Reavivados por Sua Palavra


2 REIS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
30 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

464 palavras

1 Falou Eliseu. Pelo fato desta narrativa mencionar Geazi, deve ser anterior ao episódio em 5.27. A história bíblica está mais na ordem dos ensinamentos morais do que na ordem cronológica (Bíblia Shedd).

8 Pergunta ao Senhor. Esta é uma interessante ordem vinda do rei da Síria e um extraordinário testemunho do sucesso da missão de Eliseu. O profeta teve o privilégio de ver o rei de uma nação que os hebreus consideravam pagã reconhecendo-o como o homem de Deus e pedindo que ele consultasse a Yahweh em seu favor. Ao enviar Hazael, o rei da Síria testemunhou diante de seu povo de seu interesse no Deus dos hebreus. Ele também permitiu que seu país soubesse que ele deixara de considerar os deuses da Síria como os únicos em supremacia. Tivessem os filhos de Israel sido fíéis à sua missão, e esse tipo de testemunho poderia vir de governantes de várias nações da Terra. Era propósito original de Deus que Israel fosse como uma luz sobre uma montanha e que resplandecesse até os confins do mundo, dissipando as trevas e a ignorância do coração das pessoas. Se houvesse mais pessoas como Eliseu, haveria mais reis como Ben-Hadade, testificando da grandeza de Deus. Se houvesse mais fé e obediência em Israel, haveria mais fé e esperança no mundo. O fracasso de Israel envolvia o fracasso e ruína das nações vizinhas, assim como a salvação de Israel poderia implicar a salvação de muitos no mundo (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 988).

Sararei eu? A indagação de Ben-Hadade foi mais que uma consulta; era um pedido para que o profeta fizesse pelo rei o mesmo que fizera por Naamã (Idem).

12 esmagarás os seus pequeninos. O então futuro rei da Siria, em amargura e ódio que cresceria dentro da alma, se engajaria nos mais vis crimes contra o povo de Israel. Pessoas pacíficas não compreendem as crueldades e horrores dos quais podem se tornar capazes quando recorrem à guerra. […] Quando alguém embarca num caminho de perversidade ficaria chocado se lhe fosse revelado o resultado final dessa escolha (CBASD, vol. 2, p. 989).

15 A ordenança divina que fez a Hazael, rei da Síria, não significava que ele era livre para usar métodos criminosos para apressar sua própria coroação (Bíblia Shedd).

18 como a família de Acabe havia feito. Jeorão introduziu em Judá a adoração a Baal, assim como Acabe fizera no Reino do Norte (v. 11.18) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

21 seu exército conseguiu fugir. Embora Jeorão e seu exército conseguisse romper o cerco das forças edomitas, foram totalmente derrotados e forçados a recuar para seu território (Bíblia de Estudo NVI Vida).

26 Sua mãe, filha de Onri […] chamava-se Atalia. Era uma neta de Onri. Na maneira hebraica de pensar e falar, nem sempre se distingue entre “filho” e “neto” (cf. 9.14 comp. com 1Rs 19.16) (Bíblia Shedd).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: