Reavivados por Sua Palavra


Marcos 8 by Jeferson Quimelli
7 de dezembro de 2014, 0:30
Filed under: Messias, milagres | Tags:

Comentário devocional:

Este capítulo pode ser chamado de o Capítulo do Cego. O capítulo anterior termina com a exclamação de que Ele “faz até o surdo ouvir e o mudo falar.” (Mc 7:37 NVI). Somos, então, levados para a encosta gramada com vista para o Mar da Galiléia, para a alimentação de quatro mil homens famintos, mulheres e crianças (Mc 8:9; Mt. 15:38), que tinham andado uma grande distância para ouvir o Grande Mestre. Em todas as oportunidades, Jesus procurou aliviar a condição humana sofredora. 

Apesar da abundância de milagres estabelecer um pano de fundo de alimentação de um grupo de pessoas do tamanho de um pequeno exército, no verso 11 os fariseus ainda procuram um “sinal do céu.” Esses professores voluntariamente escolheram a cegueira – a Verdade e a Vida estavam em pé diante deles e eles não podiam vê-Lo. 

Os discípulos não pareciam estar em melhor condição. No versículo 15, Jesus os advertiu sobre o fermento dos fariseus e a não se tornar cego como eles. Mas a cegueira já os havia envolvido de tal maneira que eles perderam completamente o foco! Eles pensaram que Jesus estava falando sobre o pão físico.

Mas, para a condição de cegueira, tanto física como espiritual, Jesus tem a cura. No versículo 22, um cego é trazido a Jesus. Ele cuspiu em seus olhos fechados como se os fosse refazer a partir da argila que Adão tinha sido moldado e de onde seu corpo com defeito a tinha sido recebido; e o Criador do Universo deu a esse homem um novo par de olhos. 

Ah, como eu desejaria que o verso 33 precedesse o verso 29! No verso 33, o Diabo, operando através de Pedro, foi repreendido e no verso 29, os olhos de Pedro foram momentaneamente abertos e ele teve um vislumbre de que Jesus era o Cristo. Mas, infelizmente, como os olhos recém-criados do cego, Pedro só pôde ver parcialmente e sua visão desaparece no verso 33 – levaria o tempo de Pedro. 

Como é que ganharemos a nossa nova visão? Como nossos olhos espirituais se tornarão totalmente funcionais? Ao permitir que a água da vida, aplicada pela própria mão de Deus – os lave. Para que isso aconteça você deve aproximar-se do Criador. 

Os versos 34-38 estabelecem requisitos e fazem perguntas a respeito da visão eterna. Ver começa com rendição: “Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (v. 34 NVI). Leia novamente estes versos e, como você está, imagine-se entrando em uma conversa íntima com o Senhor – Aquele que está pronto para conceder-lhe plena visão. 

Jim Ayer 
Vice-Presidente Rádio Mundial Adventista 

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/mrk/8/
Traduzido por JAQ/GASQ
Texto bíblico: Marcos 8 
Comentário em áudio  



Marcos 8 – Comentários selecionados: by Jeferson Quimelli
7 de dezembro de 2014, 0:00
Filed under: Israel | Tags:

2 três dias. A importância do ensino do Mestre foi reconhecido pelo povo. Bíblia Shedd.

11 sinal do céu. Como Elias demonstrou no monte Carmelo (1Rs 18.20-40). Bíblia Shedd.

12 suspirando profundamente (ARC). Um detalhe mencionado apenas por Marcos. Jesus estava decepcionado com a lentidão do povo para compreender a verdade espiritual. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 687.

15 fermento. Os judeus, seguindo o mandamento de Deus (Êx 13.7), evitam o uso de toda levedura na semana imediatamente após a Páscoa. Bíblia Shedd.

fermento de Herodes. Ou seja, a má influência de Herodes, particularmente seu mundanismo e caráter irresoluto. CBASD, vol. 5, p. 687.

27 Com a confissão de Pedro começa a segunda metade de Marcos. Não mais Jesus dirige ensinamentos para as multidões, mas aos discípulos. Começam a ser dados avisos referentes a Sua morte, como também à ressurreição. Bíblia Shedd.

33. coisas de Deus. A frase significa “adotar o lado de Deus”, “comprometer-se com a causa de Deus”. Só Deus compreende realmente a profundidade do problema do pecado, como também a única solução. Bíblia Shedd.

34 negue-se a si mesmo. Impedir que o eu seja o centro da sua vida e dos seus atos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

36 alma. Uma metáfora para a vida eterna … Jesus desafia os discípulos que pretendem segui-Lo a não ter como foco a vida presente e o sofrimento que vem com ela. Perder esta vida não é nada comparado à perda da vida eterna. Andrews Study Bible.