Reavivados por Sua Palavra


2Crônicas 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de fevereiro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ensinaram em Judá, tendo consigo o Livro da Lei do Senhor; percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo” (v.9).

Após a morte de Asa, seu filho Josafá reinou em seu lugar. O caráter de Josafá e suas obras revelam a importância da educação pelo exemplo, principalmente nos primeiros anos de vida. A fidelidade inicial de Asa foi transmitida a seu filho que, “procurou ao Deus de seu pai e andou nos Seus mandamentos e não segundo as obras de Israel” (v.4). A primeira atitude de Josafá como rei foi de instruir o povo no “Livro da Lei”, além de fortalecer as cidades e as fronteiras de Judá. Ao contrário de reis anteriores, aliviou o fardo da nação e, com isso, conquistou-lhe a simpatia, recebendo presentes de todo o Judá, governando um reino com “riquezas e glória em abundância” (v.5).

O coração de Josafá tornou-se ousado “em seguir os caminhos do Senhor” (v.6), eliminando de Judá “os altos e os postes-ídolos” (v.6), que alimentavam a idolatria da nação. Não limitou-se, contudo, a simplesmente tirar do povo as abominações, mas a ensinar-lhe o caminho sobremodo excelente. Para este mister, enviou os príncipes, levitas e sacerdotes, que usando o Livro da Lei do Senhor como fundamento, “percorriam todas as cidades de Judá e ensinavam ao povo” (v.9).

Grande tempo precisou ser empreendido no serviço de ensinar o povo. Um trabalho dedicado e minucioso foi realizado em Judá a fim de promover a educação religiosa, resgatando o propósito pelo qual foi escolhida. Com um exército fortalecido e um povo esclarecido, Josafá liderou um movimento ainda mais significativo do que a reforma empreendida por seu pai. Com isso, “Josafá se engrandeceu em extremo, continuamente” (v.12).

Em um tempo onde a tecnologia se supera à cada dia, favorecendo uma verdadeira explosão de mídias sociais, parece que estamos em situação mais vantajosa e célere do que a dos nobres professores de Judá. Todavia, essa facilidade também tem sido uma grave distração. Temos, realmente, usado esta ferramenta para promover a causa do Senhor e apressar a Sua vinda? A nossa vida tem declarado que fazemos parte do povo de Deus?

Ensinar as Escrituras é um privilégio que trabalho algum pode superar. Todos os nossos esforços devem ser concentrados nesta obra. Desde a mão que nina o bebê até o ministro que lidera uma multidão, desde o mais leigo até o mais instruído, todos possuem uma parcela na seara do Senhor, e precisamos administrá-la com temor e tremor. Como Amasias, “que, voluntariamente, se ofereceu ao serviço do Senhor” (v.16), essa deve ser a postura de todo cristão que aguarda com ansiedade o glorioso Dia de seu resgate.

A Bíblia, amados, é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl.119:105). Ela é a verdade (Jo.17:17). Ela é eterna (Is.40:8). E a Palavra é Cristo (Jo.1:1). Toda ela se resume na pessoa de Jesus Cristo e Sua missão de salvar o pecador. Se as Escrituras testificam de Jesus e almejamos nos assemelhar a Ele, é nela que devemos nos debruçar clamando pelo auxílio do Instrutor divino, o Espírito Santo. Portanto, Cristo em nós, é o conhecimento que não possui rival. Permita que a Palavra do Senhor opere esse milagre em sua vida. Vigiemos e oremos!

Bom dia, ensinados do Senhor!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#2Crônicas17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: