Ap.3:17). Assim como Israel corria o risco de abandonar a sua torre de vigia, a mornidão espiritual nos torna passíveis de fazer o mesmo.

O apóstolo Paulo escreveu: “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão” (1Ts.5:3). É importante estarmos atentos aos sinais que antecedem a segunda vinda de Cristo à Terra, contudo, ainda mais importante é fazermos parte dos que estarão prontos para este Dia: “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17).

As promessas de Deus são seguras e fiéis e “nem uma delas falhou” (v.14). Ele prometeu: “Venho sem demora” (Ap.3:11). “Esforçai-vos, pois, muito” (v.6), em jamais permitir que esta esperança esmoreça em vosso coração. “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg.5:8). Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis sentinelas do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Josué23 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: