Filed under: Sem categoria
1096 palavras
1-21 O voto de um nazireu era um tipo especial de dedicação voluntária. Uma pessoa podia tomar um voto especial de separação por um período limitado de tempo, durante o qual não poderia comer e beber qualquer coisa derivada de videira e nem deveria aparar seus cabelos ou sua barba. Bíblia de Genebra.
2-21 O nazireu é aquele que se separa para a obra de Deus, por voto especial, seja penitencial ou devocional, por tempo determinado. Bíblia Shedd.
Este voto poderia ser tomado por, no mínimo, 30 dias ou por toda a vida. Era voluntário, com uma exceção – pais poderiam tomar o voto por seus filhos pequenos, fazendo-os nazireus para toda a vida [como Samuel]. … O propósito do voto do nazireado era levantar um grupo de líderes devotados completamente a Deus. Sansão, Samuel e João Batista eram provavelmente nazireus por toda a vida. Life Application Study Bible.
2 nazireu. O radical hebraico significa “separar”, “consagrar”, “dedicar”, num sentido religioso ou cerimonial. O substantivo nazir significa “consagração”, “coroa” (em sinal de consagração), e se refere também à pessoa consagrada. A expressão completa, “nazireu consagrado a Deus” (Jz 13:5, 7), denota uma pessoa plenamente dedicada ao Senhor. CBASD, vol. 1, p. 917
O nazireu ou nazarita não se deve confundir com o nazareno, cidadão de Nazaré, como era Jesus, Mt 2.23.
seja homem ou mulher. Há poucos exemplos de mulheres que fizeram o voto de nazireu. Elas precisariam cumprir condições semelhantes às exigidas dos homens. … O fato de a mãe de Sansão ter recebido a ordem de não beber vinho indica que ela talvez tenha feito um voto de nazireu temporário (Jz 13:4, 5). CBASD-Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 917.
3 bebida forte. Bebidas embriagantes em geral. CBASD, vol. 1, p. 917.
nem comerá uvas frescas ou secas (ARA; NVI: “Não poderá … comer uvas nem passas”).
4 nada que venha da videira. Não somente era proibida a bebida fermentada, mas também as sementes e as cascas. Durante o período de voto de um nazireu, três áreas da sua vida eram controladas: 1) dieta; 2) aparência; e 3) associações. … Uma analogia pode ser a prática de alguns cristãos que abrem mão de certos alimentos [bons] durante o período da Quaresma para aumentar a devoção espiritual a Cristo em tempos de lembrança da Paixão. Bíblia de Estudo NVI Vida.
6 não se aproximará de cadáver. O nazireu era proibido de tocar em cadáver, de estar na mesma casa em que houvesse pessoa morta e de acompanhar o defunto à sepultura (Nm 19:11-16). … Sansão não observou esta ordem nem várias outras (Jz 14:19; 15:8). CBASD, vol. 1, p. 918.
7 o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça (ARA; NVI: ”traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus”).
9 contaminar. A contaminação era causada pelo cadáver; não se tratava, portanto, de um ato intencional do nazireu. Até mesmo os pecados não intencionais e “ocultos” eram considerados sérios (Sl 19:12; 90:8). CBASD, vol. 1, p. 918.
11 holocausto. Isto é, sacrifício totalmente queimado. Nota textual NVI.
pecou. Isto é, contraiu um estado de impureza legal e assim pecou contra Deus, pois não tomou as precauções adequadas para não entrar em contato com um cadáver. Isso pode ser comparado com a ênfase de Cristo à importância da pureza do coração (Mc 7:18-23). CBASD, vol. 1, p. 918.
12 para oferta pela culpa (ARA; NVI:”oferta de reparação”).
14 apresentará sua oferta ao SENHOR … para oferta pelo pecado. A oferta pelo pecado se destinava a qualquer omissão de que o indivíduo fosse culpado durante os dias do voto. CBASD, vol. 1, p. 919.
de comunhão. Ou de paz. Nota textual NVI.
15 obreias asmas (ARA; NVI:”pães sem fermento”).
libações (ARA; NVI:”oferta derramada”).
19 nas mãos. O hebraico diz: “sobre as palmas das mãos viradas para cima” do nazireu (ver Êx 29:24; Lv 8:27). CBASD, vol. 1, p. 919.
21 afora os que as suas posses lhe permitirem. (ARA; NVI:”sem contar qualquer outra coisa que ele possa dedicar”).
22-27 A bênção que o sacerdote tinha que dar ao povo era objetiva, gradativa e completa, referindo-se primeiro ao cuidado pessoal que Deus tem pelo bem estar individual, “O Senhor te abençoe e te guarde”. Em segundo lugar, apela para maior comunhão com Deus numa autêntica vida espiritual de perdão e santificação, v 25. Em terceiro lugar, concede-se uma bênção particular de bem estar e felicidade, v. 27. Bíblia Shedd.
23 abençoareis os filhos de Israel. Arão e Moisés tinham abençoado o povo (Lv 9:22-23). Agora Deus concede aos sacerdotes uma linda e poética oração para invocá-Lo como o Deus de Israel para que Ele abençoe a nação santa com favor [misericórdia], proteção e bem estar. Esta é a “Oração do Senhor” do AT. Andrews Study Bible.
dir-lhe-eis. A palavra sugere que a bênção era pronunciada na presença de toda a congregação (ver Lv 9:22; Dt 21:5). CBASD, vol. 1, p. 919.
24-26 A bênção arônica. A tríplice repetição do nome divino Iavé (“O SENHOR” visa ao realce e também acrescenta força á expressão no v. 27: “Assim eles invocarão o Meu nome sobre os israelitas”. Cada versículo transmite dois elementos da bênção, e os versículos são progressivamente mais longos (no texto hebraico, o primeiro versículo tem três palavras, o segundo tem cinco, e o terceiro tem sete). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Essa tríplice bênção era proferida pelo sacerdote com as mãos erguidas (Lv 9.22).
A bênção que você profere não apenas beneficia aquele que a recebe – ela também demonstra amor, transmite encorajamento e provê um modelo de cuidado pelos outros. Bíblia de Genebra.
24 O SENHOR te abençoe e te guarde. Bênção dupla de vida longa e felicidade, uma proteção contra perda e pecado. CBASD, vol. 1, p. 9219
25 faça resplandecer o Seu rosto sobre ti. Isto é, mostre a Sua bondade para contigo. Nota textual NVI. A palavra [“resplandecer”] significa “iluminar”, “envolver em glória” (ver 1Sm 14:29; Ed 9:8; Pv 4:18; Is 60:19). CBASD, vol. 1, p. 919.
Quanto mais íntimo for o acesso do indivíduo à face de Deus, maior a sua bem aventurança. Bíblia de Genebra.
26 levante o rosto. Compare com o Salmo 4:6. Quando o rosto de Yahweh fica oculto, o desespero se apodera do crente (Dt 31:17, 18; ó 13:24). Quando Seu rosto se volta contra a pessoa, morte e destruição recaem sobre ela (Lv 17:10; Sl 30:7; 34:16; 44:24, 25; 104:29). CBASD, vol. 1, p. 919-920.
paz. Em hebraico, essa palavra é shalom, aqui vista na sua plenitude mais expressiva – não a ausência de guerra, mas um estado positivo de bem estar e de que tudo está certo. Semelhante paz provém somente da parte do Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.
27 porão o Meu nome. Deus revelou pessoalmente Seu nome (Êx 3:13-15; 6:3), que tem uma santidade inexprimível (Êx 20:7; 33:19; 34:6, 7). … A lição fundamental da expressão “porão o Meu nome sobre os filhos de Israel” se encontra no fato de que eles eram a posse particular de Deus (ver com. de Êx 19:5) e estavam associados a Ele de forma íntima (ver Dt 28:10, Jr 14:9). CBASD, vol. 1, p. 920.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário