Reavivados por Sua Palavra


Isaías 54 by Jobson Santos
19 de abril de 2014, 0:01
Filed under: Israel, prosperidade | Tags: , , , , , ,

Comentário devocional:
O resultado do ministério salvador de Jesus mencionado em Isaías 53 é visto neste capítulo e no próximo. Neste capítulo, Deus fala àqueles que o conhecem; no próximo, àqueles que não o conhecem.
A linguagem em Isaías 54 é simplesmente linda. Deus é o nosso Criador, Redentor, Marido, e Professor. Mas a linguagem predominante é de Deus como nosso amoroso marido. Veja a riqueza do versículo 5, por exemplo: “Pois o seu Criador é o seu marido”. Ele não é qualquer um, Ele é o Criador do universo! Ele é aquele que lhe formou e lhe criou. Este é o seu marido! Seu nome é “o Senhor dos Exércitos”. Em algumas culturas, quando uma mulher se casa ela passa a ter o sobrenome do marido. Você gostaria de ter o sobrenome “de Deus” no seu nome?
Há mais verdades lindas nesse capítulo. Deus não nos convidou para sermos sua esposa por causa da nossa beleza, talento ou inteligência. Quando Ele nos encontrou eramos como “uma mulher abandonada e aflita de espírito”, ou ainda, como “uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada” (v. 6, NVI). E depois que Ele nos tomou como esposa, ​​não desempenhamos o papel mais importante que se esperava de uma mulher na época. “Ó estéril… você que nunca esteve em trabalho de parto ” (v.1, NVI). Nos tempos bíblicos, não havia maior desgraça para uma mulher do que não ser capaz de gerar filhos para seu marido. E, no entanto, diz Isaías, o Senhor ainda nos amou. Nós não somos como uma mulher desamparada! Somos amados por nosso Deus!
É por isso que o profeta diz: “Cante, ó estéril… irrompa em canto, grite de alegria” (v. 1, NVI) . Cante alegremente, porque você, que não podia engravidar, vai ter mais filhos do que aquela que teve muitos. Você terá que ampliar a sua tenda para ter espaço para eles (v. 2), e “seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas” (v. 3, NVI) . “Você esquecerá a vergonha de sua juventude” (a experiência de Israel no deserto) “e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez” (seu exílio para a Babilônia) (v. 4, NVI).
Quando Deus disse: “Por um breve instante eu a abandonei” Ele se referia ao cativeiro Babilonico. Entretanto, contrabalançando qualquer dor que Ele tenha permitido para o bem de seu povo, a promessa de Deus é clara: “com profunda compaixão eu a trarei de volta… com bondade eterna terei compaixão de você” (vv. 7-8, NVI). As montanhas podem desaparecer, mas “a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz” (v. 10, NVI).
Deus assegura a Israel, sua esposa, que em vez de guerra, pedras preciosas irão rodeá-la, e os seus filhos serão ensinados diretamente por Ele, o Senhor (vv.12-13). “Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá”, pois “esta é a herança dos servos do Senhor”  (v. 17, NVI).
Deus tinha grandes planos para o Israel pós-exílico, mas depois do cativeiro babilônico eles tornaram-se hipócritas e teimosos e assim impediram que os planos de Deus se cumprissem para eles como nação.
As promessas desse capítulo também nos pertencem. Promessas de prosperidade, proteção, paz e alegria. Permaneçamos fiéis ao nosso Marido, Jesus e recebamos tudo o que Ele tem planejado para nós nesta vida e na eternidade! 


Ron E M Clouzet
Seminário da Universidade Andrews, EUA
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/isa/54/
Traduzido por JDS/JAQ
Texto bíblico: Isaías 54 http://biblia.com.br/novaversaointernacional/isaias/is-capitulo-54/

 


11 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Thais luiza

Muito bom que Deus abençoe sempre.

Comentário por Thais luiza

Avatar de Willianny

Essa Santa palavra é tão atual como nós mesmos nessa terra, ela nos revela que se nós deixarmos de viver para DEUS e deixarmos de obedecer ao Pai Celestial nós teremos projetos, sonhos, objetivos todos cancelados e destruídos pela hipocrisia de sabermos da verdade, do caminho certo que é o de Deus e não seguir e não obedecer, Deus é fiel e misericordioso para conosco, mas também é fogo consumidor. Deus não quer seus filhos(as) desviados, Deus nos quer em sua presença em seu caminhar, em seu paraíso na vida eterna com Deus Pai. Então amigo, se desvia do caminho mal, do caminho largo o qual te dá prazer. O caminho de Deus é de alegria e amor, fidelidade e tudo de tão maravilhoso para todo sempre, amém.

Comentário por Willianny

Avatar de Monica

Linda mensagem. Muito edificante para mim. Obrigada

Comentário por Monica

Avatar de adaciamendes

Meu Deus! Estou simplesmente impactada com essa mensagem, rica e de vocabulário simples, faz qualquer pessoa compreender sobre o grande amor de Deus para uma nação. Nós!
Muito obrigada! Deus o abençoe!

Comentário por adaciamendes

Avatar de Kelly Silos

Muito bom esse texto.Palavra edificante! Deus é bom ♡

Comentário por Kelly Silos

Avatar de Dirce FERNANDES Gomes.

Apreendi muito sobre Deus como marido.(Israel) . Obrigada.

Comentário por Dirce FERNANDES Gomes.

Avatar de Jeferson Quimelli

Que bom, Dirce!
Deus seja louvado! Que Ele te abençoe, sempre.

Comentário por jquimelli

Avatar de Luciana Helena Da Silva

Simplesmente maravilhoso.

Comentário por Luciana Helena Da Silva

Avatar de Ana Dulce

Amém

Comentário por Ana Dulce

Avatar de WANESSA SIQUEIRA CAVALCANTE

Linda e singela a explicação! Que o Senhor grave-a em meu coração, na minha mente e me ajude a praticá-la em amor. É o que desejo também a todos que lerem está mensagem.

Comentário por WANESSA SIQUEIRA CAVALCANTE

Avatar de Márcia

Realmente, fiquei impactada com essa passagem bíblica, me emocionei, por que, pedir uma mensagem de Deus, pra confirmar se devo ser levantada a diaconisa, e Deus me revelou, essa linda palavra, pedir uma resposta da parte do senhor Jesus Cristo, e ele me deu, graças te dou senhor Jesus Cristo, por ser fiel a mim, e está do meu lado, glória a Deus, aleluias. Vou meditar mais nessa linda mensagem!🙌🏿

Comentário por Márcia




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.