Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 13 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de agosto de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

JOSUÉ 13 – O livro de Josué é profundamente instrutivo. Observe atentamente o seguinte paralelo:
• Raabe era prostituta e se salvou por render-se ao Deus verdadeiro (Josué 2:1-24); Balaão era profeta de Deus, mas se perdeu, por render-se aos encantos deste mundo (Josué 24:9-10; Números 22:1-25:18).
• Raabe preferiu a graça de Deus e firmou-se na certeza da proteção divina (Josué 6:23-26); Balaão, em contrapartida, preferiu a desgraça do pecado e inclinou-se para suas ilusões de segurança e proteção (2 Pedro 2:15-16).
• Raabe é o ícone de conversão genuína (Tiago 1:25-26); Balaão, o ícone da apostasia que resulta em ruína (Números 31:8, 16).
• Raabe casou-se com um príncipe do povo de Deus, entrando assim para a genealogia do Messias (Mateus 1:5); Balaão caiu do status de profeta para o status de adivinho (Josué 13:22).
• Raabe representa os salvos da galeria da fé, o remanescente fiel (Hebreus 11:31); Balaão torna-se referência de falsas doutrinas dos últimos dias (Judas 11; Apocalipse 2:14).

Assim como Acã, Balaão apostatou-se, vindo a perder a vida nesta terra e a vida eterna. O mesmo aconteceu aos habitantes de Canaã, que não seguiram os passos de Raabe.

Em Josué 13, após relativa conquista do território em geral, Deus orientou Josué a distribuir a terra conquistada. Josué estava velho; já havia feito muita coisa. A partir dali, as tribos deveriam continuar expandindo seus territórios. A luta não deveria cessar.

O Comentário Bíblico Adventista alega que “o método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual”. Por exemplo:
• Na acirrada luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado a ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra.
• Após avançar na missão evangelística nalgum lugar, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado.
• Depois de várias pesquisas e estudos, nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum “Josué”, em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade.

A idade avançada nunca deve ser sinal para parar de avançar nos planos de Deus. Tanto Moisés (Josué 13:14-33) quanto Josué (Josué 13:1-13) deixam essa verdade bem clara perante nossos olhos. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: