Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jó/41
A segunda parte dos questionamentos apresentados por Deus alcança seu clímax em Jó 41. Os argumentos poéticos divinos, apresentados em ordem crescente a partir de objetos inanimados, como a neve e o relâmpago, incluindo o pacífico behemoth – provavelmente um dinossauro, ou hipopótamo – agora alcançam seu auge no misterioso Leviatã.
A identidade do ameaçador Leviatã, uma criatura sobrenatural e misteriosa, permanece aberta à especulação. No entanto, ao longo das Escrituras, esse animal normalmente representa o caos e a iniquidade. Seus aspectos incomuns destacam o ataque espiritual retratado em Jó 1:7-2: 10.
O leviatã é um forte argumento utilizado por Deus, provando que Jó não consegue entender nem controlar as forças da natureza e os mistérios da vida. Tendo ouvido uma enorme sequência de questionamentos impossíveis de responder, Jó admite que algumas coisas são simplesmente maravilhosas demais para os seres humanos entenderem. Mas Deus pode fazer qualquer coisa!
Nossos corações anseiam por essa mensagem: Deus está no controle da menor molécula e do monstro mais poderoso. Quando ocorre uma tragédia e um vegano que nunca fumou adquire câncer de pâncreas, Deus ainda está no controle. Quando seu cachorrinho ainda jovem morre repentinamente de um tumor não detectado no coração, Deus ainda está no controle. Não importa quão inexplicável seja o sofrimento, Deus permanece amorosamente no controle.
Não tente entender. Apenas confie: nenhuma realidade difícil de entender pode superar o amor de Deus.
Lori Engel
Capelã (atualmente com deficiências)
Eugene, Oregon EUA
Texto original:
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Alguém poderia me ajudar a entender aonde foi a doença que Jó tinha?
Comentário por Vilmar moura 5 de maio de 2023 @ 10:34