Reavivados por Sua Palavra


II REIS 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

686 palavras

o SENHOR dera vitória à Síria. Provável referência a uma vitória dos sírios… contra os assírios nas sequelas da batalha de Carcar, em 853 a.C. [Os anais do rei da Assíria, Salmaneser III (859-824 a.C.) registram a participação tanto de “Acabe o israelita” quando de Hadadezer (Ben-Hadade) de Damasco numa coalizão de 12 governantes que lutaram contra as forças assírias no rio Orontes, em 853. Nota em 1Rs 22.1]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

levaram cativa uma menina. A guerra é cruel. A menina raptada, etnão, estava em terreno inimigo, aparentemente abandonada por Deus e sem conforto nem esperança. Para ela, a vida parecia ter pouco de bom, e ela poderia ter se tornado amargurada e melancólica, caso permitisse que sua infelicidade fosse o centro de seus pensamentos sobre si mesma e sobre sua situação infeliz. Contudo, mesmo em terra estranha, Deus tinha uma tarefa para ela cumprir. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 964.

ele o restauraria. A lepra era considerada uma doença incurável. No entanto, a serva hebreia aprendera de seus pais que não há nada impossível para Deus. Os pais tinham cumprido sua responsabilidade, e o resultado foi esse maravilhoso testemunho pelo nome do Deus de Israel, numa terra que não O conhecia. Naamã ficou sabendo de um poder sobre-humano, porque um pai e uma mãe fiéis em Isarel haviam levado os filhos a amar o Senhor e nEle confiar. CBASD, vol. 2, p. 965.

dez talentos de prata. Cerca de 340 kg. O mesmo que 30.000 siclos, uma quantia 5 vezes superior ao preço que Onri pagou pelo monte de Samaria (1Rs 16:24). Seis mil siclos de ouro. Cerca de 68 kg. Andrews Study Bible.

rasgou as suas vestes. Sinal de luto, horror ou desespero entre os israelitas. Bíblia Shedd.

8. Por que rasgaste as tuas vestes? O que Jorão encarou como catástrofe, Eliseu considerou como oportunidade. CBASD, vol. 2, p. 966.

11 Naamã… muito se indignou. O orgulhoso Naamã pensava que, para um grande homem como ele, forçosamente haveria especiais atenções e uma cura milagrosa, e mesmo dramática; atitude esta que não se enquadra nos ensinamentos bíblicos. A mensagem da Bíblia é de igualdade entre os homens na presença de Deus, e, na perante Ele, todos haverão de se apresentar com humildade aceitando a obra de Jesus Cristo, pela qual nos concede a salvação e as bênçãos eternas (Rm 3.23; At 17.25-26; Tt 3.5). Bíblia Shedd.

13 meu pai. Um modo polido de se dirigir a um oficial superior. Andrews Study Bible.

14 homem de Deus. Profeta de Deus. Andrews Study Bible.

15 não há Deus, senão em Israel. Naamã está convencido que há somente um Deus verdadeiro. Sua confissão monoteísta é uma repreensão ao povo idólatra em Israel. Andrews Study Bible.

17 uma carga de terra de dois mulos. Os povos do antigo Oriente Próximo acreditavam que os deuses estavam ligados à terra onde eram adorados. Bíblia de Genebra.

Pensava-se comumente que uma deidade pudesse ser adorada somente no solo da nação à qual estivesse vinculada (cf. v. 15). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ele [Naamã] não tinha entendido inteiramente o conceito de que o Deus de Israel não estava ligado à terra de Israel, de uma forma especial.CBASD, vol. 2, p. 968. [Como alguns pensam que por estarem em solo sagrado sua adoração sua adoração é
mais efetiva.]

18 Nisto perdoe. Ainda não era [Naamã] possuidor daquela fé heroica que vence a qualquer obstáculo (Mc 9.24). Bíblia Shedd.

Rimom. Essa palavra (lit “romã”) é uma paródia do nome Ramanu, o deus sírio da tempestade, correspondente a Baal. Essa principal divindade da Síria também era conhecida pelo nome de Hadade (Zc 12.11). Bíblia de Genebra.

19 Vai em paz. A palavra hebraica Shalom significa não somente paz, mas também segurança, prosperidade e saúde. Andrews Study Bible.

22 A iniquidade dessa sua mentira ficou ainda mais grave por ter obscurecido o caráter misericordioso da obra do Senhor na cura de Naamã, e por ter diminuído a distinção entre a função de Eliseu como verdadeiro profeta do Senhor, e as ações egoístas dos falsos profetas e dos adivinhos pagãos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26 vestes, olivais e vinhas, ovelhas e bois. Já sabia [Elizeu] até mesmo o que Geazi estava pensando em comprar com dois talentos de prata. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: