Reavivados por Sua Palavra


II REIS 6 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
28 de novembro de 2022, 0:40
Filed under: Sem categoria

II REIS 6 – O ser humano não nasce com Manual de Instrução. Deus, o nosso Criador, deixou a Bíblia para instruir-nos. Sem a revelação divina, arruinamos nossa vida com nossas tentativas de acertar.

Precisamos estudar. Precisamos aprender! Sem ter bom fundamento, somos conduzidos por todo vento de doutrina. As escolas dos profetas foram edificadas para impedir à proliferação das ideias falsas sobre a vida, Deus e a religião. Em II Reis 6, uma das escolas precisou ser ampliada devido à grande demanda.

Essas escolas/colégios do passado servem de inspiração e modelo para nossas instituições de ensino. Ellen White afirma que, “se forem dirigidas de acordo com o desígnio de Deus, nossas escolas, nestes dias finais da mensagem, efetuarão uma obra semelhante à que foi efetuada pelas escolas dos profetas”.

É preciso ensinar que Deus Se preocupa inclusive com um machado emprestado, fazendo-o flutuar (II Reis 6:1-7), consegue descobrir segredos dos pagãos e compartilhá-los com Seus servos, além de ser estrategista cômico para impedir duas nações de guerrearem – como no caso de Israel e a Síria (II Reis 6:8-23). O texto revela, também, que Deus conhece o futuro como ninguém, quando nada sugere que poderia acontecer como Ele previu (II Reis 6:31-33).
• Anote: Deus não conhece meramente os problemas que enfrentamos, Ele sabe como e quando podem ser resolvidos.

Quando o ensino verdadeiro de Deus e a espiritualidade correta são preservados, Deus abençoa. Os que aceitam desafios e decidem colocar planos em ação com determinação de ver a obra de Deus avançando neste mundo corrompido, não se acomodam. A sugestão de ampliar a escola dos profetas “não veio de Eliseu, mas dos estudantes. Esses jovens não temiam o trabalho. Um dos objetivos das escolas dos profetas era oferecer treinamento prático para a vida. Os jovens eram treinados para o trabalho como os demais, porque não lhes era permitido ficar alheios para com os que tinham a responsabilidade de servir. O trabalho manual estava em perfeita harmonia com o desenvolvimento da mente e das afeições” (CBASD).

Muitos aprendem; outros, não. O rei Jorão não aprendia as lições que Deus queria ensinar nas provas da vida. Sua rejeição a Deus e ameaça de morte ao profeta mostra que foi desaprovado na escola divina.

E nós, seremos aprovados? – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: