Reavivados por Sua Palavra


JÓ 42 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
6 de maio de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

JÓ 42 – É possível desviar-se do mal, e ser justo, íntegro e temente a Deus, mas não estar isento de falhas ou erros.

Merrill Unger declarou que “Jó era inocente, mas não sem pecado, nem perfeito”. Sem esta perspectiva, é fácil desequilibrar-se nas conclusões em relação à mensagem de Jó.

Além disso, Jó é exemplo de remanescente que Deus almeja ver no tempo do fim, quando a última geração da humanidade promove uma sociedade mergulhada nas desgraças da imoralidade, perversidade e iniquidade. Se não entendermos corretamente a teologia de Jó, estaremos fadados a cair nas deturpadas filosofias dos amigos de Jó, ou apegar-se a ideias esdrúxulas piores que as deles.

O caminho da santidade passa obrigatoriamente pela humildade e reconhecimento da própria iniquidade quando compara-se à grandiosidade de Deus. As perguntas de Deus a Jó não o levaram a esclarecimentos de seus questionamentos, mas ao arrependimento.
• Jó já havia reconhecido sua indignidade logo que Deus começou Seu discurso (Jó 40:4-5).
• Depois, após Deus encerrar Seu discurso, Jó afirmou: “Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber” (Jó 42:3).
• Além disso, o auge de sua experiência com Deus deu-se quando declarou com sinceridade: “Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:6).

Toda jactância e petulância desaparecem diante da santidade, grandiosidade e majestade divinas. Ao ter tal atitude, Jó foi aprovado por Deus em detrimento de seus amigos acusadores, defensores de Deus, que achavam-se donos da verdade.

A compreensão incorreta da religião fez com que Deus repreendesse aos amigos de Jó; e Jó, que foi duramente acusado por eles, deveria fazer o que eles deveriam ter feito por Jó: Interceder (Jó 42:7-9). Após interceder, Jó foi abençoado duas vezes mais do que era antes e viveu mais 140 anos (Jó 42:10-17). O fim que Deus deu a Jó após sua terrível experiência com o sofrimento não foi motivada por sua inocência, mas porque “o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia” (Tiago 5:11). Sobre esse Deus, os amigos de Jó deviam conhecer, e nós também!

O livro de Jó revela a verdade sobre o grande conflito, mas acima de tudo, revela o verdadeiro caráter do Deus que restaura! – Heber Toth Armí.


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Irmão Héber, muito obrigada por seu carinho, empenho e interesse em ensinar a Palavra de DEUS. Aprendo e gosto muito das suas explicações, vejo e anoto seu comentário todos os dias. Que DEUS continue te abençoando, dirigindo sua vida e te usando para abençoar e levar a salvação às pessoas. Valéria Goes

Comentário por Valéria Goes

Amém… louvado seja Deus!

Comentário por Heber

Queria aprender um pouco mais. Deus nao falou com jó sobre suas feridas? Porque?

Comentário por Vilmar Moura

Bom dia, Vilmar!

Deus não falou, mas tratou do assunto das feridas de Jó curando-o, restaurando sua saúde. A ideia é que nesta vida nem sempre teremos explicações para nossas aflições mas Deus está no controle!

Pr. Heber

Comentário por Heber




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: