Filed under: Sem categoria
“Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles” (v.1).
A conquista da terra prometida tornou-se uma realidade e, finalmente, o santuário seria novamente erigido. A escolha de Siló não foi ocasional, mas intencional. Aquela cidade estava no centro de Canaã. Assim como o tabernáculo era armado no centro do acampamento, Deus desejava habitar no meio de Israel. Foi dali que Josué provocou as tribos a saírem de onde estavam e partirem para a ação. Através de um mapeamento de Canaã, ele poderia lançar sortes entre as demais tribos e oficialmente declarar a porção de cada uma delas.
Aquela assembleia em Siló tornou-se o marco central da conquista da terra. A bandeira do Senhor foi hasteada, uma nação renascia das cinzas da escravidão no Egito e da árdua peregrinação no deserto. Era tempo de avançar e desfrutar do oásis que Deus lhes tinha dado. Cada tribo, “segundo as suas famílias” (v.11), recebeu o seu justo quinhão, a começar pela parte da tribo de Benjamim, cujo território incluía as famosas e importantes cidades de Jericó, Betel e Jerusalém.
O ato de erguer o santuário no centro daquele lugar indicava o senhorio de Deus sobre Israel e o símbolo de sua da vitória. Quando os amalequitas pelejaram “contra Israel em Refidim” (Êx.17:8), este episódio ficou registrado como memorial para Israel. E há semelhanças entre aquele relato e o de hoje. Vejamos:
- Em Refidim, Israel derrotou Amaleque; em Siló, foi declarada a vitória sobre os povos de Canaã;
- Em Refidim, Moisés ordenou que a vitória fosse registrada em um livro; em Siló, a vitória foi mapeada e registrada em um livro;
- Em Refidim, Moisés edificou um altar ao Senhor, e declarou: “O Senhor É Minha Bandeira” (Êx.17:15); em Siló, Israel armou a tenda da congregação, fincando ali a bandeira da vitória.
Amados, Deus deseja habitar no centro de nossa vida, e em nosso coração fincar a Bandeira da vitória. Não existem fronteiras que Ele não possa romper! Permita que o Espírito Santo faça morada em você! “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna” (1Tm.6:12). Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, exército militante do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Josué18 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário