Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 6 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
16 de maio de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

NÚMEROS 6 – A santidade requer afastamento das práticas corrompidas da sociedade. A influência da Bíblia em nossa vida deveria ser mais forte que a influência do mal, entretanto, o mal tem atraído mais a atenção do povo de Deus que os princípios de santidade.

Números 6 trata dos nazireus, que se dava através de voto. Do qual, “Sansão, Samuel e João Batista colocam-se como ilustração máxima do voto de nazireado”, destaca Merrill Unger. Mulheres também podiam participar. Embora não tenhamos exemplos claros na Bíblia, o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia observa que “o fato de a mãe de Sansão ter recebido a ordem de não beber vinho indica que talvez ela tenha feito um voto de nazireu temporário (Jz 13:4-5)”.

No Novo Testamento, no desenvolvimento inicial da igreja primitiva, houve situação que envolveu o voto de nazireus. Para evitar conflitos, e não dar margem aos críticos de plantão acusarem injustamente, Paulo foi aconselhado a purificar-se juntamente com seu grupo. Então, “Paulo começou a executar o conselho dos anciãos. Os quatro homens que haviam feito o voto de nazireus (Núm. 6), cujo termo estava quase cumprindo, foram levados por Paulo ao templo, ‘anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. Atos 21:26”, observa Ellen White (AA, p. 406).

O termo nazireu do hebraico Nazir significa “separado”, “consagrado”. Era um voto de consagração por um período ou pela vida toda. Era um ritual de dedicação total a Deus. Neste mundo que conspira contra a santidade, Deus anseia a consagração de Seu povo.

Em Amós 2:11-12, os nazireus foram forçados a se contaminarem com vinho. Isso indica que os negligentes espirituais “ficam irrequietos na presença do bem e, num espírito verdadeiramente diabólico, procuram arrastar todos ao caminho da perdição. Não querem a Deus e Dele procuram todos afastar” alerta Hernandes Dias Lopes.

Nosso nazireado hoje acontece em Cristo (João 17:17-19). Quando entregamo-nos a Ele somos separados para viver por Ele: “Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; ofereçam os membros do corpo de vocês a Ele, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13). Em suma, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: