Reavivados por Sua Palavra


SALMO 1 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
7 de maio de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

SALMO 1 – A música é uma forma poderosa de comunicar emoções, verdades e experiências espirituais. Os Salmos formavam o Hinário de Israel e podem ser usados hoje para ensinar e inspirar adoradores atuais.

Há um contraste no Salmo 1 que facilitava os cantores assimilarem a mensagem que Deus almeja transmitir. A melodia e a poesia desse Salmo têm um ritmo e uma cadência que auxiliam a enfatizar as verdades espirituais reveladas no texto inspirado.

O poema é composto por seis versículos, cada um deles contendo duas cláusulas; e, segue uma estrutura simétrica, onde as duas primeiras e as duas últimas cláusulas são paralelas e contrastantes; e, a cláusula central é o ponto focal do Salmo. O Salmo apresenta dois caminhos, em que cada um tem um destino; mostrando que aquilo que fazemos no presente terá recompensa ou consequência. Há nobreza em não aderir o estilo de vida dos ímpios a fim de optar pela sabedoria dos justos!

Esse Salmo introduz o Saltério; é um prefácio aos 150 Salmos. Ele merece nossa atenção e devoção. Seus ensinamentos são maravilhosos, de uma riqueza espiritual elevada! Considere estas lições de vida e princípios espirituais extraídos de seus singelos versos:
• O justo medita na Lei/Torá do Senhor e alinha sua vontade com a vontade de Deus, enquanto o ímpio ignora a Lei/Torá e considera apenas sua própria vontade acreditando que isso é vantagem, quando na verdade não é (Salmo 1:1-2).
• O justo é como árvore plantada junto a uma fonte de água pura, enquanto o ímpio é como palha inútil que o vento leva para lá e para cá ao léu (Salmo 1:3-4).
• O justo vive com Deus, por isso é abençoado; sua vida tem sentido e propósito, enquanto o ímpio busca o prazer do pecado que resulta em ruína e destruição (Salmo 1:5-6).

O ímpio tem prazer no pecado, o justo é feliz com Deus. O ímpio se satisfaz com coisas efêmeras, a satisfação dos justos está nas coisas eternas.

O ímpio é arrogante, confia em si mesmo; o justo é humilde, confia em Deus. São dois estilos de vida diferentes, contendo resultados contrastantes. Precisamos saber disso para tomar decisões sábias visando a eternidade.

Enfim, aquilo que fazemos no presente determina nosso futuro! Meditemos na Palavra! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: