Reavivados por Sua Palavra


Josué 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de agosto de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas” (v.17).

Estudando o livro de Números, vimos que as tribos de Gade, de Rúben e da meia tribo de Manassés pediram herança dalém do Jordão, ou seja, não habitariam do outro lado do rio junto às demais tribos. Por isso que o capítulo se refere à herança da outra metade dos filhos de Manassés. Dentre esta metade que habitaria em Canaã, estavam as filhas de Zelofeade. Zelofeade só teve filhas e estas pediram ao Senhor para ter parte na herança. Deus considerou o pedido como sendo justo e na divisão das terras elas foram recompensadas, como prometido (v.3-6).

A Bíblia diz que “os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades” (v.12). Então, foram até Josué e tentaram persuadi-lo a dar para eles uma herança maior, alegando ser “tão grande povo” (v.14). Mas Josué, dirigido pelo Senhor, respondeu deixando-os sem argumentos: “Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra” (v.15). Ou seja, se vocês realmente são um povo tão numeroso, porque não estão usufruindo de todo o espaço que Deus lhes deu? E no segundo argumento dos filhos de José encontramos a resposta para a sua insatisfação: “e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro” (v.16).

A principal questão não estava no fato de serem um grande povo numa terra pequena, mas um grande povo de pequena fé. Eles temeram os carros de ferro dos cananeus e provavelmente concluíram: Se pedirmos a Josué mais terras não precisaremos ter o trabalho de abrir densas florestas e nem de expulsar os cananeus de nossas possessões. Possuíam uma região na qual não enxergavam a bênção, mas uma densa vegetação. Quantas vezes o Senhor coloca a bênção diante de nós e só conseguimos enxergar um bosque sombrio. Parece que tudo está fechado à nossa frente, que não há saída.

Josué creu no Senhor, e foi isso que ele buscou transmitir aos filhos de José. Deus foi bem claro quando disse que precisavam expulsar os moradores da região, ou estes lhes seriam motivo de constante insegurança. O que anda, hoje, nos deixando inseguros? O desejo de Deus de conduzir as tribos de José, é o mesmo que tem em nos conduzir, hoje. Basta confiarmos e pedirmos por Seu auxílio: “Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho” (Sl.80:1).

Não existe bosque denso demais que o Senhor não possa nos abrir caminho, e nem inimigos fortes demais que não possa derrotar. Mas temos uma parte ativa a desempenhar na conquista da herança: enxergar além do bosque e eliminar o mal de nossa vida. Existe um bosque fechado diante de você? “Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; Eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu Redentor é o Santo de Israel” (Is.41:14). Existem “cananeus” que lhe causam medo? “Eu contenderei com os que contendem contigo e salvarei os teus filhos”, diz o Senhor (Is.49:25).

Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nEle Se refugia” (Sl.34:8). Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo forte do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Josué17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: