Reavivados por Sua Palavra


I Reis 17 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
17 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

1446 palavras

1 Elias, o tesbita. O nome de Elias (que significa “o SENHOR é meu Deus”) era a essência da sua mensagem (18.21, 39). Bíblia de Estudo NVI Vida.

O nome de Elias quer dizer “Jeová é Deus”. … É por causa da atuação daquele grande profeta e das mensagens que trazia que a Bíblia nos relata mais detalhadamente sobre o rei Acabe do que qualquer outro rei de Israel. Bíblia Shedd.

nem orvalho nem chuva haverá. A seca foi não somente um juízo divino contra uma nação que se voltara à idolatria, mas também uma demonstração de que, embora Baal fosse considerado o deus da fertilidade e o senhor das nuvens de chuva, não tinha a mínima capacidade de outorgar chuva (v. Lv 26.3, 4; Os 2.5, 8). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Baal era cultuado como a fonte de vida e bênção, como o grande deus da tempestade, que dava o orvalho à terra e a fazia produzir. Agora, Israel aprenderia que Baal não era o doador dessas bênçãos. CBASD, vol. 2, p. 894.

A história de Elias começa de forma dramática e súbita. Não há introdução, nada referente ao chamado do profeta, nem às suas experiências anteriores. Seu nome é mencionado como um dos habitantes de Gileade, e, em seguida, ele está perante o rei transmitindo a solene mensagem de juízo vindouro. Na solidão das montanhas de Gileade, Elias ficou profundamente comovido ao pensar na crescente apostasia que inundava o país. Aflito e indignado, orou com fervor para que algo acontecesse que detivesse a maré do mal – que, se necessário, os juízos viessem para fazer com que o povo se despertasse e visse a tolice de se crer em Baal. Sua oração foi ouvida, e o próprio Elias enviado ao rei com a surpreendente mensagem de juízo (ver PR, 119, 120). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 894.

Tão certo como vive o SENHOR. A mensagem de Elias a Acabe foi entregue na forma de um juramento. Como tal, era Deus quem garantia a veracidade das palavras do profeta. O juramento era a maneira mais solene de comprometimento entre duas partes – nesse caso, sancionado por Deus e pronunciado com um desafio a Baal, representado por Acabe. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

3 Retira-te daqui. Não havia tempo a perder. Antes que o rei pudesse voltar a si e apanhar o profeta para matá-lo, ele partiu. CBASD, vol. 2, p. 894.

4 ordenei aos corvos que … te sustentem. Embora Elias estivesse no deserto, o Senhor podia prover para ele da mesma forma como fizera em favor da nação de Israel, séculos antes, durante o êxodo do Egito (Êx 16.4-36). Ironicamente, Israel estava na Terra Prometida, mas se esquecera de Quem a sustentava. Bíblia de Genebra.

O fato de Elias ser sustentado de modo milagroso sem habitar no meio do povo demonstrava que a palavra de Deus não dependia do povo, mas que o povo dependia da palavra de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

9 ordenei a uma mulher. Deus tem o controle do universo em Suas mãos, mas para ensinar a beneficência e solidariedade à raça humana prefere instrumentos humanos; por isso mesmo, colocou a mensagem do evangelho nas mãos dos fracos pregadores humanos para anunciar todas as coisas sobre a obra de Jesus Cristo, o que até anjos anelam perscrutar (1Pe 1.10-12). Bíblia Shedd.

Em uma nação em que era obrigatório por lei que se cuidasse de seus profetas, é irônico que Deus utilizasse corvos (aves impuras) e uma viúva (uma estrangeira do território natal de Jezabel [portanto, uma “impura”]) para cuidar de Elias. Deus envia Seu auxílio de onde menos esperamos. ele providencia ajuda para nós a partir de meios que vão além de nossas definições e expectativas. Não interessa quão amargas nossas dificuldades ou o quanto nossa situação pareça sem esperança, devemos buscar o toque de cuidado de Deus. Podemos encontrar Sua providência nos lugares mais estranhos! Life Applications Study Bible Kingsway.

Sarepta é uma pequena vila conhecida hoje como Tsarafand. CBASD, vol. 2, p. 894.

viúva. “Viúva” é praticamente sinônimo de “pobre”, porquanto, no antigo Oriente Próximo, as viúvas viviam quase desprotegidas pela lei e eram facilmente exploradas (Dt 14.29; 16.11; 24.20; 26.12; Sl 94.6; Is 47.8-9). Bíblia de Genebra.

10 apanhando lenha. É uma das cenas mais comuns no Oriente, onde o combustível é escasso. Mulheres e crianças apanham gravetos ou pasto seco para acender fogo. CBASD, vol. 2, p. 894.

12 tão certo como vive o SENHOR, teu Deus. Essa é uma fórmula de juramento (1.17) feito em nome do Deus de Elias. Bíblia de Genebra.

13-16 Quando a viúva de Sarepta encontrou-se com Elias, ela pensou que iria preparar sua última refeição. Mas um simples ato de fé produziu um milagre. Ela confiou em Elias e deu a ele tudo o que tinha para comer. A fé é o passo entre a promessa e a posse. Milagres parecem muito longe de nossa débil fé. Mas cada milagre, pequeno ou grande, começa com um ato de obediência. Podemos não ver a solução até que demos o primeiro passo de fé. Life Applications Study Bible Kingsway.

13 primeiro faze dele para mim. O pedido era uma prova de fé. CBASD, vol. 2, p. 894.

17 Mesmo quando Deus executa um milagre em nossas vidas ainda podemos enfrentar problemas. … Precisamos depender de Deus em cada nova dificuldade que enfrentamos. Life Applications Study Bible Kingsway.

18 homem de Deus. Num momento em que Israel estava se desviando de Deus para adorar a Baal, uma mulher do país de Baal demonstrava sua fé no Deus de Israel. Sementes lançadas nos lugares mais improváveis podem brotar e produzir sua colheita de graça. CBASD, vol. 2, p. 895.

à memória. As palavras expressam a irracionalidade do coração dolorido. A visita de Elias trouxe vida à viúva, não morte; alegria, não tristeza. Na sua aflição, ela associou seu problema com o profeta e com Deus, e sentiu que estava sendo castigada por causa de algum pecado. A presença do profeta havia despertado nela uma compreensão mais nítida do pecado, e ela considerou seu pesar como punição divina. CBASD, vol. 2, p. 895.

19-24 A oração de Elias não foi pela restauração ou reunificação da “alma” do menino ao seu corpo (a palavra hebraica nephesh indica o fôlego de vida que tanto os animais quanto as pessoas possuem; e.g., Gn 1.20, 21, 24). A vida foi devolvida à criança, demonstrando àquela mãe estrangeira que Elias era verdadeiramente um homem de Deus e que a palavra de Deus operava por meio dele. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.

21 alma. Do heb. nefesh. Esta palavra aparece mais de 700 vezes no AT e é traduzida de diferentes formas,. … De todas [essas] traduções, “vida” seria provavelmente a mais adequada no texto em questão. A tradução “alma” é equivocada e transmite a ideia de uma entidade imortal, capaz de existência consciente separada do corpo. Essa ideia não reside na palavra nefesh. De todas as mais de 700 ocorrências da palavra, nenhuma expressa essa noção, nem mesmo a pressupõe. Nenhuma vez nefesh é tida como algo que é imortal. … Para mais detalhes sobre essa questão, ver. com. [CBASD] de Gn 35:18. CBASD, vol. 2, p. 895.

21 estendendo-se. Isto não significa que o profeta estava recorrendo a algum meio natural para ressuscitar os mortos. Apenas Deus, o doador da vida, pode restaurar a vida. Elias orou a Deus com fervor para que Ele trouxesse a criança de volta à vida. CBASD, vol. 2, p. 895.

22 reviveu. A primeira ocasião de uma ressurreição dentre os mortos registrada nas Escrituras. Essa viúva não-israelita recebeu a suprema bênção segundo a aliança: a dádiva da vida resgatada do poder da morte. Essa bênção veio na pessoa de seu filho, a única esperança para uma viúva na sociedade antiga (v. 2Rs 4.14; Rt 1.1, 12; 4.15-17; Lc 7.12). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Por meio da oração feita com fé, “mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos” (Hb 11:35). CBASD, vol. 2, p. 895. [Citação em Hebreus 11:35 de 1Rs 17.]

Eis algo que Baal jamais poderia fazer. Quando souberam que o filho da viúva havia sido ressuscitado pelo poder de Deus, a popularidade de Baal foi abalada. CBASD, vol. 2, p. 896.

24 Nisto conheço. As promessas do Senhor são sempre certas. Todo filho de Deus deve guardar firme a profissão de sua fé sem vacilar, “pois quem fez a promessa é fiel” (Hb 20.23). Muito embora o Senhor possa não realizar milagres como o que realizou no caso da viúva fenícia, há milhares de maneiras pelas quais cada filho dEle pode concluir que Sua Palavra é fidedigna. Deus é tão bom, tão poderoso e está tão próximo de Seus filhos hoje como esteve da viúva de Sarepta, e interessado em satisfazer cada necessidade (ver Mt 6:25-34). CBASD, vol. 2, p. 896.

a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. Deus usou essa experiência para convencer a viúva fenícia de que sua palavra era completamente fidedigna. Ela fez uma confissão que o próprio povo do Senhor em Israel deixara de fazer. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: