Reavivados por Sua Palavra


2Reis 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” (v.4).

Lembram da mulher sunamita que mandou fazer um quarto especial para hospedar Eliseu, cujo filho foi ressuscitado? Ela reaparece no capítulo de hoje a fim de que possamos aprender pelo menos duas coisas muito importantes:

• Primeiro, que Deus não desampara Seus filhos. Eliseu a avisou da fome e mandou que ela fosse com sua família viver em outro lugar. “Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus” (v.2);

• Segundo, que o Senhor deseja fazer de nós testemunhas vivas do Seu poder. Ao questionar Geazi, o servo de Eliseu, o rei de Israel admitiu saber que o profeta era realmente um homem de Deus. E para deixar bem claro, Deus providenciou que a sunamita e seu filho, “a quem Eliseu restaurou a vida” (v.5) aparecessem naquele exato momento. Ao ser interrogada pelo monarca de Israel, a mulher testemunhou do poder divino em sua vida, e o rei, por sua vez, lhe devolveu tudo o que era seu por direito.

Eliseu foi verdadeiramente um homem de Deus. Suas obras não eram suas, mas, cheio do Espírito Santo, buscava fazer tudo o que o Senhor lhe ordenava. Antes de ascender aos Céus, um dos últimos atos de Elias foi o de ungir Hazael como novo rei da Síria (1Rs.19:15). Hoje também vimos o cumprimento da palavra do Senhor por intermédio de Elias. Quando Eliseu fitou os olhos de Hazael, creio que o profeta teve uma visão. Eliseu pôde contemplar todo o mal que Hazael faria a Israel; coisas tão terríveis que o fizeram chorar. Ele viu cenas de horror e de sofrimento qual nunca havia visto, resultado direto da rebelião de Israel. E longe de Deus, meus irmãos, só há lugar para tristeza, dor e desespero.

A continuação deste capítulo nos mostra a depravação tanto de Israel quanto de Judá. Perseveravam em fazer o que era mau aos olhos do Senhor e insistiam em unir-se em matrimônio com mulheres idólatras e perversas. Andar na contramão de Deus é seguir para a destruição. Pois ficamos à mercê de Satanás, aquele que só deseja nos “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10). Deus é Criador (Gn.1:1), é Arquiteto e Edificador (Hb.11:10). Ele é a Vida (Jo.14:6). Ele não destrói. Ele cria, aperfeiçoa e edifica. Um dia Ele terá de “realizar a Sua obra, a Sua obra estranha” no juízo final (Is.28:21). Mas ninguém será destruído se não por consequência de suas próprias obras. Porque “o cruel a si mesmo se fere” e “o que segue para o mal, para a sua morte o faz” (Pv.11:17 e 19). Mas quando perseveramos em fazer o bem, o bem nos seguirá mesmo que estejamos em terreno inimigo, como o foi com a sunamita na terra dos filisteus.

Jorão sabia que as obras de Eliseu eram realizadas pelo poder de Deus, porém, ainda assim, permanecia com o coração fechado aos apelos divinos. O testemunho de um cristão pode não ser suficiente para alcançar a todos, mas é suficiente para todos cujo coração se abre para a ação do Espírito Santo. Você já ouviu falar que atos falam mais do que palavras? É exatamente isso, amados. Precisamos assumir a atitude de Eliseu, cujas obras eram resultado de andar perante a face do Senhor; e da mulher sunamita, que confiava em Deus e prontamente obedecia às Suas ordens através do Seu profeta. Como está escrito: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede em Seus profetas e prosperareis” (2Cr.20:20).

A vida piedosa de um homem ou mulher de Deus torna-se em embaraço para os infiéis. Não foi apenas o insistente olhar de Eliseu que deixou Hazael envergonhado, mas o contraste de um puro coração com um coração duro e perverso. Os ímpios enxergam a desgraça alheia como “grandes coisas” (v.13). Mas os filhos de Deus choram e sofrem ao ver sofrer o seu semelhante. O desejo do Senhor é fazer de nossa vida instrumento para a realização de “grandes obras” (v.4). Perseveremos, portanto, em estudar toda a Escritura, com oração e súplica, “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm.3:17). Vigiemos e oremos!

Bom dia, homens e mulheres de Deus!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#2Reis08 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: