Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jó/37
Neste último capítulo antes de Deus falar, o último argumento de Eliú é registrado. Em grande parte, ele está certo. Deus é poderoso e justo. Ele deve ser respeitado e, por ser tão incrível, nunca o entenderemos completamente. Seu argumento é resumido no versículo 23: “O Todo-Poderoso está além do nosso alcance e é exaltado em poder; em Sua justiça e grande retidão, Ele não oprime.”
Mas neste último capítulo continua a suposição de Eliú de que, como Deus é justo, Jó deve ter feito coisas horríveis para estar nessa condição. Eliú e seus amigos estão certos de que existe um mal na equação. E estão certos ao afirmar de que não está com Deus. Mas eles erram em culpar Jó. Nós tivemos um vislumbre dos bastidores, no início da história, de que foi Satanás quem instigou a coisa toda. É aqui que está o mal. E isso explica por que coisas ruins acontecem a pessoas boas.
Estamos inseridos numa batalha entre o bem e o mal. Saber isso nos dá mais informações do que tinham todos os amigos sábios de Jó. Saber isso nos permite ainda acreditar que Deus é justo e nos relacionarmos com aqueles que estão passando por momentos difíceis de uma maneira compassiva e não condenatória.
Lonnie Wibberding
Pastor, Igrejas Adventistas do Sétimo Dia de Glide e Turning Point
Oregon, EUA
Texto original:
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário