Filed under: Sem categoria
“Porém Gideão lhes disse: Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o Senhor vos dominará” (v.23).
Após a vitória sobre os midianitas, Gideão ainda teve que aplacar a insatisfação dos efraimitas, que se sentiram excluídos da batalha. Mas ao colocar a sua linhagem como sendo menor do que “os rabiscos de Efraim” (v.2) e engrandecer a vitória de Efraim contra os príncipes midianitas, Gideão conseguiu aplacar-lhes a ira. Começava ali a surgir um tímido espírito de divisão entre as tribos de Israel que despontaria na futura divisão da nação.
“Cansados mas ainda perseguindo” (v.4), Gideão e seu exército de trezentos homens precisavam de provisão de alimento, o que lhes foi negado duas vezes. Gideão “deu severa lição aos homens de Sucote” (v.16) e de Penuel e, ao descobrir que os reis dos midianitas, “Zeba e Salmuna” (v.18), que estavam em seu poder haviam matado seus irmãos, “dispôs-se, pois, Gideão, e matou a Zeba e a Salmuna” (v.21).
Vendo os filhos de Israel que Gideão liderava com valentia e acumulava conquistas, desejaram, através dele, dar início a uma sucessão de reis em Israel. Tal pedido demonstrava o total descaso e distanciamento do povo para com Deus, atribuindo a um homem a vitória do Senhor. Israel ainda não havia compreendido que o homem é apenas instrumento e que o efetuar vem de Deus. Almejaram uma monarquia terrena assim como viam nos povos cananeus. Mas a resposta de Gideão frustrou-lhes os propósitos na direção de levantar quem quer que fosse para liderá-los: “Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós; o Senhor vos dominará” (v.23).
Gideão não aceitou tal pedido, contudo, sua atitude posterior revelou um coração ainda dividido. Mesmo que não houvesse a intenção de tornar aquela estola de ouro um objeto de adoração, ele não consultou ao Senhor. Agindo por conta própria, lançou sobre si mesmo, sua família e todo o povo uma armadilha que novamente faria de Israel uma nação prostituída. Obscurecidos os olhos da fé, e seu desejo pelo visível e palpável tornou-se tão grande quanto o de seus inimigos. Ellen White escreveu:
“O perigo de inatividade que se segue a uma grande luta acha-se muitas vezes repleto de maiores perigos do que o tempo de conflito. A este perigo estava Gideão agora exposto. Um espírito de inquietação o possuiu. Até ali se contentara com realizar o que Deus lhe determinava; mas agora, em vez de esperar guia divina, começou a fazer planos por si mesmo. Havendo os exércitos do Senhor ganho assinalada vitória, Satanás redobrara seus esforços para transtornar a obra de Deus. Destarte, ideias e planos foram sugeridos à mente de Gideão, pelos quais o povo de Israel se transviou” (Patriarcas e Profetas, CPB, p.555).
Hoje, líderes religiosos têm sido aclamados como senhores, e Deus, tratado como um curandeiro ou um banqueiro que é obrigado a abrir as portas do cofre sem reservas. As pessoas têm seguido líderes que prometem curas milagrosas e uma vida financeira abundante. E em meio a uma geração doente e financeiramente necessitada, quem não deseja saúde e prosperidade? E é errado desejar tais coisas? De modo algum. Mas é errado ir em busca de Deus apenas movidos por estas coisas. Estamos buscando ao Senhor ou as bênçãos que Ele pode nos oferecer? Israel pensou: ‘Vamos seguir este homem (Gideão) pois ele é bem-sucedido em tudo o que faz!’ E multidões igualmente têm trocado o “assim diz o Senhor” pelo assim diz o líder religioso.
Temos a Palavra de Deus como a nossa regra de fé e prática, amados! Enquanto Gideão era guiado pelas palavras do Senhor, prosperou. Mas quando tomou decisões sem consultá-Lo, teve de sofrer os prejuízos. Como diz a letra da canção: “No trono do viver só existe lugar pra um, lugar de quem governa todo o ser. No trono do viver só pode haver um senhor, se forem dois, um será amado e outro rejeitado” (Arautos do Rei). Que o Senhor Deus reine soberano em nosso coração! Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, servos do Rei dos reis e Senhor dos senhores!
Rosana Garcia Barros
#Juízes8 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário