Reavivados por Sua Palavra


1Reis 01 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Como o Senhor foi com o rei, meu senhor, assim seja com Salomão e faça que o trono deste seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor” (v.37).

O primeiro livro dos Reis de Israel começa com o final do reinado de Davi. Saul, apesar de ter sido o primeiro rei em Israel, não foi mencionado. A velhice de Davi trouxe consigo as dificuldades da idade e o desgosto de mais um filho que ainda desafiava a sua autoridade e ameaçava assumir o trono que já havia dito ser de Salomão. Adonias, assim como Absalão, era “de aparência mui formosa” e “jamais seu pai o contrariou” (v.6). Parece que a beleza de seus filhos cegava a Davi e sua negligência em discipliná-los tornou-se um laço para eles. O plano inteligente de Bate-Seba e Natã tinha como propósito, afinal, abrir os olhos do rei para as intenções de Adonias e apressá-lo em garantir a sucessão de seu trono a Salomão. Chegada era a hora de Davi pôr a sua casa em ordem.

“Viva o rei Salomão!”, assim “todo o povo exclamou” (v.39), com tão grandes brados que “parecia fender-se a terra” (v.40). Isso foi ouvido por Adonias que, informado do ocorrido, alarmou-se, bem como “estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias” (v.49). Abandonado por todos, e conhecendo o temor que Salomão tinha pelas coisas santas do Senhor, Adonias agarrou-se no altar como um ato desesperado para salvar a própria vida. Contudo, ao ser levado à presença de Salomão, seu medo foi substituído pelo alívio através do indulto de misericórdia de seu irmão mais novo: “Vai para tua casa” (v.53).

Antes de morrer, Davi teve a alegria de ver o sucessor de sua coroa sentado em seu trono. Aquilo encheu o coração do velho rei de esperança e confiança na fiel promessa que o Senhor lhe fez e que confirmou pela boca de Seu profeta : “Nunca faltará a Davi homem que se assente no trono da casa de Israel” (Jr.33:17). Davi teve um vislumbre do cumprimento profético. Salomão, porém, também era apenas um tipo do verdadeiro Rei, que pelo sacrifício de Sua vida no altar, selou com Seu sangue a promessa do reino eterno. O Descendente de Davi não ocupou um trono terreno nem tampouco ostentou os privilégios de um rei, mas andou aqui com a nobreza e beleza de caráter que nenhum rei desta terra jamais possuiu.

Como Salomão montou em uma mula e foi aclamado rei, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento sendo grandemente aclamado como “Filho de Davi” (Mt.21:9), título este que apontava para o cumprimento da profecia do trono davídico. Tal manifestação popular provocou a indignação de alguns de seus irmãos judeus, que não O receberam como o Prometido de Israel. A alegria que Davi teve em ver Salomão no trono tiveram os líderes judeus ao ver Jesus na cruz. Pela dureza de seu coração, perderam o sublime privilégio de desfrutar da companhia da Majestade do Céu, selando seu destino eterno. Quando do retorno de Jesus, serão ressuscitados apenas para contemplar Aquele que rejeitaram, como Ele mesmo profetizou: “vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu” (Mt.26:64).

Amados, como fez com Davi, Deus pede hoje aos anciãos de Seu povo que busquem colocar em ordem a própria vida e de sua família. Que busquem viver em paz com todos e em harmonia com os santos princípios de Sua Palavra. Como foi com Salomão, Deus deseja cumular de bênçãos os que hoje assumem a missão dos que precisam descansar. Ele não nos escolhe por beleza física, riquezas ou capacidade humana. A eleição divina é imparcial e cheia de sabedoria e misericórdia, e alcança todos quantos aceitam ser instruídos e até mesmo contrariados pelo Pai. É de uma experiência assim que necessitamos diariamente, que esteja constantemente diante do altar do Senhor, não por medo de se perder, mas pela confiança nAquele que, por Sua graça, nos salvou.

Logo, o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” voltará (Ap.19:16). Seu indulto de misericórdia não dirá “Vai” (v.53), e sim “Vinde”: “Vinde, benditos de Meu Pai!” (Mt.25:34). Você crê nisto? Faz bem, pois “[até] os demônios creem e tremem” (Tg.2:19). Até Satanás sabe “que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12). Então, não me canso de repetir: Logo Jesus voltará! Logo veremos o Rei eterno em Sua formosura! Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos do Rei!

Rosana Garcia Barros

#1Reis01 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.