Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lv/22
Levítico 22 descreve como as ofertas poderiam ser tornadas profanas pelos sacerdotes (1-9), se oferecidas por não-sacerdotes (10-16), se imperfeitas (17-24), se oferecidas por compulsão (18-19, 29), por incrédulos (25), por abuso contra os animais (26-28) e por desobediência (29-30). Essa descrição destaca a santidade de Deus que libertou Israel da escravidão para torná-los santos (31-33).
Portanto, Deus apela repetidamente a Israel: “Sede santos; porque eu sou santo ”(Lv 11:44, 45; 19:2; 20:7, 26; 21:8). Isso indica que o padrão de santidade é tão alto quanto Deus, e que a única fonte de santidade é Deus. Mesmo anjos e seres humanos sem pecado caíram da santidade em que foram criados por Deus – não por causa de qualquer falha na criação de Deus, mas pela rejeição de Deus.
Deus convida novamente através de Pedro: “Seja santo; porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Podemos responder a esse apelo recebendo a santidade de Deus através de Jesus. Como Pedro escreve: “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele — vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”(1 Pedro 2:4-5 NVI).
Deste modo, homens e mulheres tornam-se “um sacerdócio real” e “uma nação santa” (1 Pedro 2:9).
Martin Hanna
Professor Associado
Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia
Universidade Andrews
Berrien Springs, Michigan, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/lev/22
Tradução: Pr. Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário