Reavivados por Sua Palavra


COMENTÁRIO GÊNESIS 1 – PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
14 de janeiro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

GÊNESIS 1 – Começamos o estudo do primeiro livro da Torá e da Bíblia cristã. É o primeiro dos 66 livros inspirados por Deus, o qual possui 50 capítulos e 1534 versículos. Representando 6,85% do Antigo Testamento, Gênesis é o quarto maior livro da Bíblia – perdendo apenas para Salmos, Jeremias e Isaías.

Moisés escreveu Gênesis após ter escrito o livro de Jó. Depois de sair do Egito com 40 anos, foi ao deserto de Midiã pastorear as ovelhas de Jetro; ali teve tempo suficiente para meditar, refletir e então, inspirado pelo Espírito Santo, escrever seu primeiro livro: Jó.

Numa época em que a escrita ainda era embrionária e poucos sabiam ler e escrever, Deus permitiu que Moisés recebesse a melhor formação educacional da época, conhecer bem as letras e a literatura para então fazer dele o primeiro escritor bíblico.

Isso mostra que Deus usa pessoas intelectuais. Ele anseia que Seus servos estudem; que se preparem ao máximo para alcançar altos patamares do conhecimento, tornando-se mais bem preparados para atuarem em Sua causa. Paulo, que escreveu mais da metade do Novo Testamento, é outro exemplo de como Deus precisa das pessoas cultas, Ele aprecia indivíduos consagrados ao estudo. Nestes últimos dias precisamos de mais pessoas como Moisés e Paulo na obra de Deus!

O propósito divino com Gênesis visava mostrar ao povo humilhado na escravidão egípcia suas reais origens. Partindo do geral para o particular, Moisés falou da gênesi (origem) do Céu e da Terra, chegando ao ápice da revelação: Os filhos de Abraão no Egito.

De certa forma, todos estamos no Egito espiritual, sofrendo diversas formas de humilhação, carecendo de libertação. Deste modo, o ponto de partida do cristianismo não é Mateus 1:1, é Gênesis 1:1. Pois, o que se acredita sobre a origem do Universo determina nossas crenças sobre estilo de vida e nosso destino. Sem compreender Gênesis 1 não é possível entender Mateus 1 corretamente. Não há como assimilar o Salvador sem entender que Jesus é também o nosso Criador.

O primeiro capítulo mostra um Deus organizado, evidente em cada dia da criação. Em síntese, mostra que o ser humano não veio do acaso, sem planejamento. Você tem valor para Deus. Você é importante para Deus. Ele criou o ser humano à Sua imagem e semelhança! – Heber Toth Armí.


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Lembrando q o maior livro da Bíblia é Salmos com 150 capítulos e Isaías ainda é maior q Jeremias…e etc.

Comentário por iracema lima da silva jesus

Obrigado pelo comentário. Já corrigimos

Comentário por Jeferson Quimelli

Em quantidade de capítulos, Salmos, Jeremias e Isaías estão à frente de Gênesis, mas em quantidade de conteúdo, Gênesis é o segundo maior livro da Bíblia: Para fazer uma estatística confiável, precisamos contar o número das palavras, conforme a língua original. E o resultado é o seguinte:

Jeremias: 33.002 palavras
Gênesis: 33.046 palavras
Salmos: 30,147 palavras
Ezequiel: 29.918 palavras
Êxodos: 25.957 palavras
Isaías: 25.608 palavras
Números: 25.048 palavras
Deuteronômio: 23.008 palavras
2Crônicas: 21.349 palavras
1Samuel: 20.361 palavras

Esclarecendo o comentário acima! – Pr. Heber Toth Armí

Comentário por Heber Toth Armí




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: