Reavivados por Sua Palavra


I REIS 22 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
22 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

765 palavras

para avistar-se. Uma visita oficial; o filho de Josafá já se casara com a filha de Acabe (2Rs 8.18 e 26). Bíblia Shedd.

6 os profetas. É provável que estes não fossem profetas de Baal, visto que seria pouco provável que Acabe insultasse Josafá, que tinha claramente pedido para para se consultar com um profeta de Yahweh, convocando os supostos profetas de um deus pagão. Eles afirmavam falar em nome de Yahweh, mas eram falsos profetas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 924.

11 chifres de ferro. Símbolo de poder (v. Dt 33.17). Bíblia de Estudo NVI Vida.

14 Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei (ARA; NVI: “Juro pelo nome do SENHOR que direi o que o SENHOR me mandar”).

15 Sobe e triunfarás. Micaías surgiu e, com ironia, zombou da declaração dos falsos profetas. “Sobe e triunfarás” – é isso que os profetas estão te dizendo – e “o SENHOR a entregará nas mãos do rei.” Experimente e veja o que vai acontecer. Pode-se ouvir o desprezo e o escárnio na voz de Micaías. CBASD, vol. 2, p. 925.

18 Não te disse eu? Quando um procedimento é mau, um verdadeiro profeta o descreve como tal. A solução não estava na mudança da mensagem por parte do profeta, mas na mudança de conduta por parte do rei. CBASD, vol. 2, p. 926.

22 espírito mentiroso. Na Bíblia, às vezes, Deus é apresentado fazendo o que Ele não impede. O relato é uma parábola. Acabe escolheu ser guiado por falsos profetas, e Deus simplesmente permitiu que fosse guiado por eles para sua ruína. CBASD, vol. 2, p. 926.

24 bofetada em Micaías. O espírito do mal sempre se revela como é. Ele não é gentil, mas duro, cruel e sem misericórdia. CBASD, vol. 2, p. 926.

Por onde saiu de mim o Espírito do SENHOR para falar a Ti? (ARA; BV: “Quando foi que o Espírito do meu Senhor me deixou e falou a você?”). Com essa pergunta irônica, Zedequias dá a entender que um profeta pode ser mentiroso tanto quanto outro. Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 até que eu volte em paz. Acabe queria que Israel pensasse que ele não acreditava no profeta e que tinha certeza de que voltaria em segurança. Porém, sua conduta subsequente (v. 30) mostrou que talvez tivesse sérias dúvidas do resultado daquilo com que estava se comprometendo. CBASD, vol. 2, p. 926.

28 Ouvi isto, vós, todos os povos! (ARA; NVI: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês!”).

29 Subiram. Por estar disposto a acompanhar Acabe, Josafá o encorajou a buscar o desastre. Por isso, Josafá recebeu uma reprovação severa do Senhor por ter participado dessa expedição (2Cr 19:2). CBASD, vol. 2, p. 926.

31 Não pelejareis. Esta ordem viera do homem cuja vida Acabe tinha poupado [Ben-Hadade], e, em resultado disso, tinha recebido a reprovação do profeta (1Rs 20:42). CBASD, vol. 2, p. 927.

34 ao acaso. às vezes, as maiores vitórias e derrotas da vida dependem de causas que parecem pequenas. O arqueiro siro, ao disparar seu arco ao acaso, matou um rei e ganhou a batalha. … Porém, conforta saber que nenhuma flecha do destino pode ser lançada sem o conhecimento dAquele que a tudo governa. CBASD, vol. 2, p. 927.

seu cocheiro (ARA; NVI: “condutor do seu carro”). O carro de guerra normalmente levava dois homens – um guerreiro e um condutor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

40 descansou Acabe. Depois de tantas obras de construção (39), a glória deste rei se findou quando o sangue real se confundira com as águas do esgoto. Assim é a obra daquele que não constrói segundo o plano divino (Sl 127.1; 1Co 3.10-15). Bíblia Shedd.

43 em todos os caminhos de Asa. Josafá parece ter sido um rei melhor do que seu pai, pois não se diz que ele se desviou de Deus na velhice, como no caso de Asa  (2Cr 16:2-12). CBASD, vol. 2, p. 927.

48 em Edom … reinava um governador. Edom ainda sob o domínio de Judá; visto ter Davi conquistado aquele país, sua tribo ficou com esta província. Só no tempo do filho de Josafá foi que houve rebelião contra Judá (2Rs 8.20). Bíblia Shedd.

49 os navios se quebraram em Eziom-Geber. Eziom-Geber [hoje, Eilat] era o porto marítimo de Salomão (1Rs 9:26; 2Cr 8:17), no território edomita, governado por um vice-rei. Um relato mais completo, em 2Cr 20:35 a 37, deixa claro que Acazias, de Israel, uniu-se em princípio a Josafá nesse empreendimento. Essa aliança, porém, foi condenada pelo profeta Eliézer, e o Senhor destruiu os navios em Eziom-Geber, onde foram construídos. CBASD, vol. 2, p. 928.

51 Jeorão, seu filho [de Josafá], reinou em seu lugar. Este rei tinha por esposa a filha de Acabe com Jezabel; consequentemente, a idolatria dominante contaminara o reino de Israel, começando a imiscuir-se também no reino de Judá (2Rs 8.18). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: