Reavivados por Sua Palavra


JÓ 07 — Rosana Barros by Ivan Barros
3 de julho de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma” (v.11).

O registro de hoje é praticamente uma discussão com Deus, o abrir de um coração em terrível angústia. Jó contendeu com Quem ele, ousadamente, chamou de “Espreitador dos homens” (v.20). Em suas palavras percebemos o seu real anseio: a morte. Jó havia perdido as esperanças neste mundo. Sua situação, descrita por ele mesmo no versículo cinco, praticamente nos transporta ao cenário deplorável de sua dor. Todo o corpo de Jó se tornou uma só ferida, aberta e em estado de putrefação. Sem dúvida, vê-lo assim era uma situação desagradável e constrangedora.

Diante de tanto sofrimento, Jó não reprimiu seus sentimentos e expressou toda a angústia de sua alma diante dAquele que tudo vê. Ele reduziu a condição do homem a nada e referiu-se a si mesmo como “um alvo” (v.20) da ira divina. Oh, se Jó pudesse rasgar os céus e enxergar o olhar do compassivo Redentor sobre ele! Se ele pudesse ver além de seu tempo e ter um vislumbre do Getsêmani e do Calvário! As chagas de seu corpo não eram maiores ou piores do que as que o Seu Redentor receberia, como opróbrio que não Lhe pertencia. Em seu profundo desespero, Jó abriu o seu coração ao Senhor. Por mais que suas palavras expressassem grande amargura, ele percebeu, diante da incompreensão de seus amigos, que só poderia compartilhar a sua dor com Deus. Jó precisava de apoio emocional e foi buscá-lo na Fonte de toda consolação.

É muito fácil estar por fora de uma situação e julgá-la conforme a nossa própria ótica. Hoje conhecemos a história da vida de Jó desde o início até o seu fim. Mas o próprio Jó teve que conviver muito tempo com uma situação miserável sem fazer ideia do porquê estava passando por tudo aquilo e sentindo-se completamente impotente. Ele desconhecia o fato de ser um palco ambulante do conflito entre o bem e o mal. O adversário não perderia a oportunidade de mostrar ao Universo que Deus estava errado com relação a Jó; por isso o maltratou severamente, mas na limitação dada pelo próprio Senhor: “Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida” (Jó 2:6). Mas, ó, promessa preciosa: “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças” (1Co.10:13).

Nos momentos de angústia e de dor, lembre-se: “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na Sua misericórdia” (Sl.33:18). Jó podia não enxergar naquele momento, mas a sua “tortura” (v.15), como assim denominou, seria convertida em perfeita alegria. O homem temente a Deus estava sob o olhar do Senhor do Universo, e Ele não deixaria sem resposta a sua queixa. Deus o conservava com vida porque Jó conservava o seu coração pela fé. Como está escrito: “o justo viverá pela sua fé” (Hq.2:4).

Com a mesma sinceridade e fidelidade com que Jó serviu a Deus nos bons momentos, ele confiou e esperou em Deus nos momentos difíceis. Na atual conjuntura de tempos tão difíceis, aceitemos, hoje, o terno convite de Jesus: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt.11:28). Este é um tempo de buscarmos ao Senhor como Jó, com orações e clamores honestos, de abrirmos o nosso coração a Ele em sinceridade e reclamarmos as Suas promessas, pois Ele é fiel.

Pai de misericórdias, existem situações que não compreendemos, assim como Jó não entendia o porquê de tanto sofrimento. Mas, como ele, podemos recorrer ao Senhor, abrindo o nosso coração em sinceridade. Podemos levar ao Senhor os nossos anseios, pesares e dores, e Tu não Te cansas de nos ouvir, pois nos deixaste a Tua Palavra como nossa fonte de consolo e paz. Ó, Senhor, graças Te damos, porque em cada circunstância, seja de alegria, seja de tristeza, sempre tens algo a nos ensinar e usas cada uma delas a fim de estreitarmos ainda mais o nosso relacionamento Contigo! Nós Te amamos e temos saudades de Ti! Até a Tua volta, que estejamos protegidos pela fé e munidos da Tua Palavra! Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, filhinhos amados de Deus!

Rosana Garcia Barros

#JÓ7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.