Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/50
O último capítulo de Gênesis começa com o luto de José pela morte de seu pai Jacó, o terceiro dos grandes patriarcas do livro. É um capítulo de grande dor e tristeza, especialmente para José que esteve separado do pai por tanto tempo. Tanto ele quanto Jacó haviam sofrido muito durante aqueles anos. Na morte de seu pai, José chora sobre o rosto de seu pai e beija seu corpo quente, mas já sem vida. Com amor e respeito, José embalsamou Jacó de acordo com a tradição egípcia.
Após o enterro digno de Jacó no cemitério ancestral de Canaã, encontramos os irmãos de José preocupados com a possibilidade de José finalmente se vingar deles. Humilde e perdoador, José repete as palavras que ele havia dito anteriormente “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem…” v. 20 (NVI). A bondade no comportamento de José nos lembra o perdão de Cristo.
O capítulo final de Gênesis, relatando a morte de José, compara-se fortemente com a história da Criação de Gênesis 1. Já a sentença “e, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito.” (v. 26) contrasta com as palavras finais do Apocalipse que falam acerca do “Livro da Vida do Cordeiro.”
D. Lynn Bryson
Twin Falls, IASD de Idaho
EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/gen/50
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário