Reavivados por Sua Palavra


Salmo 23 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de maio de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (v.1).

Eis o Salmo mais conhecido e mais lido em todo o mundo. Creio que este Salmo tenha sido para Davi o mais familiar e aprazível de compor. Era ele quem cuidava das ovelhas de seu pai. Como pastor, Davi conhecia bem as suas responsabilidades; desde encontrar bons pastos, até conduzir as ovelhas a um lugar seguro. Mas também sabia que, pelo caminho, poderiam deparar-se com alguns perigos. Davi enfrentou feras, colocando sua própria vida em risco, em favor de seu indefeso rebanho. Por vezes, teve que usar a vara para corrigir uma ovelha teimosa, ou o cajado para puxar alguma que insistia em afastar-se. Enfim, a figura do pastor era para ele a mais apropriada e linda para referir-se ao seu Deus e Senhor.

Em uma possível tradução do original hebraico, o versículo primeiro ficaria assim: “O Senhor é o meu pastor, não me faltará”. Este é o verdadeiro Pastor, Aquele que não nos falta. Por isso que no versículo quatro, Davi declarou: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”. Ou seja, Deus é o nosso Pastor, mas ainda assim podemos passar por aflições, por momentos de tristeza, por risco de morte. Só que o Pastor que não nos falta, até ali estará conosco. Até os Seus instrumentos de correção são para o nosso bem (v.4).

Cristo é o nosso Bom Pastor. Ele mesmo afirmou: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas […] Eu sou o Bom Pastor; conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim” (Jo.10: 11, 14). Ele é o Pastor que nos guia não a qualquer pasto, mas a “pastos verdejantes” (v.2); que nos leva não a qualquer fonte de água, mas “para junto das águas de descanso” (v.2); que não nos guia por qualquer caminho, mas “pelas veredas da justiça” (v.3). E ainda que estejamos atravessando o “vale da sombra da morte”, Sua presença é garantida. Somos tão especiais para Jesus que Ele mesmo nos banqueteia e nos unge (v.5), para declarar que somos dEle: “Conheço as Minhas ovelhas”. A Sua bondade, que nos conduz ao arrependimento (Rm.2:4), e a Sua misericórdia, que se renova a cada manhã (Lm.3:23), estão à nossa disposição até o Dia em que Ele nos conduzirá para morar para sempre em Sua Casa (v.6; Jo.14:1-3).

Mas já parou para pensar se você conhece o Bom Pastor? Ele disse que as Suas ovelhas O conhecem, e ainda foi enfático: “Elas Me conhecem a Mim”, isto é, “Elas Me conhecem de verdade”. As ovelhas de Jesus não seguem outra voz a não ser a dEle. Elas fogem da voz de estranhos (Jo.10:5). O nosso Bom Pastor tem nos falado mediante o Consolador que nos enviou: o Espírito Santo (Jo.14:26). Temos dado ouvidos à Sua voz? Se um rebanho de ovelhas irracionais só segue a voz do seu pastor, como podemos rejeitar a voz do Pastor que deu a Sua vida por nós? E lembrem-se, amados: a chegada ao aprisco não depende apenas de reconhecer a voz de Jesus, mas de segui-la; de obedecer a Sua voz e confiar em Sua Palavra.

Se você permitir que Cristo seja o seu Bom Pastor, Ele jamais vai lhe faltar. E quando Ele voltar, você não ouvirá: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mt.25:12), mas reconhecerá a voz do seu Bom Pastor a chamar as Suas ovelhas fiéis: “Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt.25:34). Siga fielmente a voz do Bom Pastor através do estudo sincero de Sua Palavra, e Ele lhe guiará ao aprisco de eterna segurança. Pois Aquele que é o nosso Pastor, um dia foi “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo.1:29). E a todos os que nEle creem, muito em breve Ele, “o Cordeiro que Se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida”. E ainda que tenham chorado no “vale da sombra da morte”, “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap.7:17). Vigiemos e oremos!

Bom dia, ovelhas do Bom Pastor!

Rosana Garcia Barros

#Salmos23 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.