Reavivados por Sua Palavra


2Crônicas 28 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de fevereiro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“No tempo da sua angústia, cometeu ainda maiores transgressões contra o Senhor; ele mesmo, o rei Acaz” (v.22).

Quando eu fiz quatorze anos de idade, ganhei um livro especial. De início, não dei muito valor e simplesmente o guardei. Aos dezesseis anos encontrei o livro entre as minhas coisas e me foi despertada a curiosidade de lê-lo. O nome do livro? “Projeto Sunlight”, traduzido e publicado pela Casa Publicadora Brasileira. Trata-se de uma ficção, mas que culmina em um fato muito real: a breve e gloriosa volta de Jesus. Terminei o livro em lágrimas e oração na primeira, na segunda e na terceira vez em que o li. E ontem pude ver a emoção e a alegria nos olhos de nosso filho mais novo, ao meu marido e eu lermos as últimas páginas do livro para ele.

Infelizmente, amados, nem sempre os filhos seguem os passos de seus pais. Ontem vimos que Jotão fez “o que era reto perante o Senhor” e que ele “dirigia os seus caminhos segundo a vontade de Deus” (2Cr.27:2 e 6), mas seu filho não foi assim. Pelo contrário, Acaz “não fez o que era reto perante o Senhor” (v.1), e andou “nos caminhos dos reis de Israel” (v.2). Ao dar as costas ao Senhor, Acaz caiu “nas mãos do rei dos siros” (v.5). Também os “filhos de Israel levaram presos de Judá, seu povo irmão” (v.8). Foi um período muito sofrido para o Reino do Sul. Durante o reinado de Jotão, o povo teve dezesseis anos para se arrepender, mas ao insistirem em sua aberta rebelião, no reinado de Acaz, durante dezesseis anos, colheram as terríveis consequências.

Percebam que Deus entregava Judá nas mãos de outras nações, mas não fazia isso quanto a colocar Israel contra Judá, ou vice-versa. Ao avistar o exército de Israel trazendo seus irmãos de Judá em situação totalmente vexatória, “um profeta do Senhor, cujo nome era Odede, […] saiu ao encontro do exército” (v.9) com uma firme repreensão. Ou cuidavam de seus irmãos e os levavam de volta, ou sofreriam os juízos da parte de Deus. Temendo o que poderia acontecer, atenderam às palavras do profeta e fizeram retornar “a seus irmãos” (v.15). Todavia, Acaz não levou em conta o livramento do Senhor e pôs-se a pedir ajuda “aos reis da Assíria” (v.16), “porém isso não o ajudou” (v.21). Então, “ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco” (v.23), mas “eles foram a sua ruína e a de todo o Israel” (v.23).

Existem dois tipos de obediência: a cega e a voluntária. A obediência cega está baseada no medo. Eu obedeço para não sofrer as consequências da desobediência. A obediência voluntária tem por fundamento a fé e o amor. Eu obedeço porque creio em Deus, porque O conheço e O amo. Percebem? Quando Odede falou ao exército de Israel não houve uma comoção que remetesse o arrependimento, mas o medo do que lhes sobreviria caso não atendessem à mensagem profética. “Então, voltaram para Samaria” (v.15). Muitos estão assim com relação às profecias do tempo do fim. Por medo do juízo, realizam obras a fim de que estas possam redimi-los de sofrê-lo. No entanto, voltam às suas práticas pecaminosas tão logo sua consciência tenha sido amortecida pela justificação própria.

Meus irmãos, se não permitirmos que a boa obra do Espírito Santo seja realizada em nós hoje, nenhuma de nossas obras nos justificará. “No tempo da sua angústia”, Acaz “cometeu ainda maiores transgressões contra o Senhor; ele mesmo, o rei Acaz” (v.22), escolheu ir atrás de sua própria desgraça e ruína, terminando seus dias como um rei fracassado e indigno de ser posto “nos sepulcros dos reis de Israel” (v.27). O tempo de angústia que se aproxima, um “tempo de angústia, qual nunca houve” (Dn.12:1), provará o ouro e a escória desta terra. “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Ml.3:18). E de nós será dito: “Ele mesmo, ou ela mesma, fez a sua escolha”.

O que mais precisa acontecer a fim de que despertemos para a realidade de que Jesus está às portas? Logo verei com meus olhos o que passei a desejar e almejar quando tinha dezesseis anos. Logo verei o “Projeto Sunlight” ao vivo e a cores, e com a intensidade e a glória que somente aquele Dia revelará. Tendo nossas vestes lavadas e alvejadas “no sangue do Cordeiro” (Ap.7:14), que façamos parte do povo de Deus, que pela obediência voluntária, escolheram perseverar. “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12). Vigiemos e oremos!

Feliz semana, santos do Altíssimo!

Rosana Garcia Barros

#2Crônicas28 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: