Filed under: Sem categoria
“Quem, Senhor, habitará no Teu tabernáculo? Quem há de morar no Teu santo monte?” (v.1).
Davi compreendeu a essência da verdadeira adoração. Não se trata apenas em dizer ser cristão, mas com “O que vive” (v.2) o cristianismo. A palavra “integridade”, no verso dois, significa “inteiro, que não sofre alteração, honesto”, e aparece como primeira característica do cidadão do reino dos céus. Referindo-se a Jó, a integridade também foi a primeira virtude citada por Deus: “homem íntegro” (Jó 1:8). Noé também foi considerado “homem justo e íntegro” (Gn.6:9). Integridade aos olhos de Deus é a entrega completa do coração a Ele, de forma que a vida seja tão somente a manifestação dessa entrega por meio da obediência e fidelidade.
Costumo dizer que não há trabalho mais difícil e desafiador do que o de uma mãe. Requer renúncia diária, paciência, amor, sabedoria e muita, muita oração. Mas, por maior que seja o seu esforço, não há meio mais eficaz e infalível do que o exemplo de uma vida que incida sobre os filhos o brilho que irradia do Céu. Uma vida de comunhão com Deus é o maior legado que uma mãe pode deixar a seus filhos. Isso não significa que em algum momento nossos filhos não verão nossos defeitos e nem notarão nossas fraquezas. E sim que, acima dos defeitos e das fraquezas, eles tenham a firme segurança de que sua mãe é uma cidadã do reino dos céus em construção. Integridade, portanto, amados, não é infalibilidade. Integridade é depender inteiramente de Deus um dia de cada vez.
A sequência das características do cidadão dos céus não se trata de uma lista de comportamentos facultativos. Eles são cumulativos e inseparáveis. Quem “vive com integridade” (v.2), “não difama com sua língua” (v.3). Quem, “de coração, fala a verdade” (v.2), “não empresta o seu dinheiro com usura” (v.5). Quem “não faz mal ao próximo” (v.3), também não “aceita suborno contra o inocente” (v.5). Entendem? Essa é a lógica de Deus. Dotados de um coração corrupto e com tendência a baixas paixões, precisamos recorrer à mais alta profissão de fé se quisermos transpor os portais de pérola. A vida de Jesus deve ser o nosso alvo e estudo diário. O meditar na Sua Palavra, o nosso primeiro e principal alimento do dia.
Somente através de um encontro diário com Cristo, somos capacitados pelo Espírito Santo a viver em integridade. Jesus mantinha uma íntima comunhão com o Pai e Sua voz não era ouvida apenas nas ruas e vielas a pregar, mas nas montanhas e bosques a orar. Sua vida era tão completamente ligada a do Pai que até o Seu olhar e a Sua fisionomia glorificavam a Deus. Cristo foi o nosso perfeito Exemplo e precisamos segui-Lo. Não adianta ser moralmente correto e nem fazer uma centena de atos de caridade por dia, se as suas ações não forem compatíveis com um coração movido pela comunhão com Deus. A transformação deve ocorrer de dentro para fora e revelar ao mundo que somos peregrinos que “aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial” (Hb.11:16).
Que você seja o cidadão dos céus deste Salmo. E que não faça todas aquelas boas obras para ser salvo, mas porque, pela graça de Cristo, já foi salvo. Vigiemos e oremos!
Feliz semana, cidadãos dos céus!
Rosana Garcia Barros
#Salmos15 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário