Reavivados por Sua Palavra


Jeremias 30 by jquimelli
31 de maio de 2014, 0:00
Filed under: Aliança, comunhão, relacionamento, restauração

Comentário devocional:

O profeta Jeremias volta a receber a Palavra do Senhor. O profeta é instruído a escrever “num livro todas as palavras” que o Senhor tinha falado com ele (v. 2 ARA). É interessante notar que em boa parte da seção do capítulo 30 ao 33, ele usa uma estrutura poética como expressão de alegria, porque esta é uma seção de esperança.

No início do capítulo Jeremias anuncia a restauração de Judá. As pessoas estão em estado de pânico. Isto é descrito pelo uso de uma metáfora de uma mulher em trabalho de parto (v. 5-6). Deus tranquiliza o povo mostrando que Ele está por trás e no controle da punição ao Seu povo e revela que toda a crueldade e idolatria dos captores retornaria para eles como uma expressão da justiça de Deus: “Mas todos os que a devoram serão devorados; todos os seus adversários irão para o exílio. Aqueles que a saqueiam serão saqueados; eu despojarei todos os que a despojam”(v. 16 NVI).

Alguém poderia perguntar: Por que Deus permitiu que nações ímpias explorassem Seu povo? Por que Deus permite que o mal seja praticado e os ímpios prosperem? Ao dar esperança ao seu povo, Deus lhes dá a garantia de que a justiça será feita. A nação que traz o julgamento de Deus ao Seu povo também será submetida ao mesmo julgamento. 

Estas promessas de restauração do povo de Deus e de julgamento dos inimigos de Deus trazem também à tona o tema da aliança: “vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus ” (v. 22 NVI), tema este que é discutido mais detalhadamente em Jeremias 31.Esta restauração que Deus promete não é apenas material, política ou nacional. É também uma restauração da relação da aliança entre Deus e Seu povo. 

Ao desenvolvermos ações de incentivo a uma vida saudável buscamos restaurar a saúde física das pessoas; ao alimentar os pobres cuidamos de suas  necessidades materiais; na busca de justiça em um ambiente politicamente injusto estamos defendendo os ideais da Palavra de Deus. Todos esses esforços são bons e elogiáveis, mas são de menor valor se não abordarmos o  cerne do problema, que é o relacionamento quebrado com o Criador. Este aspecto espiritual deve ser o centro e objetivo de todas as atividades da igreja e de seus membros individualmente.

“Querido Senhor, por favor, ajuda-me a lembrar em tudo que eu fizer, de que o foco principal da existência deve ser o meu relacionamento conTigo. Amém”. 

Michael Sokupa
Heidelberg College , South Africa

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/30/

Traduzido por JAQ/JDS

Texto bíblico: Jeremias 30 


11 Comentários so far
Deixe um comentário

Quero receber todos os dias a meditacao diaria

Comentário por angela

Olá, cara Ângela. Você pode receber os devocionais clicando no botão “SEGUIR”, colocado no canto superior esquerdo da página. Muito obrigado pelo apoio. Deus te abençoe.

Comentário por jquimelli

Parabéns para toda equipe, Deus os cubra com ricas bençãos. Obrigada por realizarem este trabalho tão lindo e importante.

Comentário por Marinês Chagas da Silva

Obrigado, cara Marinês. Deus atendeu a sua oração antes de você a formular. Que Deus abençoe também você ricamente, colocando o Seu amor eterno em teu coração. Forte abraço da equipe.

Comentário por jquimelli

Perdi a noção de qto tempo estou esperando as promessas contidas nesse capitulo, que sou apaixonada por ele, e que também não abro mao de orar quase todos os dias por elas. Agradeço você, meu irmão em Cristo, pelo envio, estou aprendendo muito com vocês. DEUS OS ABENÇOE E TRANSBORDE SUA UNÇAO.

Comentário por MARIA MORAES

Querido Senhor, por favor, ajuda-me a lembrar em tudo o que eu fizer, que o foco principal da existência deve ser o meu relacionamento conTigo; em NOME DO SENHOR JESUS, amém! ! ! ! ! ! !

Comentário por Djair Goulart de Souza

temos que manter bastante a calma.respirar bem profundo,profundo mesmo.orar ao senhor para nos dar forças,paz,para que ele nos aquiete.aquietai-vos e sabei que o senhor é deus.na verdade,é como se deus estivesse dizendo:minha filha,eu sou deus soberano.você tem que entender que eu estou no controle,parece que não.calma,porque eu sei o que estou fazendo,parece que não,confie em mim.

Comentário por tatiana

a situacao desse pais esta critica.pessoas estao apavoradas,em pânico.a bíblia está se cumprindo diante dos nossos olhos.deus nos ajude,nos dê alto controle,suporte,força,paz,nos ajude,ajude o nosso país,as nações pelo mundo que está passando por coisa igual ou pior.a situação do nosso país e mundo não é brincadeira.deus nos ajude,senhor,nos ajude,por favor!.nos dê forças meu deus?

Comentário por tatiana

Sou apaixonada por esse versículo
Deus está cumprindo em mim essa promessa
Tudo tem o seu tempo… obrigada

Comentário por Lucineia Fernandes

Amém que Deus te abênçoe

Comentário por Paula

Amém, me fez enxergar a luz da Bíblia que Deus e o centro de tudo.

Comentário por Paula




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: