Reavivados por Sua Palavra


SALMO 27 – CANÇÕES by Jeferson Quimelli
27 de novembro de 2016, 8:00
Filed under: Sem categoria

Os salmos tem sido rica fonte de inspiração para composição de canções. Trazemos aqui duas lindas canções baseadas no Salmo 27.

A primeira é do pastor Daniel Ludtke, na canção “Casa do Senhor“, do álbum Salmos:

https://youtu.be/c_vXL-WcO4U

CASA DO SENHOR

O Senhor é minha luz, minha Salvação…
E a Ele uma coisa eu peço e a buscarei
E a Ele uma coisa eu peço e a buscarei

Quero morar na casa do Senhor
Todos os dias em que eu puder viver,
E contemplar Sua beleza,
E meditar no Seu templo!

Não me escondas Senhor, Tua face!
Não me recuses nem me desampares,
Ó Deus da minha Salvação, ó Deus da minha Salvação!
Ainda que os meus pais me abandonem,
Sei que os Teus braços de amor me acolhem,
Eu busco Tua presença, eu busco Tua presença!

Quero morar na casa do Senhor
Todos os dias em que eu puder viver,
E contemplar Sua beleza,
E meditar no Seu templo!

O Senhor é minha luz, minha Salvação

 

A segunda é “Praise the Lord” [The Lord is my light, and my salvation…], do grupo Praise, com ritmo bem mais marcado, cuja letra se baseia nos primeiros versos do Salmo 27.



SALMO 27 by Jeferson Quimelli
27 de novembro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação – a quem temerei?” A resposta? Ninguém! Nada!

Qual a realidade que Davi estava enfrentando? Oh, tantas coisas. O que traz mais medo ao seu coração? Davi estava diante de uma série de coisas que poderiam ser assustadoras para nós: inimigos perversos, exércitos e a própria guerra, o dia da angústia, o sentimento de abandono, falsas testemunhas, opressores e violência. Imagine o terror que poderia vir de apenas uma dessas situações! Como poderia qualquer mortal não ter medo?

A resposta de Davi é o Templo, a manifestação da presença de Deus com Seu povo. Isto se tornou o mais fervoroso desejo de Davi, a sua razão de viver. Ele desejava habitar na presença de Deus, para contemplá-Lo em cada dia de sua vida. Poderia haver algo mais impressionante do que viver na santa habitação de Deus?

Mas ainda assim, como isto pode resolver o problema do medo? A que corresponde para nós o Templo de Deus nas situações que golpeiam de medo os nossos corações?

Não importa o perigo que nos confronte, Davi descreve o Templo como o lugar onde Deus nos esconde e nos mantém seguros. O templo não é mais um edifício aqui na terra. O templo está no Céu e em todo o lugar onde a presença de Deus possa estar (Heb 8:1-6, 1 Cor 6:19; 1Pe 2:5).

Então, como é que vamos correr para o templo? Para Davi, estar no templo representava contemplar a beleza do Senhor, buscar a Sua face, meditar na Sua bondade e santidade (Sl 27:4, 8, 11, 13). Assim, corremos para o templo sempre que buscamos ao Senhor. Se todo o nosso coração descansa em Sua paz e alegria completas, o medo não pode encontrar qualquer espaço.

Nós, então, como Davi, podemos cantar louvores, mesmo quando rodeados por inimigos (Sl 27:6). Verdadeiramente Deus é o único capaz de nos salvar de toda e qualquer coisa que possa nos trazer medo. Por isso, permitamos que Ele nos salve! Ao confiarmos em nosso poderoso Refúgio, nossos corações serão encorajados.

Marla Samaan Nedelcu

 

Texto original: blog Conferência Geral em inglês
Tradução anterior expandida: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/09/03/
Tradução: Pr Jobson Santos
Texto bíblico: Salmo 27 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas



SALMO 27 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”. Em nenhum outro salmo Davi expressa de forma tão intensa seu anelo pelo serviço do santuário. … No ritual judaico moderno, o Salmo 27 é recitado todos os dias do sexto mês em preparação para o ano novo e o dia da expiação. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3. p. 783.

O Senhor é a minha luz. Isto é, Yahweh é a luz que ilumina a escuridão ao meu redor, clareando o meu caminho. CBASD, vol. 3. p. 783

de quem terei medo? Nem de outros “deuses”, pois são falsos, nem de demônios, nem de homens (ver Rm 8.31). CBASD, vol. 3. p. 783

fortaleza. Literalmente, “lugar seguro” (ver Sl 28:8). … O salmo começa com um expressão de absoluta ausência de temor. A confiança do salmista em Deus não dá lugar ao temor [Calvino chamou o trio “Luz, Salvação, Fortaleza” de escudo triplo de Davi]. CBASD, vol. 3. p. 783.

tropeçam e caem. Eles fracassaram. CBASD, vol. 3. p. 783

Uma coisa. O anseio de Davi de participar continuamente no serviço de Deus e de ser um hóspede perpétuo do Anfitrião celestial é expresso neste salmo com palavras escolhidas (ver Sl 15, 23, 65). CBASD, vol. 3. p. 783

pavilhão. Do heb. sok, “um refúgio”. É usado para se referir à caverna de um leão (ver Sl 10:9; Jr 25:38); portanto, um lugar de refúgio. Sok é traduzido como o “tabernáculo” (no Sl 76:2) que está em Salém. A linguagem do Salmo 27:5 designa de forma figurada um lugar de proteção. CBASD, vol. 3. p. 783.

no recôndito. Literalmente, “no esconderijo”. A parte mais reservada da morada. CBASD, vol. 3. p. 783

júbilo. Do heb teru’ah, literalmente, “brado de alegria”. A palavra é usada para se referir ao brado que acompanhou a queda dos muros de Jericó (Js 6:5, 20). CBASD, vol. 3. p. 784.

Ouve, SENHOR. Neste ponto há uma completa mudança. O salmista parte das expressões de confiança absoluta para um melancólico clamor por socorro. … Mesmo quando se tem a certeza do favor divino, é preciso reconhecer continuamente a necessidade de Deus e pedir Seu auxílio. CBASD, vol. 3. p. 784.

Buscai a minha presença. Este versículo é um diálogo fruto da bonita amizade entre Davi e Deus. CBASD, vol. 3. p. 784.

Deus de minha salvação. As misericórdias do passado são sempre razão para se esperarem bênçãos futuras. Podemos pedir que, assim como Deus nos tem salvado, Ele continue exercendo Seu poder em nosso favor. CBASD, vol. 3. p. 784.

10 se meu pai e minha mãe me desampararem. Algumas vezes, pais abandonam seus filhos, mas Deus nunca desampara os Seus (ver Is 49:14, 15; 63:16). CBASD, vol. 3. p. 784.

11 vereda plana. Ou “terreno plano” (ver Sl 26:12). CBASD, vol. 3. p. 784.

12 vontade. Do heb nefesh, em geral traduzido como “alma” (ver com. de Sl 16:10) mas neste caso equivale à “vontade”. CBASD, vol. 3. p. 784.

14 Espera pelo SENHOR. Esta é uma advertência ao próprio salmista. Seu forte espírito encoraja a fraca natureza a não se desesperar (ver com. de Sl. 25:3). CBASD, vol. 3. p. 785.

Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo. Ver Sl 31:24. Conselho semelhante foi dado por Moisés a Josué (Dt 31:7) e por Deus ao mesmo Josué (Js 1:6). O salmo termina com a repetição da ordem “Espera pelo SENHOR”, como se o salmista quisesse fixar na mente do leitor a ideia de que nas horas de dúvida e perigo, em vez de se desesperar, deve-se ir em frente”na força do SENHOR Deus” (ver Sl. 71:16). CBASD, vol. 3. p. 785.

 



SALMO 27 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
27 de novembro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 27 – Proteção no passado e no presente teve àquele que buscou a Deus em oração.

Os servos de Deus correm constantes perigos neste mundo (II Timóteo 3:12; Romanos 8:36). Contudo, o livramento divino é a nossa certeza e segurança, como se vê neste Salmo de Davi:

• Reconheça tua necessidade de fé no Deus todo-poderoso (v. 1);
• Reflita nas experiências difíceis em como Deus cuidou de você (vs. 2-6);
• Ore com todo teu ser pela orientação e direção divina para tua vida (vs. 7-12);
• Descanse em paz na bondade de Deus (vs. 13-14).

Reflita neste poderoso e hilário testemunho de John Wesley:

“Muitos se esforçaram por atirar-me ao chão, enquanto por um caminho escorregadio descíamos uma colina para ir à cidade, imaginando que se eu caísse ao chão, dificilmente eu me levantaria outra vez. Mas não tropecei absolutamente, nem sequer sofri e mínima escorregadela, até que fiquei fora de seu alcance…. Embora muitos se esforçassem por lançar mão de meu colarinho e vestes, para arrojar-me por terra, não puderam de maneira nenhuma firmar-se: apenas um segurou firme na aba de meu colete, que logo lhe ficou na mão; a outra aba, em cujo bolso havia uma nota de banco, foi rasgada apenas pela metade…. Um homem robusto, precisamente por trás, vibrou contra mim várias vezes grossa vara de carvalho, com a qual, caso me houvesse uma única vez batido na parte posterior da cabeça, ter-se-ia livrado de mais incômodos. Mas todas as vezes as pancadas se desviaram para o lado, não sei como; pois não podia mover-me nem para a direita nem para a esquerda… Outro veio correndo atrás da multidão, e levantando braço para bater-me, subitamente o deixou cair, e apenas me tocou na cabeça, dizendo: ‘Que cabelo macio ele tem!’”

Ellen G. White explicou o que Wesley desconhecia: “Diversas vezes João Wesley escapou da morte por um milagre da misericórdia de Deus. Quando a fúria popular era incentivada contra ele, e parecia não haver meio de escape, um anjo em forma humana vinha ao seu lado, a plebe recuava, e o servo de Cristo saía em segurança do lugar de perigo”.

Anseie mais por estar na presença de Deus e em Sua casa. Confie nEle e desfrute de Sua abençoada companhia!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



SALMO 27 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
27 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (v. 1).

A palavra chave para este Salmo é CONFIANÇA. Davi tinha a plena convicção de que servia a um Deus que ilumina, que salva e que fortalece, mesmo em face do que os inimigos pudessem lhe fazer. Nada e nem ninguém poderia atingi-lo, pois o SENHOR cuidava dele. E isto não significa que Davi não passasse por problemas ou por perseguições, mas ele conhecia o verdadeiro e único lugar de refúgio (v. 5). Percebam que ele pede para habitar na Casa do SENHOR todos os dias de sua vida (v. 4). A sua comunhão diária era o que o fortalecia. Todos os dias Davi buscava a presença de Deus, orando e ouvindo a Sua voz (v. 7). E prestem bastante atenção ao que ele escreveu no verso 8: “Ao meu coração me ocorre: Buscai a Minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a Tua presença“. Compreendem a grandiosidade desta palavra? O nosso coração clama constantemente pela presença de Deus. Deus nos convida a entrar em Sua presença e nEle confiar (v. 14). E ainda que aqueles que nos abandonem ou que nos persigam sejam os que mais deveriam nos amar, todavia, o SENHOR nos acolherá (v. 10).

Você pode estar passando por grandes aflições. Você pode olhar para os lados e só enxergar acusadores. Deus nos chama a olhar para Ele e enxergar um Pai que nos ama, que nos acolhe, que nos protege e que nos salva. Viver em Sua presença é a única forma de conseguirmos desenvolver esta intimidade e comunhão que tinha Davi, a ponto de ser chamado o homem segundo o coração de Deus. O SENHOR nos convida todos os dias: “Buscai a Minha presença“. Quando aceitamos este convite de amor, Ele nos ensina o Seu caminho e nos guia “por vereda plana” (v. 11).

Infelizmente o pecado trouxe consigo o medo e é natural que tenhamos este sentimento em algumas situações. Contudo, o SENHOR nos promete que, mesmo em face do medo, Ele fortalecerá o nosso coração e nos dará bom ânimo, basta nEle esperar (v. 14). A confiança em Deus desenvolvida por Davi só pode ser alcançada se perseverarmos em buscar a presença de Deus. E como devemos buscar ao SENHOR? Ele mesmo nos responde: “Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13). Que a sua primeira atividade do dia seja buscar a presença do SENHOR, em oração e estudo de Sua Palavra, nEle esperando e nEle confiando, e verás que as tuas dificuldades ou os teus inimigos “tropeçam e caem” diante do Deus que cuida de ti.

Bom dia, amados do Pai!

Desafio do dia: Pesquise o significado do termo: “CORAM DEO” e assim como Davi, sinta o anelo por viver na presença de Deus.

*Leiam #Salmo27

Rosana Garcia Barros, com a colaboração de mulheres de Deus dos distritos do Horto Florestal, Alvorada e Tuiuti em Maringá/PR.