Reavivados por Sua Palavra


1Reis 22 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Respondeu Micaías: Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei” (v.14).

Todos nós gostamos de ouvir o que nos agrada. A natureza humana não tem prazer na repreensão e, muitas vezes, perdemos de vista a chance de acertar. Acabe e Josafá resolveram unir forças para pelejar contra o rei da Síria a fim de reconquistar para Israel a terra de Ramote-Gileade. E como um só povo, Israel e Judá lutariam juntos. Mas, assim como foi com Elias, hoje vemos uma outra disputa entre profetas. Aqueles 400 homens faziam diante de Acabe e de Josafá uma verdadeira apresentação teatral. Contudo, todo aquele que conhece bem o que é verdadeiro, logo sabe identificar o que é falso.

Ainda havia restado em Israel um profeta do Senhor, chamado Micaías. Até então, Acabe não tinha cogitado a possibilidade de chamá-lo, ocorre que, Josafá sabia reconhecer um profeta verdadeiro, pois era temente a Deus e “fez o que era reto perante o Senhor” (v.43). E aqueles homens patéticos, liderados por Zedequias “chifres de ferro” (v.11), definitivamente, não eram profetas de Deus. Micaías foi chamado a contra gosto de Acabe, pois dizia: “[…] eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau” (v.8).

Já na presença dos reis de Judá e de Israel, Micaías confirmou as palavras dos falsos profetas, Acabe, porém, reconheceu que ele estava omitindo a verdade. Só então, o homem de Deus manifestou as palavras do Senhor de uma forma grandiosa. Sua fala inclui uma visão do trono de Deus e uma espécie de parábola acerca de um “espírito mentiroso” enviado por Deus para falar através dos 400 profetas. Uma ilustração de que o Senhor permite que a mentira siga o seu curso e produza os seus resultados, pois assim a verdade pode brilhar. Micaías foi usado por Deus para dar uma última oportunidade a Acabe, no entanto, o rei não deu o braço a torcer. Agarrou-se com a falsa paz profetizada por seus profetas fajutos, e morreu debaixo de seu inútil disfarce.

Meus amados, hoje existem mais de quarenta mil denominações cristãs, todas afirmando que seguem a Jesus. Com todo o respeito, será que todas elas pregam de fato a verdade? Mas o que é a verdade, tão temida por Acabe? Ela realmente é para ser temida? Vejamos o que o próprio Jesus afirmou: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo.8:32). Ora, se a verdade liberta, porque então tem sido tão negligenciada e, muitas vezes, até evitada e odiada? Porque a verdade confronta os nossos desejos carnais. Porque a verdade diz que eu não posso odiar meu irmão, nem desejar alguém que não seja o meu cônjuge, nem fazer o que eu bem quiser. Compreendem? A verdade revela o nosso caráter pecaminoso e exige de nós uma firme decisão.

A Bíblia diz que a verdade possui cinco colunas:

Deus é a verdade (Jr.10:10);

Jesus é a verdade (Jo.14:6);

O Espírito Santo é a verdade (1Jo.5:6);

A Bíblia é a verdade (Jo.17:17);

Os mandamentos de Deus são a verdade (Sl.119:151).

Estas são as colunas da liberdade! Muitos podem até afirmar que seguem a Deus à sua própria maneira, entretanto, como Acabe, lá no fundo, sabem que estão errados e que estão longe da verdade. A conclusão da fala de Micaías a Acabe me fez estremecer. Não lhes causou impacto também, amados? Ele encerrou suas palavras, dizendo: “Se voltares em paz, não falou o Senhor, na verdade, por mim”. Agora prestem bastante atenção nesta última frase dita por ele: “Disse mais: Ouvi isto, vós, todos os povos!” (v.28). Ou seja, não era uma mensagem apenas para Acabe, ou para Israel, mas é uma mensagem para todos nós!

O fim da vida de Acabe revela o resultado da desobediência e da teimosia. Eis o apelo que o Senhor nos faz hoje: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Is.55:6). Aceite agora o convite de Deus e continue buscando na Bíblia as verdadeiras respostas, porque chegará o tempo, e não está longe, em que os homens “correrão por toda parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão” (Am.8:12); “quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (Jo.16:13). “Ouvi isto, vós, todos os povos!” (v.28). Vigiemos e oremos!

Bom dia, libertos pela verdade!

Rosana Garcia Barros

#1Reis22 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: