Reavivados por Sua Palavra


SALMO 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
17 de maio de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

522 palavras

Como fugitivo no deserto de Zife, Davi foi encorajado por uma visita inesperada de Jônatas. Os dois conversaram e “fizeram aliança perante o SENHOR” (1Sm 23:16-18). Após a visita, Davi cantou o Salmo 11 (ver PP, 660, 661). Com este salmo, Davi expressou sua absoluta confiança na proteção divina numa hora em que sua vida estava ameaçada e ele foi advertido a continuar fugindo. … O principal tema é a confiança do salmista no cuidado de Deus. … Diz-se que Maria, rainha da Escócia, recitou o Salmo 11 ao se ajoelhar na plataforma enquanto aguardava a execução. Na hora da dificuldade, esse salmo também pode expressar nossa confiança em Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 740.

Às vezes, quando os fundamentos parecem prestes a ruir, o auxílio vem dos lugares menos prováveis. O poder todo-abrangente de Deus é tão certo hoje quanto nos dias de Davi. Deus revela Seu amor para pessoas tentadas a fazer movimentos inconsequentes, encorajando-as a confiar no cuidado divino e a restaurar os muros prestes a cair. Para estes, chegará o tempo no qual cavalgarão nos lugares altos da Terra. CBASD, vol. 3, p. 739.

1 Foge, como pássaro. Quem pode encontrar o passarinho que busca segurança na mata e nas frestas das rochas? Para os hebreus, que sem dúvida, algumas vezes, se refugiaram em cavernas, esta representação deve ter sido muito vívida. Davi vive com serenidade porque se refugia em Deus. Essa ideia é frequente nos Salmos. CBASD, vol. 3, p. 740.

às ocultas. Literalmente, “na escuridão”, portanto, secretamente, quando a vítima está despercebida. CBASD, vol. 3, p. 740.

os fundamentos. Estes podem ser considerados como os princípios sobre os quais se estabelece um bom governo: respeito pela verdade e justiça. … Se o rei e seus conselheiros desprezam o que deveriam exaltar, o colapso é inevitável. O justo só poderá estar seguro se fugir. CBASD, vol. 3, p. 740.

O Senhor está em Seu santo templo. Repetido palavra por palavra em Hc 2.20. Bíblia de Estudo NVI Vida.

nos céus. Comparar com Hc 2:20. Visto que Deus está no Céu, o salmista não tem nada a temer. Os perseguidos têm um protetor a quem podem sempre apelar. CBASD, vol. 3, p. 740.

Suas pálpebras sondam. Embora Deus esteja no Céu, Ele conhece as ações de Seus filhos na Terra. CBASD, vol. 3, p. 740.

ao que ama a violência, a Sua alma o abomina. Devido à Sua natureza, Deus odeia o mal. A existência do mal no ser humano é ofensiva. A ideia é expressa na linguagem humana, na qual o pecado e o pecador são considerados idênticos (ver Is 1:14; ver com de Sl 2:4). CBASD, vol. 3, p. 740.

cálice. De forma figurada, Deus estende aos ímpios um cálice para beber. Na Grécia antiga, era costume ordenar aos condenados que bebessem de um cálice que continha veneno. Nas Escrituras, o cálice com frequência representa o destino do ímpio (ver Sl 75:8; Ap 14:10; 16:19). CBASD, vol. 3, p. 740.

Chover brasas ardentes e enxofre incandescente (NVI). Talvez relembre o juízo divino sobre Sodoma e Gomorra (v. Ap 14.10; 20.10; 21.8). Bíblia de Estudo NVI Vida.

os retos Lhe contemplarão a face. A confiança de que, finalmente, desfrutará comunhão com Deus no Céu sustentava a fé do salmista no cuidado diário de Deus. CBASD, vol. 3, p. 741.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: