Filed under: Sem categoria
Salmo 18 – Comentado por Rosana Barros
“Eu te amo, ó Senhor, força minha” (v.1).
Esta foi a declaração de amor de um filho a seu Pai. Expressa a essência do relacionamento de Davi com o Senhor e a maturidade espiritual de uma fé infantil. Como “a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe”, disse Davi, “como essa criança é a minha alma para comigo” (Sl.131:2). Ao segurar meus filhos quando eram apenas recém-nascidos em meus braços, gostava de contemplar seus rostinhos serenos e tranquilos enquanto dormiam. Não há cena que ilustre melhor a calma e a serenidade do que essa. Davi encontrou essa calma nos braços de Deus, uma experiência que o Senhor deseja que todos nós experimentemos.
Quando cercado por inimigos mortais, o salmista invocou o Senhor e Lhe gritou por socorro, e a resposta divina operou em Davi uma inabalável confiança. Ele reconheceu que não foram suas qualidades de guerreiro que lhe garantiram as vitórias, mas foi Deus quem “adestrou as minhas mãos para o combate” (v.34), declarou Davi. Como um homem cuja posição e conquistas despertavam a inveja e a cobiça, até mesmo dos próprios filhos, sofreu amargas decepções. As guerras que venceu não foram mais numerosas do que as aflições que sofreu. Contudo, à vista de seu Pai que não o deixou a perecer no pecado, antes, enviando Seu profeta, o conduziu ao arrependimento e confissão (2Sm.12:9), Davi era movido pela gratidão do inexplicável amor divino.
A linguagem do salmista a respeito do cuidado de Deus por ele ilustra o grandioso zelo do Senhor por cada filho Seu, individualmente. Davi aponta para Aquele que abala os céus e a terra e descobre “os fundamentos do mundo” (v.15) para agir em favor de um filho em aflição. O Altíssimo levanta a voz (v.13), e salva “o povo humilde” (v.27). Como criança tão completamente dependente, Davi depôs a sua vida nas mãos de Deus, e suas trevas tornaram-se em grande luz (v.28).
“O caminho de Deus é perfeito” (v.30). Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo.14:6). Todo aquele que busca conhecer esse Caminho e nEle andar, em cada passo faz novas descobertas e encontra a confiança necessária para não vacilar (v.36). Jesus é a resposta segura às nossas aflições, amados. Aquele que não negou entregar a inocente vida, suportou o peso dos nossos pecados, “tendo sob os pés densa escuridão” (v.9). O Pai abalou o Universo ao nos enviar o bem mais precioso do Céu. E sabem o que é mais lindo nisso tudo? Ele teria feito isso, ainda que fosse apenas por você.
O Senhor lhe convida a estudar a Sua Palavra como uma carta endereçada a você. Você é o destinatário da mais valiosa correspondência de todos os tempos. É com você que Ele deseja falar cada vez que a sua Bíblia é aberta. Este não é apenas mais um Salmo de Davi. Este é um recado de Pai para filho. Do Benigno Pai para o benigno filho. Do Íntegro Pai para o íntegro filho. Do Puro Pai para o puro filho. Virtudes que só podem ser concedidas àqueles que reconhecem em Jesus a inesgotável Fonte. Vá a Cristo como uma criancinha, em humildade e completa dependência, e de seu coração brotará o perfeito louvor: “Vive o Senhor, e bendita seja a minha Rocha!” (v.46). Vigiemos e oremos!
Bom dia, filhos do Pai da Eternidade!
* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.
Rosana Garcia Barros
#Salmos18 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário