Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 26 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
10 de fevereiro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

II CRÔNICAS 26 – As vitórias que Deus nos concede como privilégio obter, não nos deve nunca levar ao orgulho ou a exaltação.

Essa pequena frase é uma grande advertência que Deus nos envia através da história de Uzias, um dos reis de Judá. Ele replicou o padrão de espiritualidade de seu pai, enquanto o profeta Zacarias viveu (II Crônicas 26:1-15). Sua obediência aos princípios estabelecidos por Deus foi abençoada:
• Com prosperidade;
• Com vitória;
• Com tributos estrangeiros;
• Com fama;
• Com excelentes projetos de construção;
• Com abundância;
• Com o preparo de um grande exército.

Embora com todas estas bênçãos maravilhosas devido à sua fidelidade a Deus, Uzias falhou terrivelmente ao assumir para si a responsabilidade de exercer funções sacerdotais. Porém, pior que escorregar num pecado, é recusar ouvir a palavra de um mensageiro de Deus. Consequentemente, Uzias foi acometido de lepra e banido do templo; a partir daí, seu filho Jotão assumiu seus deveres reais (II Crônicas 26:16-23).

Achar que o outro não está cumprindo bem sua função e tentar intrometer-se na função alheia comete-se o pecado da presunção, atraindo assim consequências indesejadas. A melhor coisa a fazer na vida é atuar onde Deus nos colocou, fazer o que Ele nos chamou para fazer, sem se meter onde Deus não nos chamou para atuar.

Ainda que um indivíduo seja muito capacitado com diversos dons e talentos, se estiver sendo regido pelo orgulho, arrogância e presunção, não terá a aprovação de Deus e sofrerá punição!

Comentando sobre esse episódio de Uzias, Ellen White alerta que “o caso do rei Uzias revela como Deus punirá o pecado da presunção”. Depois desse alerta, ela aplica fortes advertências visando nossa salvação: “O Senhor designou pessoas para certas posições em Sua igreja, e Ele não quer que saiam do lugar para o qual Ele as nomeou. Quando o Senhor lhes dá uma medida de sucesso, não devem se exaltar e se julgar qualificadas a fazer uma obra para a qual não são talhadas, e para a qual Deus não as chamou”.

II Crônicas 26 revela-nos, através do péssimo exemplo de Uzias, que por mais elevada que seja a posição de alguém, ninguém tem direito de agir com presunção.

O pior da presunção é a exclusão da casa de Deus! Então, vigiemos! – Heber Toth Armí.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de Ivanio Sarmento da Costa

Não encontrei a referência do texto citado como sendo de Ellen White. Poderia postar aqui?

Comentário por Ivanio Sarmento da Costa

Avatar de Jeferson Quimelli

Está no Comentário Bíblico Adventista, vol. 3, pág. 1281-1283 [Pr. Heber]
[Publicado originalmente na RH, 14/08/1900]

Comentário por Jeferson Quimelli




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.