Reavivados por Sua Palavra


II REIS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

485 palavras

o lugar onde habitamos. As palavras indicam a existência de uma comunidade profética regular. Eliseu está mais associado com companhia profética do que Elias. Andrews Study Bible.

estreito demais (ARA; NVI: “pequeno demais”).

o ferro do machado caiu na água (NVI). Na época, um ferro de machado era uma ferramenta cara, cujo preço era alto demais para os discípulos dos profetas comprarem. Depois de o ter perdido, quem o tomou emprestado via-se diante da perspectiva de ter que trabalhar como escravo até pagar o respectivo preço. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Síria. Síria é o nome grego para terra de Arã. Andrews Study Bible.

12 na tua câmara de dormir. O local mais bem guardado e inacessível num palácio oriental. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 975.

13 Dotã. Uma cidade situada numa colina, 15 km ao norte de Samaria. Foi ali que José foi vendido aos ismaelitas como escravo (Gn 37.17). Bíblia Shedd.

16 mais são. Quando um homem de Deus é cercado pelos inimigos, ele sempre pode estar seguro de que a força a seu lado é infinitamente maior do que a do inimigo. … O mais fraco filho de Deus, aparentemente sozinho e abandonado, nunca precisa temer o poder que o inimigo enviar contra ele. Com Deus ao seu lado, ele será maior que as mais fortes hostes do mal. CBASD, vol. 2, p. 976.

17  cavalos e carros de fogo. Eles representam o exército do Senhor dos Exércitos que acampam ao redor do fiel (Sl 91). Andrews Study Bible.

22 Não os ferirás. Eliseu deixou claro que esses homens eram prisioneiros de guerra e tinham todo o direito de serem tratados como tais. CBASD, vol. 2, p. 977.

24  Aqui não há contradição: trata-se agora de guerra e não de incursões e ataques repentinos. Bíblia Shedd.

25 grande fome. Durante um cerco, o inimigo tenta levar a população aos limites da fome e sede para que se rendam sem luta. Andrews Study Bible.

cabeça de jumento. O jumento era imundo para os hebreus e não seria comido exceto como último recurso. Sua cabeça seria a pior parte e a mais barata. CBASD, vol. 2, p. 978.

28 amanhã comeremos o meu. Canibalismo durante um cerco era uma das maldições da aliança. Andrews Study Bible.

Os pecados do rei e do povo eram tão grandes que as maldições segundo a aliança prescritas em Lv 26.29 e Dt 28.53, 57 estavam sendo uma realidade (v. Lm 4.10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

32 o filho do homicida. Acabe, o pai de Jorão, foi culpado não somente do sangue de Nabote, mas também dos profetas mortos por Jezabel, coim seu pleno consentimento. CBASD, vol. 2, p. 979.

empurrai-o com ela. Literalmente, “pressione-o para trás da [ou na] porta”. CBASD, vol. 2, p. 979.

vem após ele. O rei seguiu de perto os passos do carrasco para ver se suas ordens seriam cumpridas ou não. CBASD, vol. 2, p. 979.

33 do SENHOR. O rei agora deixa de culpar Eliseu pela calamidade e assume que Deus está por trás dela. Andrews Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: