Reavivados por Sua Palavra


SALMO 27 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
27 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador”. Em nenhum outro salmo Davi expressa de forma tão intensa seu anelo pelo serviço do santuário. … No ritual judaico moderno, o Salmo 27 é recitado todos os dias do sexto mês em preparação para o ano novo e o dia da expiação. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3. p. 783.

O Senhor é a minha luz. Isto é, Yahweh é a luz que ilumina a escuridão ao meu redor, clareando o meu caminho. CBASD, vol. 3. p. 783

de quem terei medo? Nem de outros “deuses”, pois são falsos, nem de demônios, nem de homens (ver Rm 8.31). CBASD, vol. 3. p. 783

fortaleza. Literalmente, “lugar seguro” (ver Sl 28:8). … O salmo começa com um expressão de absoluta ausência de temor. A confiança do salmista em Deus não dá lugar ao temor [Calvino chamou o trio “Luz, Salvação, Fortaleza” de escudo triplo de Davi]. CBASD, vol. 3. p. 783.

tropeçam e caem. Eles fracassaram. CBASD, vol. 3. p. 783

Uma coisa. O anseio de Davi de participar continuamente no serviço de Deus e de ser um hóspede perpétuo do Anfitrião celestial é expresso neste salmo com palavras escolhidas (ver Sl 15, 23, 65). CBASD, vol. 3. p. 783

pavilhão. Do heb. sok, “um refúgio”. É usado para se referir à caverna de um leão (ver Sl 10:9; Jr 25:38); portanto, um lugar de refúgio. Sok é traduzido como o “tabernáculo” (no Sl 76:2) que está em Salém. A linguagem do Salmo 27:5 designa de forma figurada um lugar de proteção. CBASD, vol. 3. p. 783.

no recôndito. Literalmente, “no esconderijo”. A parte mais reservada da morada. CBASD, vol. 3. p. 783

júbilo. Do heb teru’ah, literalmente, “brado de alegria”. A palavra é usada para se referir ao brado que acompanhou a queda dos muros de Jericó (Js 6:5, 20). CBASD, vol. 3. p. 784.

Ouve, SENHOR. Neste ponto há uma completa mudança. O salmista parte das expressões de confiança absoluta para um melancólico clamor por socorro. … Mesmo quando se tem a certeza do favor divino, é preciso reconhecer continuamente a necessidade de Deus e pedir Seu auxílio. CBASD, vol. 3. p. 784.

Buscai a minha presença. Este versículo é um diálogo fruto da bonita amizade entre Davi e Deus. CBASD, vol. 3. p. 784.

Deus de minha salvação. As misericórdias do passado são sempre razão para se esperarem bênçãos futuras. Podemos pedir que, assim como Deus nos tem salvado, Ele continue exercendo Seu poder em nosso favor. CBASD, vol. 3. p. 784.

10 se meu pai e minha mãe me desampararem. Algumas vezes, pais abandonam seus filhos, mas Deus nunca desampara os Seus (ver Is 49:14, 15; 63:16). CBASD, vol. 3. p. 784.

11 vereda plana. Ou “terreno plano” (ver Sl 26:12). CBASD, vol. 3. p. 784.

12 vontade. Do heb nefesh, em geral traduzido como “alma” (ver com. de Sl 16:10) mas neste caso equivale à “vontade”. CBASD, vol. 3. p. 784.

14 Espera pelo SENHOR. Esta é uma advertência ao próprio salmista. Seu forte espírito encoraja a fraca natureza a não se desesperar (ver com. de Sl. 25:3). CBASD, vol. 3. p. 785.

Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo. Ver Sl 31:24. Conselho semelhante foi dado por Moisés a Josué (Dt 31:7) e por Deus ao mesmo Josué (Js 1:6). O salmo termina com a repetição da ordem “Espera pelo SENHOR”, como se o salmista quisesse fixar na mente do leitor a ideia de que nas horas de dúvida e perigo, em vez de se desesperar, deve-se ir em frente”na força do SENHOR Deus” (ver Sl. 71:16). CBASD, vol. 3. p. 785.

 


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Devido a minha natureza pecaminosa, o verso [7] me tocou muito. Buscar [ O SENHOR ], sair do mesmismo para uma absoluta confiança e presença de DEUS.

Comentário por Elias Nascimento Rodrigues

GLORIA A DEUS NOSSA FORÇA

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: